Equação "Ecumênica": 

Se LUTERANOS = CATÓLICOS
e ADVENTISTAS = LUTERANOS,
logo ADVENTISTAS = CATÓLICOS?

Diálogo com Luteranos e Acordo com Católicos Divide Internautas

Documentos produzidos no diálogo entre Adventistas do Sétimo Dia e Luteranos, criados entre 1994 e 1998, foram publicados pelo departamento de Relações Públicas da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Intitulado, Luteranos e Adventistas em Conversação, o livro é uma compilação de relatórios e documentos apresentados nas três sessões internacionais, que lidam com tópicos tão diversos como "justificação pela fé" , "escatologia" e "o entendimento da autoridade da igreja". o Dr. Bert B. Beach, diretor de Relações Entre Igrejas e Sven G. Oppegaard, representando a Federação Mundial Luterana, escreveu que o projeto foi desenvolvido  com objetivo de melhorar "o conhecimento mútuo e o entendimento entre as duas comunhões, tanto em nível local como mundial. "[Bettina Krause] - Fonte: Noticiário da AG.

Leia também o texto Roma Ainda é Babilônia? O Poder Papal ainda é a Besta do Apocalipse? e depois retorne a esta página para opinar.

O Que Você Acha Disso?


Remetente: E-mail:


Católico Também é Cristão

E daí? Por que esse estardalhaço todo? Não diz a notícia que a documentação foi publicada? Então, não há nada secreto, mas plena transparência, o que é muito positivo.

Não podemos dialogar, trocar idéias, expor pontos em comum e em divergência com outros? E se fosse com a Igreja Católica? Que problema haveria?

Meu irmão, por que esse 'xenofobia' denominacional? Vamos evoluir. Deixar de lado esses preconceitos tolos. . . Ninguém está acatando idéia de ninguém, apenas buscando mútua compreensão. Isso é necessário num mundo globalizado. Como alguém que tem especial interesse no tema de justificação pela fé, adoraria examinar esse livro. Como poderia obtê-lo?

O anticatolicismo arraigado do adventismo chega a ser algo doentio, tolo, infundado, infrutífero. Vamos buscar o diálogo, o entendimento, a compreensão. Isso não significa absolutamente estar acatando idéias alheias, heresias condenáveis, posições de superioridade de ninguém.

Temos que tratar os demais religiosos com amor, compreensão e entendimento pois com isso todos se beneficiam. Temos pontos em comum com os luteranos, a preciosa herança de Lutero, e por que não podemos ter um bom relacionamento com esses nossos irmãos?

Apenas uma opinião despretensiosa.

Azenilto G. Brito


Igreja Católica é a Prostituta do Apocalipse

O irmão Azenilto me surpreende com tamanha ingenuidade e falta de discernimento do que está por detrás destes tratados! Não precisamos de tratados, mas sim e somente abrirmos a Bíblia! De tratados de paz e solidariedade, já está cheio o mundo e não se resolve nada. A Igreja Católica cede onde é impotente, atraindo a todos com habilidosa diplomacia. Só que foi a "força" que em 1798 fez com que este poder maligno parasse de matar as almas. Tivesse Napoleão ou qualquer outro Poder mantido o Catolicismo como o regente do mundo e ainda estaríamos colhendo madeira para queimar as pessoas. Diga-nos, irmão Azenilto, no que é que de concreto o Papado mudou!?

Se dissesse que nossa igreja mudou e está muito mais próxima da Igreja Católica, eu concordaria. Vimos em Portugal a última NET de sábado com o pastor Feyerabend.

O assunto foi os Três Anjos, Evangelho Eterno, etc, só que o pastor falou, falou, prometeu, emocionou, mas não disse que a Prostituta e mãe Babilônia era a Igreja Católica. Referiu-se a "Igreja Universal". Depois nem sequer mencionou a Terceira Mensagem Angélica e assim termina com uma história para chorar e sentimentalizar as almas.

Perguntamos: Se esse pastor, que é um dos mais reconhecidos e fiéis, não está pregando, quem está?

Esse pastor quando esteve em Portugal, Espinho (Net 97), pregou e disse que Babilônia era a Igreja Católica, mas um departamental da União avisou para não mencionar mais, pois isso espantaria os portugueses católicos. Ele respondeu dizendo que não faria isso e que preferia correr o risco...

Afinal, pelo visto, ele cedeu. Não resistiu a pressão!

Jaime D. Bezerra.


Simplicidade de Pomba e Prudência de Serpente

Eu dei maior destaque ao diálogo com os luteranos, com quem evidentemente temos pontos em comum. Mas insisti em que isso não envolveria qualquer perigo de aceitarmos suas posições. Aliás, correriam eles perigo de acatar posições nossas? E isso, seria bom ou seria mau? Assim, temos que analisar os dois lados da moeda.

Quanto a um provável "diálogo" com a Igreja Católica, eu disse "dialogar" e não "aliar-se com". Também as críticas contra Feyerabend são infundadas. A Sra. White fala que não devemos provocar os adversários com declarações que possam despertar oposição. E a Bíblia recomenda devermos ser "simples como as pombas e prudentes como as serpentes". Se ele obteve orientação de líderes da Obra no país, certamente esses líderes o instruíram segundo conhecem melhor o "clima" religioso nacional. Atacar a religião alheia de modo maciço não iria atrair simpatia alguma. Não se atrai moscas com vinagre, e sim com mel.

Agora, que insinuações haveria por trás desse protesto? Acaso quer-se dizer que tais líderes são "apóstatas" e futuros aliados do Vaticano, ou coisas tais? Seria eu, Azenilto G. Brito, por expor minhas opiniões acima, um "agente secreto de Roma" querendo influenciar a IASD? Talvez haja quem pense assim. Já ouvi um fanaticozinho desses que povoam nossos arraiais alegando que o Samuele Bacchiocchi é, sem dúvida, um agente secreto do Vaticano em nosso meio porque estudou numa universidade católica. Só que ele escreveu foi uma tese em defesa ardorosa do sábado, contra o domingo. Faz sentido tal acusação?

Gente, vamos ser realistas, mansos e prudentes. Só teremos a ganhar com isso.

Azenilto G. Brito


Não Tem "Acordo" com a Serpente

A própria divisão já demonstra nossa falta de preparo como o povo que professa ser o "remanescente" incumbido de dar ao mundo a última mensagem. E que mensagem é esta? "Se alguém adorar a besta, (Papa) e a sua imagem, (protestantismo apóstata/união estado/igreja) e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do cordeiro."

A liderança da igreja católica e suas filhas quer conversar? Ótimo. Aceitem esta mensagem como base de diálogo e está tudo certo, ou chegamos a tal grau de cegueira que poderíamos imaginar Lúcifer dizendo: Senhor, veja, isto eu não aceito, mas a gente pode fazer um acordo: Eu cedo um pouco aquí, e você cede um pouco alí. Bem, qual seria a resposta de Deus? Se somos representantes Dele, nossa resposta é a dele.

Na verdade, o resultado do diálogo com Lúcifer terá sempre um resultado bem interessante, aliás, temos sentido na própria carne o fruto deste dialogo quando uma filha de Deus ousou "dialogar" com a serpente. De lá para cá, os frutos tem demonstrado mais que o fariam quaisquer palavras, morte, violência, roubo, apostasias, estes são os únicos frutos que podemos esperar de um diálogo com a obra prima de Lúcifer e ou suas filhas. É um titanic que não obstante toda sua pompa será mergulhado nas profundezas do inferno tão certo quanto dois e dois são quatro. De minha parte, quero estar distante até do pensamento de qualquer relação com ela (entenda-se bem, nada a ver como os católicos (membros) que carecem de todo nosso amor e compreensão.

E mais, que história é esta de Católicos também são cristãos? Católicos são adoradores de Baal, sinceros ou não ainda prestam o seu culto a Baal e a Tamuz, sacrificando diariamente seus filhos aos ídolos que lá estão, Cristão é aquele que aceita a Cristo como seu único mediador, (não o papa) Cristão é aquele que foi, pelos méritos de Cristo, e somente Dele, adotado na família Celestial, estes são os filhos de Deus, antes disso, são criaturas de Deus, o que é bem diferente. Vamos evoluir? É impressionante como esta palavra é usada hoje, interessante que esta palavra não se acha nem na bíblia e nem no espírito de profecia, enquanto Deus nos pede que observemos o passado, olhemos para a fé de nossos primeiros pais, nossos líderes bombardeiam-nos com a "suposta necessidade" de evolução, não, não precisamos evoluir, precisamos retornar, voltar ao nosso primeiro amor, reencontrar nossas raízes como o único povo protestante. Protestar é simples: 

O papa diz: Não há mais céu, nos dizemos, há. O papa diz: O purgatório existe, nós dizemos: não existe. O papa diz que é o cabeça da igreja, nós dizemos: É mentira, o Cabeça é Cristo. O evangelho de Cristo não foi dado para ser dialogado, e sim aceito. E a cúpula católica não dialoga com ninguém: O que não consegue pelo engano, busca pela força. Se você acredita que se pode dialogar, então vai e tenta dialogar com uma serpente, e depois, apresente o resultado deste "diálogo". 

Simplicidade das pombas é andar humildemente com Deus e obedecê-lo, e prudência da serpente é não arriscar, não entrar em contato, nem chegar perto daquilo que é perigoso, aliás, se a algo que se pode aprender da liderança católica é isto, não é a toa que a prudência é colocada como um atributo católico. "A igreja católica, prudente como as serpentes, jamais muda e jamais mudará, e qualquer que tente faze-la mudar, está lutando contra a profecia Divina que adverte que ela sucumbirá finalmente, e a todos envia um chamado de misericórdia dizendo: "Sai dela povo meu"

O mal contra ela já está decretado, pode-se pela fé ver o anjo com seu cálice pronto. "Sai dela povo meu". Este é o único acordo possível.

.................................


Ataques Não Garantem Vitória

Dentre todos os aspectos eclesiásticos, o que me chama mais atenção é o fato que sermos um povo racional. Com uma fé e um diálogo também racional. 

Vejo que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem crescido em credibilidade perante a Prostituta do Apocalipse, pelo simples fato de usar raconalmente as palavras, e suas convicções religiosas. Devemos ser cordiais e prestativos, porém sem nos unir enm ecumenismo perdendo nossas convicções religiosas.
Não conheço uma única ocasião em que saímos vitoriosos por atacar qualquer igreja. Devemos ser simples como uma pomba e astutos como as serpentes.

Luís Martini


Radicalismo Irracional

Em primeiro lugar, deram o título "Católico Também é Cristão" sem nenhuma base no que eu escrevi. Não é afirmação minha, pois estou enfatizando o diálogo com os luteranos, com quem temos pontos em comum. Mas será que no meio católico não há cristãos sinceros e genuínos? A Sra. White diz que entre todas as comunidades religiosas há verdadeiros filhos de Deus, "não excluindo a comunidade católica romana".

Agora, atacar outras religiões assim dogmaticamente, com afirmações baseadas em simbologia bíblica, é pior do que procurar um diálogo para melhor entendimento mútuo. Tenho experiência de diálogos com evangélicos, com os quais convivo freqüentemente por razões familiares e profissionais, e digo e afirmo: há enorme incompreensão desses religiosos quanto à fé adventista, o que é lamentável, mas também enorme incompreensão dos adventistas com relação a esses religiosos. 

Essa falta de diálogo leva a isso mesmo--incompreensão, preconceito e radicalismo, sobretudo daqueles que adotam uma postura de conservadorismo tolo, desinformado e preconceituoso,  de parte a parte.

Sim, temos que evoluir como cidadãos, como cristãos, como pesquisadores dos fatos. Dogmatizar sobre símbolos apocalípticos tem-se demonstrado uma fonte de perplexidade na história adventista, como o episódio do "secamento do Rio Eufrates", de Josias Litch, demonstrou. Ele garantia que com o fim do Império Otomano seguir-se-ia o Armagedom. Isso ocorreu e o Armagedom até hoje não deu o ar de sua graça.

Sabiam meus bons amigos e irmãos que a famosa continha do 666 baseado no suposto "título oficial do papa--Vicarius Filii Dei" não tem o mínimo fundamento nos fatos? O título oficial do papa é "Vicarius Christi", e não esse outro inventado não sei por quem... Com isso não estou defendendo absolutamente uma união ecumênica adventismo/catolicismo, nem recuando das convicções de que o catolicismo está laborando em erro doutrinário em vários aspectos. Só que temos de evoluir, sim, deixar os conceitos apocalípticos do século XIX para aquela boa gente do século XIX com suas concepções infantis e muitas vezes fantasiosas.

Esse apego à tradição interpretativa de Urias Smith e outros de nossos sinceros, porém pouco ilustrados, pioneiros é tão mau quanto o apego dos católicos à tradição religiosa de sua fé sobre a revelação bíblica. Nós precisamos evoluir, e eles também. Quando todos evoluírem, todos ganharão e estarão mais próximos da verdade. 

Eu digo isso e assino em baixo, ao contrário de quem escreveu essas barbaridades acima anonimamente. Neste ponto esse cavalheiro (ou dama)
também precisa evoluir...

Prof. Azenilto G. Brito, Belo Horizonte, MG.

Nota do Editor: O nome do missivista anterior foi omitido para evitar-lhe problemas na igreja a que pertence.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com