ESPÍRITO MAU: Associação Quer Impedir Igreja de Ajoelhar-se Perante Deus 

Quanto à Igreja de Poá, o que posso lhe dizer é que estou muito mal impressionado com tudo o que estou vendo. O que tenho visto por la é estarrecedor. Os homens da Organização têm usado todas as técnicas ensinadas por Maquiavel em  "O Príncipe" e todas as estratégias de guerrilha usadas por Amílcar e Aníbal Barca. Até armistícios têm sido usados para tomar fôlego e tentar pegar a igreja distraída com um grande pelotão de combate que não desse chance para a reação!

Sem dúvida, o que se prevê é um grande "ataque das forças de reservas". Até o momento, alguns homens da própria Organização (creio que inspirados por Deus e pela Verdade) têm mostrado uma compreensão mais clara dos problemas, mas, tudo indica que, ao final, a "cidadela" de Poá cairá, pois não haverá como resistir aos embates a que está sendo submetida. 

Teologicamente, a discussão se prende ao fato de que a Igreja de Poá, por voto da Igreja, insiste em orar sempre de joelhos, e a Organização insiste que a última oração deve ser em pé. Você pode não acreditar, mas a razão é só essa. Quanto ao ancião, a briga é porque o mesmo tem um grande poder de persuasão, tem um profundo conhecimento dos textos da Sra. White e procura ensiná-los, e isso evidentemente contraria os brios dos pastores e da Associação.

É pena, mas pelo que posso ver, no final haverá uma divisão na Igreja. Muitos a deixarão e eu não sei para onde irão. Muitos ficarão, porém, magoados e feridos e os que provocaram tal situação com o apoio da Organização, achar-se-ão vitoriosos e nada produzirão, pois nada produziram todo o tempo que permaneceram na liderança da igreja.

Tenho noticias de que a Associação estaria  pretendendo fazer uma reunião em Poá, dando direito de voto para todos os membros  de outras igrejas do distrito o que seria a única forma de ganhar uma eleição contra a igreja local. Note que o atual distrito de Poá foi formado artificialmente sendo sua composição majoritária formada  por igrejas de Ferraz de Vasconcelos. Há uma Igreja de Poá com mais 3 grupos, e duas Igrejas de Ferraz de Vasconcelos com 3 grupos. Posso estar errado nesses números, mas seguramente a grande maioria pertence a Ferraz de Vasconcelos, que é uma comunidade completamente diferente, tanto em costumes como aspirações. Basta andar um pouco pela duas cidades e verificar isso.

Seguramente uma estrutura distrital formada nos moldes do grande cartaginês Aníbal Barca com uma forma de ação digna de Maquiavel!  

Assina um espectador estarrecido.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com