José Carlos Ramos Responde

Oi, gente! Fiz uma pergunta via e-mail ao pastor José Carlos Ramos, talvez a maior autoridade em profecia que temos no Brasil. Como pode ser que minha dúvida seja compartilhada por mais alguém, aí vai a substanciosa resposta. 

Marcão:

Olá, pastor! Eu sou o Marcão, amigo do Jaider aqui do IAE, talvez o senhor se lembre de mim... Tenho uma pergunta que gostaria de fazer ao senhor. Se puder tirar um tempinho para responder eu ficaria muito grato. É uma dúvida velha, mas a leitura da lição esta manhã a reforçou. 

Apocalipse 13 mostra duas bestas, uma que surge do mar e uma que surge da terra. A primeira nós identificamos como sendo o papado; a outra nós identificamos como sendo o poder político, econômico e bélico dos EUA, certo? Quando está descrevendo a segunda besta, que sobe da terra, o relato apocaliptico diz que ela até fogo do céu faz descer à terra.

É aí que está o ponto. Estou cansado de ouvir que é uma alusão ao poder de operar maravilhas que o poder romano terá, já que fazer descer fogo do céu é prerrogativa dos servos de Deus, haja vista a história de Elias... Contudo, a descrição que está sendo feita é da segunda besta, ou seja, dos EUA, por isso a interpretação não casa, na minha opinião. 

Sempre que leio que a segunda besta faz descer fogo do céu eu dou nome aos bois na minha cabeça, e imagino os EUA fazendo descer fogo do céu e então me lembro imediatamente da bomba sobre Hiroshime e Nagasaki... Onde está o meu erro, se é que estou errado?

Marcão.


Pr. Ramos:

Caro Marcão,

Aplicar o cumprimento da profecia referente à II besta de Apocalipse 13, em seu ato de fazer fogo descer do céu à terra à vista dos homens, ao fato dos EEUU bombardearem Nagasaki e Hiroshima com bombas atómicas na II Grande Guerra é uma das maneiras convencionais de interpretação.

Há também aqueles que entendem que o real cumprimento deste detalhe está ainda no futuro, e deverá se cumprir mais ou menos em termos literais. Outros acham, e partilho desta idéia, que o atual movimento carismático, que partiu da nação americana para todo o mundo, é o que o Apocalipse previu. Sabemos que o fogo é símbolo do Espírito Santo, e uma das façanhas que as Igrejas carismáticas alardeiam é o batismo com o poder do alto. É evidente que o fenômeno, em diversos casos, parece realmente acontecer, só que não poderíamos rotulá-lo de genuíno. Assim um falso "fogo" do Espírito Santo (falso no que respeita à pretensão de ser do Espírito Santo, mas de qualquer forma é fogo espiritual autêntico) estaria sendo derramado. 

Vale notar também, que o neo-pentecostalismo, que esposa praticamente a mesma posição dos carismáticos, teve seu nascedouro na América, e isto por volta de 1842, como uma contrafação ao verdadeiro dom do Espírito de Profecia que seria logo manifestado na Igreja Remanescente. E lembre que o derramar fogo pela segunda besta é uma contrafação do que Elias fez, pelo poder de Deus, nos tempos de Jezabel e Acabe, justamente para destruir o poder religioso de Baal, cujo culto foi introduzido em Israel por essa raínha pagã fenícia. Agora o diabo contrafaz o ato poderoso de Elias no passado, justamente para restaurar o poder religioso, e também temporal, da moderna Jezabel.

Como disse, partilho desta interpretação porque entendo que a mesma está numa direção certa. Não resta dúvida que o Espiritismo colaborará diretamente, e muito, para que finalmente a imagem da besta seja eregida, o que significará a restauração da supremacia papal, para ser, então, reconhecida em todo o mundo. Ambos, o neo-pentecostalismo e o atual movimento carismático, são, na realidade, o espiritismo com roupagem evangélica, tudo muito bem estruturado numa estratégica satânica de engano velado. E são os prodígios operados pela II besta que levarão o mundo todo a adorar a primeira besta e aceitar o seu domínio (Apoc 13:14).

Reconheço a importância de sua pergunta, daí perguntar-lhe o que você acha de eu remetê-la, com esta resposta, para publicação na Revista Adventista, para o conhecimento em geral, da Igreja?

Um abraço, José Carlos.

(Transcrito da Lista de Discussão do GEA-Brasil.)


Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com