Seção de Cartas: PM Adventista Deve Trabalhar aos Sábados?

Caro editor,

Já lhe escrevi algumas vezes, gostaria de saber a opinião sobre um determinado assunto: Um PM pode, deve, não deve fazer o seu trabalho em dia de sábado?

Digo, a muitos trabalhos que não cumpridos “pela” PM causariam espanto em qualquer bom Cristão conhecedor de Sua palavra, por exemplo imagine você em um dia de sábado saindo de sua casa quando ao abrir o portão encontra um “corpo” jogado ali bem à sua frente. O que fazer, ou o que faríamos?

Tendo em consideração que:

Qualquer bom Cristão telefonaria para 190, não indo a igreja sem se importar com aquele vitima fatal permanecendo “largada” em frente a sua residência.

Partindo desta premissa, alguém teria que estar do outro lado do telefone para lhe atender, alguém teria que deslocar até o local para constatar a reclamação, alguém teria que acionar um outro telefonista que normalmente é do plantão da civil, para acionar a técnica no local, um outro grupo de profissionais teria que ser deslocados ao local para a remoção do cadáver, alguém no IML teria que estar lá pra receber o corpo e guardá-lo até então que o sábado terminasse, para então começarem os serviços propriamente dito!

Qual destes profissionais transgrediu o sábado?

Isto é apenas, vamos dizer uma “parábola”, sem contar as outras coisas quer nós adventistas e qualquer comum está sujeito a passar em dia de sábado e deparamos com a necessidade de usar estes tipos de profissionais!

Gostaria que tivesse meu endereço e nome em anonimato. Mas que divulgasse esta questão para que tivéssemos algumas considerações a respeito do assunto, às vezes penso que chegamos perto da mente “farisaica dos contemporâneos de Cristo”.

Gostaria de sua resposta e reflexão, a principio.

Um PM pode ser adventista e cumpridor de seu papel como Cristão e Policial cumprindo alguns tipos de escala no sábado?

Mt. 8:5-11: Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: [Centurião- oficial da guarda romana um tipo de “capitão”] Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.

Será que Cristo estaria nos dando a idéia que este homem estaria participando do seleto grupo dos salvos, deixando de ser um cumpridor de seus deveres? Vale lembrar que esse tipo de serviço é contínuo, ou seja, ou ele está trabalhando 24 horas ou seus comandados à seu comando para guardar, cuidar e manter a ordem pública.

Editor:

Minha resposta começaria com uma outra pergunta: "Deve o adventista do sétimo dia portar arma?" É a profissão de policial recomendável para um adventista? Seria minha segunda pergunta.

Resposta de leitor:

A indagação do irmão PM é um pedido de ajuda aos seus irmãos. Acho impressionante como seres mortais fazem juízos de que portar armas na vida profissional não é procedimento cristão. O povo de Deus Israel sabia como defender-se e ainda hoje sabe. Pedro defendeu a Jesus com as armas que possuía.

Meu caro irmão PM, você pode servir a Deus. Certamente passará por dificuldades e até censuras, mas a salvação não pertence a nenhum grupo evangélico ou adventista. Pertence a Deus. 

Há mais de trinta anos sou adventista. Entrei na igreja quando era cadete da PMRN. Hoje estou na reserva. Fui coronel e Comandante Geral. Passei por provações. Fui censurado por muitos, mas venci. Sabe por quê? Porque entreguei minha vida nas mãos de Deus. Sim, meu amigo PM, Jesus morreu também por você. Mande os teólogos se converterem! Amém. -- Altamiro de Paiva, Advogado, Cel. PMRN, ASD-Natal/RN.

Editor:

Em primeiro lugar, não fiz juízo. Apenas expus questionamentos. Quanto aos episódios bíblicos citados, é evidente que Jesus elogiou a fé do centurião, não sua profissão. E Jesus autorizou Seus discípulos a portarem espada, para que se cumprisse a profecia de que seria contado "entre os malfeitores".

Daniel e seus companheiros poderiam também haver cedido. Daniel fecharia a janela e oraria ocultamente a Deus. Seus amigos se prostariam diante da estátua, mas enquanto isso orariam ao Deus verdadeiro... Não o fizeram e foram maravilhosamente honrados por Deus.


Idolatria em Loma Linda

Amigo editor,

São exatamente 1:00 da tarde hora do Pacifico no Oeste Americano. Dia 18 de Julho de 2002. Acabo de ir dar uma olhada na capela do centro médico de Loma Linda.  Encontrei ali uma senhora em meditação e, ao olhar em volta, descobri que as velas com imagens foram tiradas do lugar. Havia apenas uma vela acesa no altar, mas de vidro claro e sem nenhuma figura na mesma.

Minha impressão ao sair de lá foi que se eu não houvesse denunciado e me proposto a reclamar e protestar indo ao escritório ao lado, que, hoje, descobri ser o mesmo dos capelães do hospital, talvez as imagens ainda estariam ali. Um simples membro da igreja como eu, teve que abrir os olhos de ministros que têm a obrigação de saber serem tais coisas contrárias à nossa crença. Às vezes, penso estarem esses ministros anestesiados de alguma forma ao não verem tais barbaridades. -- Direto de Loma Linda.


Menino Rafael Ainda Precisa de Ajuda

Caros irmãos,

Volto ao seu site para reforçar o pedido de auxílio para o caso Rafael. Primeiramente, gostaria de esclarecer que no que diz respeito a equitiose, o tratamento já deu resultados impressionantes. Na próxima semana, vou pedir a uma amigo que coloque as fotos nos scaner para que então possa disponibilizar aos irmãos.

Agora, pelo que soube, ele necessita uma cirurgia para retirar manchas da pele e posteriormente plásticas para recuperação da área dos olhos. Salienta a irmã Carmem, que os recursos da pessoa que os tem auxiliado, não serão suficientes para cobrir o que resta fazer.

Passo o telefone da clínica 021-19-3243-2544, onde se poderá obter informações diretamente com o oftalmo.

A irmão Carmem provavelmente encontra-se com o Rafael na Clínica, já fazendo exames. Para que o tratamento se inicie, vão aguardar a ajuda dos irmãos anônimos que até agora têm ajudado.

Um abraço, José Vanderlei, Blumenau, SC.


"A gente não viu, não vê e acho que não verá tudo que a Administração é capaz de fazer. Como disse um amigo meu, a IASD se tornou mesmo em sua essência ,um grande empreendimento econômico." -- Rildo.


Debate "Baixo Nível"

Prezado editor,

A natureza dos debates que estão  sendo apresentados está entre uma escola de filósofos e uma cantina de ébrios. Se a Fé fosse filosofia, então o ponto fundamental seria o conhecimento. A fé é diferente disso, é relacionamento, amor e vida. Precisamos ser capazes de conviver sem esses debates intermináveis. Os pioneiros não estavam todos em acordo doutrinariamente, mas, nem por isso se atacavam mutuamente. Não adianta "coar um mosquito e engolir um camelo". "Quem estiver sem pecado (sem falhas), atire a primeira pedra".

Se vocês insistirem em promover um debate teológico de tão baixo nível, isto é, acusando e condenando, o máximo que vocês conseguirão é levantar muralhas cada vez mais elevadas.

Não desejo contudo, negar a importância de vários artigos e estudos de suma importância aqui veiculados. Penso que poderia ser mais agradável acessar este importante veículo cristão de comunicação.

Saudações, Amazevedo.


Descontente Convicto

Olá, sou um membro adventista, infelizmente, descontente com vossa atual postura. Tenho acompanhado algumas reportagens vossas e transmito-lhes meu lamento.

Como posso falar contra fé de meus irmãos adventistas ? Não sou pastor, mas simples membro sincero.

Sinceramente: Procede de Cristo vosso escândalo ? Não atraireis sobre vós maior e mais rigoroso juízo ? 'Mestres' estão em vosso meio ou não ? Não podeis notar o que é mínimo da sã doutrina de Cristo ? Que ouçamos o bom conselho do inspirado Apóstolo Paulo! :

"Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16:17).

Meditemos: “Ai do mundo, por causa dos escândalos! Pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o escândalo vier!” (Mateus 18:7).

Será mesmo que não há perigo de alguém se desviar (pela pequenez de fé de alguém) com vosso escândalo? Digo que certas pessoas deixariam até de serem ‘leigos.com’!

Por que vocês [na vossa fé ‘reformadora’, como dizem] não trabalham para o fortalecimento e exortação da igreja de Cristo, em oposição aos maus obreiros? Vossa fé não é suficiente contra um sistema religioso? Será que vossa fé não é do tamanho de um grão de mostarda para transpor os ‘montes’? Clamo contra esta injustiça: ONDE ESTÁ A VOSSA FÉ NO PODER DE CRISTO JESUS? Que estória é esta de que os adventistas estão ‘infiltrando’ o domingo como dia do Senhor? Isso não tem fundamento! A fé adventista tem como fundamento sólido e indissolúvel sobre o Sábado bíblico, e JAMAIS um adventista convicto (e sincero) deixará de ter luz para distinguir o erro (quando surgir em âmbito mundial!).

É CERTO que tenho VERGONHA de dizer que pessoas EX-ADVENTISTAS (.COM) estão ACUSANDO a Igreja Adventista de DIVERSAS COISAS. Tenho conhecimento de que, um católico ROMANO sobremodo estudioso que conheço, ADORARIA AS VOSSAS REPORTAGENS CONTRA A DOUTRINA QUE ELE CHAMA DE ‘SEITA’ GUIADA (COMO ELE DIZ) DE FORMA ERRÔNEA. Conceder armas para o inimigo é correto? Não basta ter que suportar o ataque de críticos evangélicos e católicos? Ou será que foram os ‘leigos.com’ que chegaram ao número de mais de ‘1.000.000 de adventistas’ no Brasil ? [apesar de ser um número ‘pequeno’ se compararmos com as ‘Assembléias de Deus’ ou as ‘Universais’ congregações].

Será por acaso? Outra coisa: eu aprendo a cada dia, e sei que a doutrina de Cristo diz: amor, mansidão, domínio próprio e PAZ (a que vem de Cristo, não do mundo). É CERTO que todos vocês fazem falta na Igreja Adventista; faz falta a vossa aplicação em valorizar a verdade, o vosso fervor, mas... não promovais escândalos (o mínimo que vocês poderiam fazer)!

Na verdade, digo que eu também faço parte do cumprimento desta profecia (pois FUI MEMBRO de uma conhecida Igreja Evangélica [pela eficácia da oração e súplica ao poder de direção de Deus], atendi ao chamado): “E ouvi outra voz do céu, que dizia: SAI DELA, POVO MEU, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (Apocalipse 18:4).

ENTENDAM O QUE QUERO TRANSMITIR: “Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para OBEDIÊNCIA DA FÉ...” - (Romanos 16:26). É o que nos basta ! Fé e obras, estudo e oração, amor a Deus e ao próximo !!! Abram os olhos: “...sabemos que todos temos ciência. A ciência INCHA, mas o amor edifica. - (1 Coríntios 8:1).

“E aos violadores da aliança ele com lisonjas perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.” (Daniel 11:32). Percebam: como vocês obterão TEMPO ÚTIL E ESTRUTURA para pregar o evangelho ‘com poder’ como está profetizado ? Vocês não acham contraditório proclamar a aparição da ‘Besta do mar curada’ agora ? Vocês precisariam de muito mais tempo, não acham ???: “E DEPOIS destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a SUA GLÓRIA.” - (Apocalipse 18:1). Outra coisa: como a Igreja teria ação ‘através de seus colégios’ nos últimos dias, se vocês somente prevalecessem em vossa professa ‘verdade particular’ ? Vejam: “É em grande parte por meio de nossas casas editoras que se há de efetuar a obra daquele outro anjo que desce do Céu com grande poder e, com sua glória, ilumina a Terra.” Ellen G. White - Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 142.

“Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. "Por que - dizem eles - não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" Ellen G. White - Review and Herald Extra, 27 de maio de 1890.

“A mensagem do terceiro anjo não será compreendida, e a luz que iluminará a Terra com sua glória será chamada de falsa luz pelos que recusam andar em sua glória progressiva.” Ellen G. White - Review and Herald, 27 de maio de 1890.

“Os talentos do povo de Deus devem ser empregados na proclamação da última mensagem de misericórdia ao mundo. O Senhor pede aos que se acham ligados a nossas escolas, clínicas e casas editoras que ensinem os jovens a fazer obra evangelística.” Ellen G. White - Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 494.

 Não tomeis em tristeza esta séria exortação, acateis com a humildade de Cristo !

"Ou o que EXORTA, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria." (Romanos 12:8).

 "Fala disto, e EXORTA e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze." (Tito 2:15)

"Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos." (Hebreus 12:6-8).

Amados, existem os Adventistas do 7º.Dia, e vocês fazem muita falta em nossa família!

“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.” Atos 2:44.

“pois quem não é contra nós, é por nós.” (Marcos 9:40).

Obs.: Mesmo se houver proibição de qualquer natureza, anunciaremos sempre o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. Compreendo, no entanto, que alguns membros da Igreja Adventista podem mesmo estar cedendo lugar para ‘mornidão’ (ver Apoc. 3:15), mas... “...os céus anunciarão a sua justiça; pois DEUS MESMO É O JUIZ. (Selá.)” (Salmos 50:6).

Que o amor de Cristo Jesus esteja sempre conosco!

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também EU TE GUARDAREI da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.” (Apocalipse 3:10). É ELE o poderoso, não nós.

“Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus. ... Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior em suas facilidades para ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus. ... Meu irmão, se estais ensinando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é Babilônia, estais errado.” Ellen Gould White - Testemunhos Para Ministros, págs. 50, 58 e 59.

Luiz, Membro convicto, Adventista do 7º. Dia.


A Moral Verdadeira dos Talebans

Sem dúvida o artigo intitulado "A Moral dos Talebans", de Miguel Angel Nuñes, foi um sermão encomendado pela DSA como uma tentativa de ofuscar o trabalho dos Adventistas.com.

Sobre este artigo, gostaria de comentar uma passagem de EGW que muito me chamou a atenção pelo tom nóxio e crítico, logicamente a intenção original da escritora não foi essa, porém com algumas "reboladas" o texto vira pretexto... e começa realmente a "Moral dos Talebans".

Segundo White, em O Maior Discurso de Cristo, à pág. 125: "Segundo a figura empregada por nosso Salvador, aquele que condescende com o espírito de censura é culpado de um pecado maior do que aquele a quem acusa; pois não somente comete o mesmo pecado, como acrescenta ao mesmo presunção e espírito de crítica."

Seria isso a realidade do Adventistas.com? Se disse que, sim, teria muito trabalho pela frente, pois teria que procurar algum texto em que o criticismo gratuito se apresente. (Há uma diferença enorme entre o criticismo e o zelo, o que talvez seja ignorado pelo articulista. O criticismo, como apresentado por Ellen White, é fruto de uma animosidade oriunda do pecado. O zelo, segundo o dicionário Aurélio: "Vivo ardor a serviço de Deus ou da religão.", ou seja, amar o serviço pelo/do Senhor.)

Nos três anos que freqüento este site, jamais vi ou li qualquer expressão de crítica dessa natureza pecaminosa, muito pelo contrário, tudo o que li, em três anos, foi a expressão direta e firme de pessoas que amam servir o Senhor, em pleno gozo de seu zelo.

O pastor Nuñez, em seu artigo, faz confundir a atividade do cristão sincero, ardoroso -- mostrar o pecado -- com a atividade crítica. Devemos ter em mente que, apresentar o pecado, ou, como diz Ellen White, chamar o pecado pelo seu verdadeiro nome é parte da forma da expressão do cristianismo. Se isso estiver errado, então Cristo Jesus estaria errado também.

Durante o Seu ministério, Cristo muitas vezes censurou os escribas e farizeus em seus pecados. A exemplo de Cristo devemos também mostrar aos homens e mulheres que estão se preparando para estar com Cristo seus pecados, para que, guiados pelo Espírito de Deus, mudem sua mente e suas perspectivas.

"A verdadeira Moral dos Talebans" é mudar os desígnios de Deus, estuprar textos inspirados (isso relacionado a nós) e perseguir aqueles que querem seguir uma vida de zelo e comprometimento com Jesus Cristo.

Em Jesus, Adventista Leigo.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com