Ex-Curiólogo Anônimo Responde Carta de Ex-Pastor Anônimo

"Meu nome é Jonas. Não sou formado em Teologia, não tenho 'Pastores em família', não provenho de familias de tradição na Igreja, não procuro incitar membros contra a Igreja, não possuo boa redação, mas aprendi durante a vida de que o melhor para minha vida é estudar os assuntos sem levantar barreiras, mesmo sem levar em consideração as barreiras já levantadas pela IASD, mas me senti ofendido com a capacidade de distorção de textos claros, tanto bíblicos como dos escritos de E.G.W. a qual tenho como profetisa e reconheco a autoridade dos livros por ela escritos e publicados enquanto vivia. Após a sua morte, muitos livros estão surgindo, até parece que ela continua ainda escrevendo. Mas gostaria de comentar alguns itens que o Pr. André Reis escreveu, não vou comentar a todos, porque acabaria ficando grande e não atingiria o objetivo.

Pastor André Reis:

“O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e é invisível aos olhos mortais. O Filho é toda a plenitude da Divinidade manifestaO Consolador, que Cristo prometeu enviar após sua ascensão ao céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, fazendo manifesto o poder da graça divina a todos que recebem e crêem em Cristo como salvador pessoal. Há três pessoas viventes no trio celeste; no nome desses três grande poderes – o Pai o filho e o Espírito Santo — os que recebem a Cristo pela fé viva são batizadas, e esses poderes cooperarão com os seus obedientes súditos do céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.” Citado no Seventh-Day Adventist Bible Commentary, vol. 7, p. 441; parágrafo 9.

Comentário do Texto Acima:

O Pai É a Plenitude da Divindade.

O Filho É a Plenitude da Divindade.

O Espírito... Vem com o poder que o Pai e o Filho lhe outorgaram... portanto não É, não esté escrito que É a plenitude da Divindade.

Texto do Pr. André Reis

“A divindade encheu-se de compaixão pela raça e o Pai, o Filho e o Espírito Santo entregaram-se à realizar o plano da redenção.” Conselhos Sobre Saúde, p. 222.

“Mantende-vos onde os três poderes do céu, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo possam ser vossa eficiência.” Citado no Seventh-Day Adventist Bible Commentary, vol. 7, p. 442. parágrafo 2.  

Comentário do que está escrito acima:

“Realizar o Plano da Redenção”.

Realizar e Elaborar são coisas diferentes. O Pai e o Filho, elaboraram o plano da Salvação que foi divulgado para os outros habitantes do céu somente após o pecado. “História da redenção.”

Os Anjos foi dado uma grande parcela no plano da redenção, mas não ajudaram a elaborar o plano. Não se entregaram a realizar o plano da Salvação somente o trio celeste, mas a todos os anjos, querubins, serafins, principados e potestades.

Texto do Pr. André Reis

“Batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” Mat. 28:19???

Estaria Jesus querendo na verdade dizer: “Batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Pai”??? Que segundo “Pai” seria esse então? Não faz o mínimo sentido. Estaremos na verdade mudando as “palavras dessa profecia.”

Comentário do que foi escrito:

Existe falta de testemunho desta parte, gostaria de que me apontasse historicamente na bíblia onde foi feito um, somente um batismo em nome destas três pessoas, os próprios apóstolos batizavam em nome de Jesus, para fazer esta verificação é só ler o livro de Atos dos Apóstolos.

Texto do Pr. André Reis:

I Cor. 2:10: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito, porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até as profundezas de Deus.”

Substituindo-se Espírito por Deus teremos:

“Mas Deus no-lo revelou por Deus, porque Deus a todas as coisas perscruta, até as profundezas de Deus.”

Qual dos DEUSES perscruta e qual é perscrutado aqui?

Comentário do que foi escrito:

Substitua a palavra Espírito pela palavra Jesus e teremos: I Cor. 2:10: “Mas Deus no-lo revelou por Jesus, porque Jesus a todas as coisas perscruta, até as profundezas de Deus.” EGW deixa bem claro que somente O Filho de Deus é que participa dos Concílios de Deus. Foi Jesus que nos revelou o Pai, e não o Espírito Santo!

Comentários Biblicos Adicionais:

Tentamos sempre dar interpretações humanas para atitudes de Deus, abaixo apenas alguns comentários que servirão de crítica para as pessoas que desconsideram textos bíblicos para defenderem uma idéia. Temos de considerar aquelas sem desconsiderar as demais como fez o Pr. André Reis.

I Coríntios 8:6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.

I Timóteo 2:5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,

Mateus 3:17 e eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Colossenses 1: 19 porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Atos 20:28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.

Por acaso o Espírito Santo derramou sangue? É claro que não, Cristo também está identificado como Espírito Santo. Não podemos subestimar as pessoas nem as escrituras, mas, estamos rejeitando I Coríntios 12:10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Não podemos generalizar a palavra Espírito na Bíblia, devemos, sim, aprender a discerni-la.

Ultimas Consideração de outros textos:

A maior falta da Reforma, foi que os reformadores pararam de reformar.  Eles deveriam ter ido avante e não ter deixado o menor vestígio do papado atrás, como a imortalidade, batismo de aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos." (James White era o marido de Ellen White) James White escreveu: The Review and Herald de 7 de Fevereiro de 1856  (A principal Revista Adventista da época)

"Mas aceitar a doutrina da Trindade não é tanto uma evidência do mal, como uma intoxicação pelo vinho com que as nações tem se embriagado. O fato que esta é uma das principais doutrinas, senão a principal pela qual o Bispo de Roma foi exaltado ao papado, não diz muito em seu favor. Isso, deveria fazer com que o homem investigasse por si mesmo; como quando os espíritos malignos fazem milagres advogando a imortalidade da alma. .... Creiamos em tudo o que foi revelado e nada além disso."
Review and Herald, July 6, 1869. (principal Revista Adventista americana)

Citações retiradas do site www.adventistas.net:

Se o dia da volta de Cristo foi reservado somente ao Pai, (Mateus 24:36 - Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.), como podemos afirmar que “a trindade sabe tudo?” (onisciência).

Uma cópia retirada do texto publicado na Internet

Não sei se fui suficientemente claro, porém não foi propósito acabar com as dúvidas, mas levar as pessoas a lerem melhor as Escrituras ao invés de acreditarem em todas as pessoas que acreditam ter todas as respostas sobre Deus, o Pai, sobre o Seu Filho Jesus Cristo e sobre o Espírito Santo -- Jonas

Leia também:

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com