Opinião: O Que Vai Acontecer Hoje em Poá, SP

Está marcada para hoje às 20h a reunião da igreja de Poá com representantes da União Central Brasileira e Associação Paulista Leste. Dou aqui o meu palpite sobre o que pode acontecer:

(1) Creio que os representantes da UCB virão de forma menos truculenta, menos autoritária e menos arrogante do que os da APL.

(2) Muito provavelmente demonstrarão uma abertura ao diálogo muito superior ao demonstrado pela APL. Mas não deverão permitir que a reunião seja gravada em áudio nem vídeo. Este tipo de registro é muito comprometedor e acredito que não permitirão este registro (posso me enganar aqui).

(3) Darão a palavra a todos os membros que desejarem se manifestar. O que significa que a reunião poderá avançar até altas horas da noite.

(4) Não admitirão de forma clara que houve erro da APL nos procedimentos do dia 09/06/2001 (mea culpa é estratégia pouco usada). Teoricamente sempre admitem que são falhos, mas nunca admitem uma falha prática de forma objetiva - erramos nisto, nisto e nisto - isso raramente fazem. No máximo dirão que todos nós somos falhos e sempre haverá falhas na Associação como também na igreja. As falhas da igreja local poderão ser mencionadas de forma mais objetiva, por exemplo, procedimento desfavorável à unidade da Igreja, resistência em admitir a autoridade da igreja, etc...

(5) Embora a postura adotada possa ser de simpatia e aparentemente democrática creio que baterão firme na necessidade de unidade comportamental e evangelística da igreja de Poá, ou seja, a igreja de Poá deverá adotar o mesmo procedimento das outras igrejas adventistas. Caso contrário...

(6) Creio que apelarão para que a igreja vote abrindo mão dos seus "diferenciais": oração de joelhos no final do culto e evangelismo focado nas 3 mensagens angélicas e busca constante por reformas. Tudo isso em benefício da unidade, para se adequar à maioria. Aspectos emocionais são freqüentemente usados: "Somos uma família", "vamos viver unidos", "só o amor constrói", "não vamos deixar que pequenos detalhes tirem nossa paz", etc...

Hoje existe um monstro na IASD chamado "opinião pública" e "internet" o que torna bastante difícil e delicada a ação da UCB. Não podem mais chegar detonando pois amanhã todo o mundo (literalmente todo o mundo) ficará sabendo o que aconteceu na reunião de hoje.

Tudo que escrevi acima é algo muito pessoal e baseado em experiências anteriores com a Administração.

Ricardo Nicotra

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com