Cinema Poderá Facilitar a Pregação Quanto ao Significado do Nome do Filho de Deus

"...Em minha cidade, um grupo que dava muito trabalho aos pastores por insistirem em orar sempre ajoelhados, mesmo que todo o resto da igreja permanecesse de pé, agora também não crê na trindade e anda pregando que o nome Jesus está errado. Falam que o sentido original era outro. Tudo bem, concordo que o chamemos então de 'Salvador', mas eles insistem em falar 'Ieshua", que parece 'Exu'.

"...E o pastor já ensinou para eles que nome na Bíblia quer dizer 'caráter', mas eles são muito cabeça dura e não aceitam de jeito nenhum! Dizem por aqui que foram vocês do Adventistas.Com que espalharam isso... Agora, como vão fazer para consertar? Publicar uma nova Bíblia para o mundo inteiro, com o nome Ieshua em lugar de Jesus?"

Caro irmão,

O texto que lerá a seguir já foi partilhado com irmãos leigos de uma lista de discussão por e-mail, mas creio que também lhe poderá ser útil, pois trata do mesmo assunto e até acrescentei alguma coisa nova em função de seus comentários.

Em primeiro lugar, embora admita que o nome e o caráter de muitos personagens bíblicos, especialmente no Antigo Testamento, estão muito relacionados, em minha opinião, o nome de Jesus em hebraico representa mais que meramente Seu caráter:

1. É o nome que o Pai Eterno escolheu para Seu Filho:

Mateus 1:21: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

2. É o nome pelo qual o próprio Senhor ainda Se identifica:

Atos 26:14-15: E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões. Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

3. É o nome que resume a mensagem essencial de Deus para a nossa salvação, a justificação pela fé, verdade que desmascara a mentira dos séculos!

João 1:12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome [:"O Senhor é a Salvação", "É o Eterno quem Salva" ou "Salvação que Vem do Eterno"];

4. Perante esse nome, que Lhe foi dado pelo Pai, todo joelho se dobrará!

Filipenses 2:9-11: Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

5. Esse nome que reúne numa só palavra o nome do Pai e do Cordeiro, estará na fronte (isto é na mente, ou gravado invisivelmente aos olhos humanos) dos 144 mil. Assim, esse sinal que nos identificará como "Salvos pelo Eterno" nos protegerá contra as pragas e a fúria dos demônios no tempo de angústia.

Apocalipse 14:1: Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.

Documento importante: Lição da Escola Sabatina, Abril/Junho de 1995, Lição 2, pág. 2. Mostra que o nome do Filho, inclui o nome do Pai (Deus).

6. Não basta o conhecimento teórico acerca do verdadeiro nome do Filho de Deus, nem mesmo a realização de batismos e outras maravilhas em Seu nome (não em nome da trindade), o que importa mesmo é fazer a vontade Seu Pai!

Mateus 7:21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

 

Demônios também sabem

Essa advertência do próprio Senhor em relação ao que deve ser prioridade em nossa vida como cristãos, esclarece que a prática da religião é, aos olhos de Deus, muito mais importante que a mera informação acerca das doutrinas bíblicas. Como escreveu Tiago: "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem."

Porém, irmão, mesmo quanto ao conhecimento teórico do nome do Filho de Deus, temos ainda dois problemas:

1. ENTRE OS ESTUDIOSOS DO ASSUNTO PARECE NÃO HAVER UMA DEFINIÇÃO QUANTO À PRONÚNCIA CORRETA DO NOME ORIGINAL DO FILHO DE DEUS. PODERIA SER IECHUA, IÊCHUA, IECHUÁ, IERRÔCHUA, IERROCHÚA, IOCHUA, IACHU, ETC.

2. O NOME APORTUGUESADO "JESUS" TORNOU-SE DE DOMÍNIO PÚBLICO, ENRAIZADO DE TAL FORMA, QUE É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL CORRIGIR ISTO.

Por isso, propusemos a alguns irmãos com que temos contato que, nos cúltos públicos, hinários e Bíblias, preservemos o nome JESUS, mas expliquemos a todos, do nosso grupo e fora dele, o grandioso significado e a tremenda importância do nome original do Filho de Deus. Individualmente, utilizaremos o nome que julgarmos mais adequado e nos toleraremos mutuamente por ainda discordarmos entre nós quanto à pronúncia mais correta.

Há quem afirme que nos seria impossível conhecermos a verdadeira pronúncia do nome Jesus, mas cremos que o próprio Senhor nos pode revelar AINDA HOJE, ou seja, atualmente, qual a pronúncia correta do Seu nome sagrado. Contudo, é soberano
para fazê-lo, ou não.

Sei que há irmãos que até já pediram um sinal a Deus acerca da pronúncia correta. Contudo, sou da opinião de que não devemos colocar Deus à prova, embora respeite às iniciativas individuais. Só não creio que um sinal dado (ou algo que seja entendido individualmente como sinal dado por Deus) possa ser imposto a outros como prova de fé. Prefiro pessoalmente aguardar pela ação da soberana vontade de Deus. Se for de Sua vontade, Ele revelará o que for necessário a Seus filhos.

Quanto ao seu significado, o nome do Filho de Deus não é simplesmente "Salvador", como se o sujeito de nossa salvação fosse Ele, o Filho. "A salvação vem do Eterno" ou "Do Eterno é a salvação", esse é o nome correto. Ou seja, é o Pai quem nos salva, dando-nos Seu Filho. Como diz a Bíblia: "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito..."

 

Pregação pelo cinema

Recentemente, ocorreu-me um pensamento acerca de como o significado do nome verdadeiro de Jesus Cristo poderá vir a ser conhecido por toda a humanidade, ou boa parte dela, sem que seja necessário re-imprimir bilhões de Bíblias.

Nos próximos meses, segundo se anuncia, um filme produzido pelo ator Mel Gibson contará novamente pelo mundo afora a história de Jesus, da forma mais realista possível, inclusive com as cenas de extrema violência de sua crucifixão, fator que, desde já, faz alguns suporem que poderá acirrar o preconceito contra os judeus.

Não estou com este comentário aprovando ou recomendando o filme, apenas quero destacar o que me parece ser o detalhe mais importante.

Refiro-me à contribuição de estudiosos das línguas antigas, cujos trabalhos permitiram que o filme fosse todo gravado nas línguas originais da época de Jesus, aramaico (para os personagens judeus) e latim (para os romanos). Com isso, o público assistirá o filme "A Paixão" como se estivesse em uma máquina do tempo, acompanhando em tempo real, os últimos acontecimentos de Sua vida e ouvindo-O e a Seus contemporâneos em sua língua original.

O aramaico é um dialeto originário do hebraico. Jesus e Seus discípulos conversavam em aramaico, ainda que o Filho de Deus, quando se apresentou a Saulo, tenha dito Seu nome em hebraico.

Percebe o que quero dizer, irmão? Com a ajuda da mídia que, com toda a certeza noticiará o conteúdo do filme por semanas, milhões, talvez, bilhões, de pessoas saberão que o verdadeiro nome do Filho de Deus não era Jesus! Aí, com certeza, será mais fácil pregar o que muitos de nós sabemos sobre o significado do verdadeiro nome de Jesus e relutamos em apresentar, embora creiamos ser nosso dever restaurar a obediência também ao terceiro mandamento da Lei de Deus.

Mel Gibson é católico e, muito provavelmente, usará o filme para promover a figura de Maria. Mas por trás dessa intenção maligna, posso vislumbrar a mão de Deus, permitindo-nos acrescentar à nossa pregação esse conteúdo meio indigesto para muitos acerca do verdadeiro nome dAquele que hoje conhecemos como Jesus Cristo. -- Robson Ramos

Download:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com