Pastor Anônimo Publica Citações Inéditas (em Português) Sobre a Natureza de Cristo

Aqui vai uma pequena contribuição para a discussão da natureza de Cristo. Ainda estou desenvolvendo o artigo, mas acho que esse já é um bom começo e será chamativo para os visitantes do site. Por favor, para o momento, não coloque o meu nome aí. Só mencione que sou um Pastor adventista. Quando o meu artigo estiver pronto, podemos atualizá-lo e aí, sim, colocar a autoria.

Um abraço, na esperança.

...........................

Ouve-se por aí que é consenso de que o ministério no Brasil deve adotar a posição pré-lapsariana quanto à Natureza de Cristo e que a Divisão Sul Americana estará recomendando que ensinemos que a natureza humana de Cristo era igual à natureza de Adão antes da queda. Isto está completamente contra o conceito bíblico e do espírito de Profecia. Aqui vão algumas citações ainda inéditas em português, às quais os pastores procuram esquivar-se, estudar e discutir.

Estaria Ellen G. White se contradizendo sobre o conceito da Natureza de Cristo? Sem dúvida nenhuma que não. Então precisamos harmonizar suas idéias sobre o assunto. Enquanto em seus escritos em nenhum momento Ellen White usa a expressão "a natureza de Adão antes da queda", muitas pessoas conseguem por métodos de silogismo e implicações arbitrárias ao texto, conferir aos escritos de Ellen White a posição de que Cristo tinha a natureza humana de Adão antes da queda.

Por outro lado, Ellen White em várias passagens traz a expressão "natureza caída do homem" como referindo-se à natureza humana de Cristo. Leia as passagens abaixo com oração.

A primeira delas consta de uma carta de Ellen G. White a Kellogg em 1903 recentemente descoberta pelos depositários dos escritos de Ellen White. Eu a encontrei num livro sobre a humanidade de Cristo publicado há pouco pelo White Estate. A Carta 303, de 1903, diz o seguinte, à pág. 5:

"Vindo como Ele veio, como homem, para enfrentar e estar submetido a todas as tendências ao mal às quais o homem herda, Ele tornou possível a Si mesmo ser esbofeteado pelas agências humanas inspiradas por Satanás, o rebelde que foi expulso do céu."

"Cristo assumiu nossa natureza caída e foi submetido a todas as tentações às quais o homem está submetido." MS 80, 1903, p. 12. 17 MR, 29.5

"Que amor! Que condescendência estarrecedora! O Rei da glória propôs a humilhar-Se ao nível da humanidade caída. Ele trilharia após os passos de Adão. Tomaria a natureza caída do homem e se empenharia a lutar com o poderoso inimigo que triunfou sobre Adão. Ele venceria a Satanás, e em assim fazendo, abriria o caminho da redenção da desgraça trazida pela queda e pecado de Adão para aqueles que cressem nEle. RH, February 24, 1874 par. 25

"A igreja de Cristo deve representar Seu caráter. Embora Ele possuísse toda a força das paixões da humanidade, nunca Ele se entregou à tentação de cometer um ato que não fosse puro, elevado e nobre". Nos Lugares Celestiais, 155.

"A grande obra da redenção só poderia ser realizada ao o Redentor tomar o lugar do Adão caído. Com os pecados do mundo postos sobre Si, Ele passaria pelo terreno onde Adão caiu. Ele passaria pelo teste que Adão falhou em suportar e que seria infinitamente mais severo do que Adão foi levado a suportar. Ele venceria no lugar do homem, e conquistaria o tentador, para que por sua obediência, sua pureza de caráter e firme integridade, sua justiça pudesse ser imputada ao homem, para que através de Seu home o homem pudesse vencer o inimigo por si mesmo. RH, February 24, 1874 par. 24

"Em Cristo estavam unidos o divino com o humano - o Criador e a criatura. A natureza de Deus, cuja lei for a transgredida e a natureza de Adão, o transgressor, encontram-se em Jesus - O filho de Deus e o Filho do homem. E tendo com Seu sangue pago o preço da redenção, tendo passado pela experiência do homem, tendo suportado e vencido a tentação no lugar do homem, tendo, embora Ele mesmo sendo sem pecado, levado a vergonha e a culpa e o peso do pecado, Ele torna-se o advogado e intercessor do homem . Que segurança há aqui para a alma tentada e afligida, que segurança ao universo expectante, que Cristo será um “sumo sacerdote misericordioso e fiel”. MS 141, 1901; SDABC vol., 7, p. 926.3

"Cristo de fato uniu a natureza transgressora do homem à sua natureza sem pecado, porque, por esse ato de condescendência, Ele estaria habilitado a derramar Suas bênçãos em favor da raça caída. Assim ele nos tornou possível participar de Sua natureza. RH, 17 de Julho de 1900 par. 8

Precisamos estudar por nós mesmos o assunto e não aceitar que a igreja tome uma posição arbitrária. Ellen White não se contradiz, porém, como Paulo, ela escreveu "coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles." II Ped. 3:16. Os irmãos precisam estudar mais e descobrir por si mesmos a verdade e não aceitar "posições oficiais" como palavra final, sendo que a igreja como um todo não tomou uma posição ainda sobre o assunto. A discussão ainda está aberta.

Graças a Deus por um Salvador perfeito!

[A SER ATUALIZADO]

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com