Lições de Hebreus, Capítulo 3

 

Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual era fiel àquele que o constituiu...”. – (Heb. 3:1-2 - ARA).

DOMINGO:

1. A quem os santos irmãos devem considerar atentamente? (Heb. 3:1). Por quê? (Heb. 3:1-2).

 

 

2. Qual é a comparação que é feita entre Moisés e o Messias? (Heb. 3:3). Que símbolo foi utilizado para ilustrar a comparação? Por quê? (Heb. 3:4; João 1:14; 2:19-21).

 

 

Deus ordenou a Moisés acerca de Israel: ‘E Me farão um santuário, e habitarei no meio deles’, e habitou no santuário, no meio de Seu povo. Durante toda a fatigante peregrinação deles no deserto, o símbolo de Sua presença os acompanhou. Assim Cristo estabeleceu Seu tabernáculo no meio de nosso acampamento humano. Estendeu Sua tenda ao lado da dos homens, para que pudesse viver entre nós, e tonar-nos familiares com Seu caráter e vida divinos. ‘O Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. – (WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. 1997. pp. 24-25.).

O povo, porém, era tardio para compreender a lição. Acostumados como tinham estado no Egito com as representações materiais da Divindade, e estas da mais degradante natureza, era-lhes difícil conceber a existência ou caráter do Ser invisível. Condoendo-Se de sua fraqueza, Deus lhes deu um símbolo de Sua presença. ‘E Me farão um santuário,’ disse Ele, ‘e habitarei no meio deles.’ (Êxo. 25:8.)”.

“... O tabernáculo, com os seus serviços de sacrifícios, deveria ensinar outra liçãoa lição do perdão do pecado e do poder de obediência para a vida, mediante o Salvador.

Por meio de Cristo, deveria cumprir-se o propósito de que era um símbolo o tabernáculoaquela construção gloriosa... Em tudo Deus desejava que Seu povo lesse o Seu propósito para com a alma humana. Era o mesmo propósito muito mais tarde apresentado pelo apóstolo Paulo, falando pelo Espírito Santo:

Não sabei vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.’ (I Cor. 3:16, 17.)” – (Idem. Educação. 5ª ed 1977. pp. 35-36.).

 

SEGUNDA-FEIRA:

3. Quem estabeleceu todas as coisas? (Heb. 3:4). Em qual casa Moisés foi fiel? (Heb. 3:5).

 

 

4. Em qual casa o Messias foi fiel? (Heb. 3:6; 3:4; João 1:14; 2:19-21; 2Cor. 5:1-8; 3:18; 1Cor. 3:16; 6:19-20).

 

 

Com a purificação do templo, anunciou Jesus Sua missão como Messias. Aquele templo, erigido, para morada divina, destinava-se a ser uma lição objetiva para Israel e o mundo. Desde os séculos eternos era o desígnio de Deus que todos os seres criados, desde os luminosos e santos serafins até ao homem, fossem um templo para morada do Criador. Devido ao pecado, a humanidade cessou de ser um o templo de Deus. Obscurecido e contaminado pelo pecado, o coração do homem não mais revelava a glória da Divindade. Pela encarnação do Filho de Deus, porém, cumpriu-se o desígnio do Céu. Deus habita na humanidade, e mediante a salvadora graça, o coração humano se torna novamente um templo. O Senhor tinha em vista que o templo de Jerusalém fosse um testemunho contínuo do elevado destino franqueado a toda alma. Os judeus, no entanto, não haviam compreendido a significação do edifício de que tanto se orgulhavam. Não se entregavam como templos santos para o divino Espírito. ... ‘De repente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem diz o Senhor dos Exércitos. ... Homem algum pode de si mesmo expulsar a turba má que tomou posse do coração. Unicamente Cristo pode purificar o templo da alma. ... Sua presença purificará e santificará a alma, de maneira que ela seja um santo templo para o Senhor, e uma ‘morada de Deus em Espírito.’” – (WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. 1997. pp. 161-162.).

 

TERÇA-FEIRA:

5. Os versos de Heb. 3:7-11, fazem referência a qual Espírito,? (Atos 7:51-53; Efésios 4:30)

 

 

“Assim, pois, como diz Tο Πνευμα, το ‘Áγιον  -  tò Pneûma, tò Hágion”.

“Tω Πνεύματι, τω ‘Αγίω – tô(i)  - Pneúmati, tô(i) Hagío(i)”. (Atos 7:51).

“Tο Πνευμα, το ‘Áγιον του Θεου – tò Pneûma, tò Hágion de Deus”. (Efésios 4:30).

 

QUARTA-FEIRA:

6. De qual descanso o Texto Sagrado está tratando? (Heb. 3:10-11; Mat. 11:28-30).

 

 

QUINTA-FEIRA:

7. Qual é a advertência que o apóstolo Paulo faz aos santos irmão? (Heb. 3:12-13; 6:4-8; 10:26-31; 11:1 e 6).

 

 

8. Qual a afirmativa e consolo que o apóstolo dá aos santos irmãos? (Heb. 3:14).

 

 

SEXTA-FEIRA:

9. Qual é a advertência que o apóstolo repetiu? (Heb. 3:7-8, 15; 2Cor. 6:1-3 e Apoc. 3:20).

 

 

10. Qual é o resumo comparativo que o apóstolo Paulo faz dos hebreus que saíram do Egito, com os de sua época, bem como nós que vivemos os últimos dias? (Heb. 3:16-19).

 

 

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

 

*Roteiro de estudo preparado por sugestão dos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, por Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substituição às lições impostas pela Corporação.

 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com