IMPRIMA E ESTUDE:
Nova Apostila On-Line Sobre Ecumenismo

Prezados irmãos,

Após estudar o ecumenismo por um bom tempo, resolvi preparar um material que tivesse o objetivo de compartilhar esse conhecimento com outras pessoas, e também que pudesse servir de roteiro para qualquer um que tivesse a necessidade de falar sobre este assunto.

Tenho realizado palestras em comunidades leigas, explicando este assunto, mas como o Brasil é imenso, sinto a necessidade de mais pessoas se prepararem para levar esta mensagem de advertência avante, pois descobri que a condição básica para uma igreja ser ecumênica, é crer na doutrina da trindade!

Os livros que estudei para produzir este trabalho, estão disponíveis em qualquer loja da Edições Paulinas, e no caso do Nisto Cremos, em qualquer loja que revenda livros da CPB.

ecu_iasd@hotmail.com

O que é o ECUMENISMO ?

Resposta católica:

A graça de Deus incitou membros de muitas igrejas e comunidades no nosso século, a esforçarem-se por ultrapassar as divisões herdadas do passado e por construir de novo uma comunhão de amor pela oração, pelo arrependimento e pelo recíproco de perdão pelos pecados de desunião do passado e do presente, por encontros de ações de cooperação e dialogo teológico. Tais são os objetivos e atividades daquilo que se veio a chamar Movimento Ecumênico. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 25 (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Por Movimento Ecumênico entende-se as atividades e iniciativas que são suscitadas e ordenadas, de acordo com as várias necessidades da Igreja e a oportunidade dos tempos, no sentido de favorecer o restabelecimento da unidade dos cristãos. -- Decreto Unitatis Redintegratio nn. 4, 8, 9; cân. 755

 

Quem deu início ao MOVIMENTO ECUMÊNICO ?

Resposta católica:

Nesse sentido estrito, o movimento ecumênico surgiu nas igrejas nascidas da reforma, tendo mais tarde a Igreja Católica e as igrejas Ortodoxas aderido a ele. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 180  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Também surgiu entre os nossos irmãos separados, por moção da graça do Espírito Santo, um movimento cada vez mais intenso em ordem à restauração da unidade de todos os cristãos. Este movimento de unidade é chamado ecuménico. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT Pág. 13  (142 – 1995)

Resposta adventista:

Pode-se confirmar que o inicio do movimento ecumênico foi uma iniciativa das igrejas reformadas,lendo a história do surgimento do Concilio Mundial das Igrejas, em seu próprio site. http://www.wcc-coe.org

 

Quando se deu o inicio do Movimento Ecumênico Atual?

O Concilio Mundial de igrejas, foi fundado em 1948, em Genebra na Suíça.

Atualmente estão associadas mais de 350 igrejas, incluindo-se a Conferencia Geral dos Adventistas do Sétimo Dia.

http://www.wcc-coe.org/wcc/links/church.html#cwc

A Associação Ecumênica Internacional (International Ecumenical Fellowship=IEF), foi fundada na Suíça no  ano de 1968, pelas igrejas Ortodoxas, Católica, Reforma Episcopal Espanhola, Evangélica Espanhola, Anglicana, Luterana, Batista, Pentecostal e Adventista.

http://www3.planalfa.es/arzsantiago/ Delegaciones/Ecumenismo/Queeselecumenismo.htm

 

Apesar das diferenças, “Unidade na Diversidade” !

Confirmação católica:

A comunhão no interior das igrejas particulares e entre si é um dom de Deus. A unidade da Igreja realiza-se na riqueza da diversidade. A diversidade na Igreja é uma dimensão da sua catolicidade. Contudo, a própria riqueza desta diversidade pode originar tensões na comunhão. Mas a despeito destas tensões, o Espirito continua a operar na Igreja, chamando os cristãos, na sua diversidade, a uma unidade cada vez mais profunda. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 22  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Esta unidade que, por sua própria natureza, exige uma plena comunhão visível de todos os cristãos, é o fim do último movimento ecumênico. O Concilio afirma que esta unidade não pretende, de modo algum, sacrificar a rica diversidade de espiritualidade, de disciplina, de ritos litúrgicos e de elaboração da verdade revelada que se desenvolveram entre os cristãos, na medida em que essa diversidade se mantenha fiel à tradição apostólica. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 26  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Confirmação adventista:

Unidade na Diversidade. A unidade bíblica não implica em uniformidade. A própria metáfora utilizada na bíblia para a Igreja – a do corpo humano – demonstra que a igreja experimenta unidade mediante a diversidade. O corpo possui muitos órgãos, todos eles contribuindo para o desempenho ótimo do corpo... Todos, entretanto, funcionam sob a direção do mesmo Espirito, edificando a Igreja com o melhor dos dons que Deus lhes concedeu. -- Nisto Cremos – Pág. 239  (CPB – 2000)

Jamais alcançaremos a unidade a menos que conscientemente trabalhemos no sentido de consegui-la. E jamais devemos considerar complacentemente que já a alcançamos. Necessitamos orar diariamente pela unidade, cultivando-a cuidadosamente.

Deveríamos minimizar as diferenças e evitar questionamentos no tocante a aspectos não essenciais. Em vez de focalizarmos aquilo que nos divide, deveríamos falar sobre as preciosas verdades que nos unem. Falemos sobre a unidade e oremos para que a oração de Cristo se cumpra. -- Nisto Cremos – Pág. 246  (CPB – 2000)

O titulo do sermão proferido no sábado de manhã na Conferencia Geral realizada em Toronto no ano 2000, pelo pastor Jean Paulsen, presidente da Igreja Adventista Mundial, foi “Unidade na Diversidade”. Confira no link a seguir:

Fonte: http://session2000.adventist.org/news/data/2000/6/963084621/index.html.en

 

Ecumenismo é estar Unidos através do Batismo !

Todos aqueles que são batizados em nome de Cristo estão, por esse mesmo fato, chamados a empenhar-se na procura da unidade. A comunhão no batismo está orientada para a plena comunhão eclesial. Viver o batismo é estar comprometido na missão de Cristo que é congregar tudo na unidade. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 27  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

A vontade de Deus é a unidade de toda a humanidade dispersa... sobre aqueles e aquelas que, através do Batismo, se tornam o Corpo de Cristo: Corpo no qual se deve realizar em plenitude a reconciliação e a comunhão. Como é possível permanecer divididos, se, pelo Batismo, fomos <imersos> na morte do Senhor, ou seja, naquele mesmo ato pelo qual Deus, através do seu Filho, abateu os muros da divisão? -- Carta Encíclica UT UNUM SINT Pág. 12 (Número 142 Edições Paulinas  – 1995)

O Espírito Santo é a força impelente por detrás da unidade da Igreja. Por seu intermédio são os crentes conduzidos para a Igreja. Através dEle são todos os crentes “batizados em um corpo”. Estes membros batizados devem possuir uma unidade que Paulo descreve como "a unidade do Espirito" (Efés. 4:3)

É através da fé comum – fé pessoal no sacrifício expiatório de Jesus Cristo – que todos se tornam parte do corpo. O batismo único que simboliza a morte e a ressurreição de Cristo, expressa perfeitamente esta fé, testemunhando da união com o corpo de Cristo.

Ao chamar os membros de todas as nacionalidades e raças, o Espirito Santo batiza-os num único corpo – o corpo de Cristo, a Igreja. À medida que eles crescem em Cristo, as diferenças culturais não mais causam divisão. -- Nisto Cremos – Pág. 237-238 (CPB – 2000)

A administração do batismo no mundo cristão varia bastante. Alguns empregam a imersão, em que a pessoa é submergida; outros usam a aspersão, em que a pessoa é borrifada; outros, ainda, utilizam a afusão, em que a água é deixada a cair por sobre o corpo da pessoa. A prática de “um só batismo” é característica da unidade que o Espirito traz à Igreja de Deus. -- Nisto Cremos – Pág. 253  (CPB – 2000)

 

Ecumenismo é estar “Unidos na Missão” em Comum: Evangelizar o Mundo

Discurso católico:

Cada igreja particular, unida em si própria e na comunhão da Igreja una, santa, católica e apostólica, é enviada em nome de Cristo e pelo poder do Espirito para levar o Evangelho do Reino a um número sempre crescente de pessoas proporcionando-lhes esta comunhão com Deus....

Pela sua unidade, esta família dá testemunho dessa comunhão com Deus. É nesta missão da Igreja que se realiza a oração de Jesus, a pedir “para que todos sejam um, ó Pai, para que sejam um em nós, como tu és em mim e eu em ti, para que o mundo creia que tu me enviaste”. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 22  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

O testemunho comum dado por todas as formas de cooperação ecumênica é, já por si, missionária. De fato, o movimento ecumênico caminha a par com a nova redescoberta, por muitas das comunidades, da natureza missionária da Igreja. A cooperação ecumênica mostra ao mundo que aqueles que crêem em Cristo e vivem do seu Espirito, tendo-se tornado filhos de Deus que é Pai de todos, podem tentar ultrapassar, com coragem e esperança, as divisões humanas mesmo em matérias tão delicadas como são a fé e a prática religiosa. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 158  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Para realizar sua missão, a Igreja necessita da contribuição de todos os dons. Juntos, provêm o impulso evangelístico total....Desta forma a unidade cristã depende do enxerto dos membros em Cristo. Dele provêm o poder que vitaliza a vida cristã. Ele á a fonte do talento e do poder necessários para que a Igreja cumpra sua missão. Estar ligados a Ele significa que serão moldados todos os gostos, hábitos e estilo de vida dos cristãos. Por intermédio Dele, todos os membros se vinculam uns aos outros, unindo-se na missão comum....

A unidade é essencial à Igreja. Sem ela a Igreja fracassará no desempenho de sua sagrada missão.

A unidade cristã representa um desafio ao nosso mundo cada vez mais desunido, retalhado por egoísmo.

A igreja unificada representa a resposta adequada para uma sociedade dividida pela cultura, raça, sexo e nacionalidade. A igreja unificada resistirá aos ataques satânicos. -- Nisto Cremos – Pág. 240-241  (CPB – 2000) 

Trabalho unido rumo a um objetivo comum. A Igreja não viverá a unidade até que, agindo como um todo, se envolva na proclamação do evangelho de Jesus Cristo. Tal missão provê o treinamento ideal para se aprender a harmonia. Ela ensina aos crentes que todos eles constituem partes individuais da grande família de Deus e que a felicidade do todo depende do bem estar de cada crente. -- Nisto Cremos – Pág. 246  (CPB – 2000)

 

Ecumenismo é Promover a Oração em Comum

Este amor encontra a sua expressão mais acabada na oração em comum. Quando os irmãos que não estão em perfeita comunhão entre si, se reúnem em comum para rezar, esta sua oração é definida pelo Concílio Vaticano II como alma de todo o movimento ecumênico. Essa oração comum é « um meio muito eficaz para impetrar a unidade », « uma genuína manifestação dos vínculos pelos quais ainda estão unidos os católicos com os irmãos separados ».43 Mesmo quando não se reza formalmente pela unidade dos cristãos, mas por outros motivos como, por exemplo, pela paz, a oração torna-se, por si própria, expressão e confirmação da unidade.... Quando os cristãos rezam juntos, a meta da unidade fica mais próxima. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT Pág. 28  (Número 142 Edições Paulinas – 1995)

No caminho ecumênico para a unidade, a primazia pertence, sem dúvida, à oração comum, à união orante daqueles que se congregam à volta do próprio Cristo. Se os cristãos, apesar das suas divisões, souberem unir-se cada vez mais em oração comum ao redor de Cristo, crescerá a sua consciência de como é reduzido o que os divide em comparação com aquilo que os une. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT Pág. 29  (142 – 1995)

Esta oração comum é particularmente recomendada durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ou durante o período que decorre entre a Ascensão e o Pentecostes. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 22  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Práticas adventistas:

Confira nos links abaixo algumas participações da IASD nas semanas de oração pela unidade dos cristãos pelo mundo!

http://www.archimadrid.es/princi/menu/notdirec/notdirec/oct2000/02102000.htm

http://www.catolicanet.com.br/noticias/noticias_integra.asp?cod=1&codigo_noticias=3529&edtoria=1

http://www.arquidiocese-sp.org.br/ospaulo/josp2313.htm

http://www.itarana.com.br/jornal/edicao.asp?ID=26#_170

http://www.vivalegre.com.br/materias/materia.asp?cod=873

http://www.biblesociety.org/wr_335/wr_335.htm

http://www.elcolombiano.com/historicod/200205/20020512/ntm004.htm

http://www.stetson.edu/~psteeves/relnews/9801b.html

http://www.adventist.org.uk/news/news284.htm

http://www.adventist.org.uk/messenger/bam05-J2528.pdf

http://www.adventist.org.uk/news/news329.htm

http://www.madisoncatholicherald.org/2003-01-16/local-state.html

 

Quais as doutrinas em COMUM exigidas pelo ecumenismo HOJE?

Resposta católica:

O Decreto sobre o Ecumenismo: Professem todos os cristãos, diante do mundo inteiro, a sua fé em Deus uno e trino, no filho de Deus encarnado, nosso Redentor e Senhor... todos os homens sem exceção são chamados a esta obra comum.... -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 128 (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

Este movimento de unidade é chamado ecumênico.

Participam dele os que invocam Deus Trino e confessam a Cristo como Senhor e Salvador, não só individualmente, mas também reunidos em assembléias. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT Pág. 13 (Número 142 Edições Paulinas – 1995)

Resposta adventista:

A Igreja unificada possui uma esperança – a “bendita esperança” da salvação que será concretizada na “manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”. Esta esperança é fonte de alegria e paz, e provê uma poderosa motivação para o testemunho unificado.

É através da fé comum – fé pessoal no sacrifício expiatório de Jesus Cristo – que todos se tornam parte do corpo...

Finalmente, a Escritura ensina que existe um só Espirito, um só Senhor, e um só Deus e Pai. Todos os aspectos da unidade da Igreja encontram seu fundamento na unidade da Trindade divina. -- Nisto Cremos – Pág. 238 (CPB - 2000)

A previsão feita pela irmã White em 1888, finalmente se cumpre ao pé da letra!

“Há anos, porém, que nas igrejas protestantes se vem manifestando poderoso e crescente sentimento em favor de uma união baseada em pontos comuns de doutrinas. Para conseguir tal união, deve-se necessariamente evitar toda discussão de assuntos em que não estejam todos de acordo, independentemente de sua importância do ponto de vista bíblico.” -- O Grande Conflito Pág. 445 – Capitulo “A Imutável lei de Deus”

Em Abril deste ano de 2003, mais precisamente na páscoa, o Papa emitiu uma encíclica de nome “ECCLESIA DE EUCHARISTIA” e nesta encíclica ele sugere mais alguns itens que ele classifica como obrigatório para todas os cristãos. São eles: A eucaristia, a santa missa e a adoração à Maria... 

 

Ecumenismo é Promover o Dialogo Ecumênico entre as Igrejas

Posição católica

O diálogo está no centro da colaboração ecumênica e acompanha-o em todas as suas formas...

O diálogo ecumênico permite que os membros das diferentes Igrejas e Comunidades Eclesiais cheguem a conhecer-se uns aos outros, a identificar os temas de fé e prática comuns e os pontos sobre os quais diferem. Tentam comprender as raízes dessas diferenças e avaliar em que medida constituem um real obstáculo a uma fé comum.

Quando reconhecem que as diferenças constituem uma verdadeira barreira à comunhão, tentam encontrar meios para as ultrapassar à luz desses pontos da fé que já possuem em comum. -- Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo – Pág. 134  (Número 132 Edições Paulinas – 1994)

O diálogo deveria estender-se a todas as religiões e a seus seguidores. -- Diálogo e Anúncio Pág. 14 ( Edições Paulinas - 1999 )

Embora mantendo intacta a sua identidade, os cristãos devem estar dispostos a apreender e a receber dos outros e por intermédio deles os valores positivos das suas tradições. Assim, mediante o diálogo, podem ser induzidos a vencer os preconceitos inveterados, a rever as idéias preconcebidas e a aceitar, por vezes, que a compreensão da sua fé seja purificada. -- Diálogo e Anúncio Pág. 40 ( Edições Paulinas 1999 )

Quando se começar a dialogar, cada uma das partes deve pressupor uma vontade de reconciliação no seu interlocutor, de unidade na verdade. Para realizar tudo isso, devem desaparecer as manifestações de confrontação recíproca. Somente assim o diálogo ajudará a superar a divisão e poderá aproximar da unidade. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT de 25 Maio de 1995 – Pág. 36 e 37 (Número 142 Edições Paulinas – 1995)

Acordo católico-adventista

Após 15 anos de dialógos, a IASD não pode mais ser considerada como um novo movimento religioso, ou como uma seita, informa o relatório em comum escrito pela Igreja Católica Romana e a Igreja Adventista na Polônia.

Durante os anos, no entanto, a medida em que a troca de informações entre nós aconteceu, nós observamos muitas semelhanças teológicas mas tambem muitas diferenças. O lado Católico reconhece no documento o caráter Cristocêntrico das nossas crenças, e especialmente nossa crença na Trindade ...

Do nosso lado, nós falamos da necessidade de mudança de atitude na nossa organização em reconhecer a abertura da Igreja Católica, especialmente nos últimos anos, voltada para a Bíblia... (15/02/2000) -- Fonte: http://www.adventist.org/news/issues/data/950655233/#3

“E toda a terra se maravilhou após a besta.” Apoc. 13:3

Após alguns anos de diálogo com a Igreja Católica, a igreja Luterana uniu-se totalmente com a Igreja Católica Apostólica Romana. Após isto, a igreja Luterana vem dialogando sistemáticamente com diversas outras igrejas, e inclusive já dialogou por 4 anos com a igreja Adventista.

Tudo nos leva a crer, que os planos do ecumenismo, são de ordem a fazer com que o movimento da reforma iniciado por Lutero no século 16, seja revertido, e na ordem inversa em que ocorreram aqueles eventos. Confira nos links abaixo a relação ecumênica Luterana-X-Adventista:

http://lutheranworld.org/What_We_Do/OEA/Bilateral_Relations/OEA-Lutheran-Seventh_day_Adventist.html

http://www.adventist.org/news/data/2000/04/0959090146/index.html.en

Talvez por influencia destes diálogos, foi que a igreja Adventista na Bélgica, em Julho de 2002, vota a união com a Federação da Igreja Luterana. E a noticia finaliza dizendo que esta é uma tendência mundial...

http://dn.sapo.pt/noticia/mostra_noticia.asp?CodNoticia=55078&CodEdicao=366&CodAreaNoticia=2

“Os que não receberam o sinal da besta e da sua imagem quando sair o decreto, terão que estar decididos a dizer agora: Não, não mostraremos estima pela instituição da besta.” -- Primeiros Escritos Pág. 67  (CPB – 1988)

Qual será o Final do Ecumenismo?

Exigências católicas:

A comunhão de todas as Igrejas particulares com a Igreja de Roma: condição necessária para a unidade

A Igreja Católica, tanto na sua praxis como nos textos oficiais, sustenta que a comunhão das Igrejas particulares com a Igreja de Roma, e dos seus Bispos com o Bispo de Roma, é um requisito essencial – no desígnio de Deus – para a comunhão plena e visível. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT de 25 Maio de 1995 – Pág. 107-108

Estejam todos os pastores no único Pastor e proclamem a voz única do Pastor; oiçam as ovelhas esta voz e sigam o seu Pastor: não este ou aquele, mas o único Pastor. Apregoem todos com Ele uma só voz e não haja vozes diversas. (...) Oiçam as ovelhas esta voz, purificada de toda a divisão, livre de toda a heresia. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT de 25 Maio de 1995 – Pág. 104

A missão do Bispo de Roma no grupo de todos os Pastores consiste precisamente em « vigiar » (episkopein) como uma sentinela, de modo que, graças aos Pastores, se ouça em todas as Igrejas particulares a verdadeira voz de Cristo-Pastor. Assim, em cada uma das Igrejas particulares a eles confiadas, realiza-se a una, sancta, catholica et apostolica Ecclesia. Todas as Igrejas estão em comunhão plena e visível, porque todos os Pastores estão em comunhão com Pedro, e, desse modo, na unidade de Cristo. -- Carta Encíclica UT UNUM SINT de 25 Maio de 1995 – Pág. 104-105 ( Edições Paulinas Número 142 )

Conclusão:

Hoje as principais igrejas já estão unidas pelo ecumenismo, e isto não implica em união física com a Igreja Católica, destruindo as suas identidades, mas por agora, basta as igrejas reconhecerem o Papa como o líder supremo, e paulatinamente as diferenças estarão sendo removidas... Não há pressa, e quando menos se esperar, todo o processo de reforma iniciado por Lutero estará derrubado... A Palavra de Deus deu o aviso do perigo iminente, mas como foi desatendido, o mundo protestante saberá quais são realmente os propósitos da Igreja Católica Apostólica Romana, apenas quando for demasiado tarde para escapar da cilada.

E.G.W:

“Os romanistas, que se gloriam dos milagres como sinal certo da verdadeira igreja, serão facilmente enganados por este poder operador de prodígios; e os protestantes, tendo rejeitado o escudo da verdade, serão também iludidos. Católicos, protestantes e mundanos juntamente aceitarão a forma de piedade, destituída de sua eficácia, e verão nesta aliança um grandioso movimento para a conversão do mundo, e o começo do milênio há tanto esperado.” -- O Grande Conflito Pág. 589 – Capitulo “O Maior Perigo Para o Lar”.

“Os que não receberam o sinal da besta e da sua imagem quando sair o decreto, terão que estar decididos a dizer agora: Não, não mostraremos estima pela instituição da besta.” -- Primeiros Escritos Pág. 67  (CPB – 1988)

Como estudo complementar sobre este tema, leia os capítulos 35 e 36 do livro O Grande Conflito.

Ligações Ecumênicas na Internet

Clique nos links gráficos para acessar às páginas mencionadas na imagem.

* O autor deste material é adventista há mais de 50 anos. Julho de 2003.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com