Surge uma nova organização ecumênica

André Mello

O Conselho Nacional das Igrejas está tentando formar uma nova organização, que teria pela primeira vez a inclusão de todas as maiores filiais de igrejas cristãs dos Estados Unidos da América. Esta decisão foi tomada na última terça-feira, dia 30, pelo Conselho Ecumênico.
Se concluída com sucesso essa nova formação ecumênica, seriam cessados os problemas para o conselho, havendo assim uma reunião com todas as principais linhas evangélicas, como as igrejas protestantes, negro-protestantes e denominações ortodoxas. Muitos cristãos nos Estados Unidos da América estão alienados do conselho, como a Igreja Católica Romana e grupos evangélicos ou pentecostais. 
Uma nova reunião do Conselho da Assembléia Nacional está marcada para novembro, havendo assim um encontro de cerca 50 membros do conselho, que precederá conversas com líderes católicos, evangélicos e pentecostais, solicitando deles a entrada juntamente com o processo e propondo os novos passos para a união ecumênica.
Obstáculos
O projeto tem encontrado inúmeros obstáculos, tanto na área ideológica como na prática.
Protestantes conservadores - evangélicos pentecostais, batistas sulistas - têm tido indiferenças e hostilidades em direção de acusações sobre o liberalismo teológico e alegando que certas medidas estão sendo tomadas por interesses políticos.
Algumas gerações atrás a Igreja Católica Norte-Americana decidiu não fazer parte do conselho, pois parcialmente a Igreja Católica Romana tinha em suas mãos 50 milhões de membros. Com o surgimento de 35 denominações diferentes, a igreja se deparou com um grande problema, que consistia na perda de seus assíduos membros. Por decorrência deste acontecido, a Igreja Católica resolveu rever sua posição a respeito da participação no conselho.
Vendo este ponto de vista, o reverendo Edgar Robert, chefe executivo do conselho, enviou uma proposta há duas semanas para a Conferência Nacional dos Bispos da Igreja Católica, para os batistas sulistas (a maior denominação protestante dos EUA) e também para a Associação Nacional dos Evangélicos, tentando acertar uma data para se realizar o mais rápido possível uma reunião para se acertar a união ecumênica. 

http://agencia.iaec2.br/ultimas/junho2000/ecumenisno.htm 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com