1, 2 ou 3: Quantos Tronos Existem no Céu?

 

Perguntas do leitor:

Sr. Robson Ramos,

Vocês dão muita ênfase sobre o tema da Trindade. Então, como o Sr. Robson pode explicar a visão de Estevão, quando estava sendo apedrejado pelos judeus, ao ver Jesus em pé ao lado do Pai? E como explicar Hebreus 1:3, onde fala que o Filho assentou-se ao lado da Majestade, nas alturas? Apocalipse 22:1 afirma existir o Trono de Deus e do Cordeiro! Gostaria que este assunto ficasse mais claro, porque vocês dão a entender que há só um trono... Obrigado, Santino.

Resposta do editor:

Deve ter havido alguma falha em nossa comunicação, irmão. Pois afirmamos exatamente isso, que não haverá três tronos para os "deuses" da trindade no Céu. Mas apenas dois (ou um só trono com dois lugares, pois a Bíblia fala do trono divino no singular), um lugar que pertence a Deus, o Pai, e outro que pertence a Seu Filho Jesus, tão divino quanto Ele, mas que se tornou humano para ser o nosso Salvador.

Repito, o que afirmamos é que o Pai e o Filho são divinos, mas apenas o Pai é intitulado especialmente pela Bíblia como Deus, o Todo-Poderoso. Em geral, diz-se que o Pai é Deus e o Filho, Senhor. E a Bíblia acrescenta:

Ao final do Grande Conflito, Jesus Se sujeitará à soberania do Pai. I Coríntios 15:24-28:

E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Observe a distinção feita entre Deus Pai e Seu Filho, em Apocalipse 21:22:

Nela, não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

Um só trono e dois lugares?

Apocalipse 22:1:

Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.

Apocalipse 22:3:

Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro.

 

Creio que este relato desta visão concedida à irmã White, possa ajudá-lo a entender tanto a questão do trono quanto a o que é o Espírito Santo. Segundo o cd-rom das obras de EGW está em Primeiros Escritos, págs. 54-56. O título do capítulo (11) é: "O Fim dos 2.300 Dias".

Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Contemplei o semblante de Jesus e admirei Sua adorável pessoa. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria. Perguntei a Jesus se Seu Pai tinha a mesma aparência que Ele. Jesus disse que sim, mas eu não poderia contemplá-Lo, pois disse: "Se uma vez contemplares a glória de Sua pessoa, deixarás de existir." Perante o trono vi o povo do advento - a igreja e o mundo. Vi dois grupos, um curvado perante o trono, profundamente interessado, enquanto outro permanecia indiferente e descuidado. Os que estavam dobrados perante o trono ofereciam suas orações e olhavam para Jesus; então Jesus olhava para Seu Pai, e parecia estar pleiteando com Ele.

Uma luz ia do Pai para o Filho e do Filho para o grupo em oração. Vi então uma luz excessivamente brilhante que vinha do Pai para o Filho e do Filho ela se irradiava sobre o povo perante o trono. Mas poucos recebiam esta grande luz. Muitos saíam de sob ela e imediatamente resistiam-na; outros eram descuidados e não estimavam a luz, e esta se afastava deles. Alguns apreciavam-na, e iam e se curvavam com o pequeno grupo em oração. Todo este grupo recebia a luz e se regozijava com ela, e seu semblante brilhava com glória.

Vi o Pai erguer-Se do trono e num flamejante carro entrar no santo dos santos para dentro do véu, e assentar-Se. Então Jesus Se levantou do trono e a maior parte dos que estavam curvados ergueram-se com Ele. Não vi um raio de luz sequer passar de Jesus para a multidão descuidada depois que Ele Se levantou, e eles foram deixados em completas trevas. Os que se levantaram quando Jesus o fez, conservavam os olhos fixos nEle ao deixar Ele o trono e levá-los para fora a uma pequena distância. Então Ele ergueu o Seu braço direito, e ouvimo-Lo dizer com Sua amorável voz: "Esperai aqui; vou a Meu Pai para receber o reino; guardai os vossos vestidos sem mancha, e em breve voltarei das bodas e vos receberei para Mim mesmo." Então um carro de nuvens, com rodas como flama de fogo, circundado por anjos, veio para onde estava Jesus. Ele entrou no carro e foi levado para o santíssimo, onde o Pai Se assentava. Então contemplei a Jesus, o grande Sumo Sacerdote, de pé perante o Pai. Na extremidade inferior de Suas vestes havia uma campainha e uma romã, uma campainha e uma romã. Os que se levantaram com Jesus enviavam sua fé a Ele no santíssimo, e oravam: "Meu Pai, dá-nos o Teu Espírito." Então Jesus assoprava sobre eles o Espírito Santo. Neste sopro havia luz, poder e muito amor, alegria e paz.

Voltei-me para ver o grupo que estava ainda curvado perante o trono; eles não sabiam que Jesus o havia deixado. Satanás parecia estar junto ao trono, procurando conduzir a obra de Deus. Vi-os erguer os olhos para o trono e orar: "Pai, dá-nos o Teu Espírito." Satanás inspirava-lhes [no original "assoprava-lhes"] uma influência má; nela havia luz e muito poder, mas não suave amor, alegria e paz. O objetivo de Satanás era mantê-los enganados e atrair de novo e enganar os filhos de Deus.

A mais alvissareira de todas as passagens bíblicas acerca do trono de Deus e de Seu Filho é esta de Apocalipse 3:21: "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no Meu trono, assim como também eu venci e Me sentei com meu Pai no Seu trono." -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com