Pode Deus Falar Através do Rock Gospel?

Venho através deste e-mail, expressar-me de forma direta pela primeira vez aos meus queridos irmãos adventistas do sétimo dia. Imagino que terão em sua maioria opinião totalmente oposta a minha.

Sou adventista desde meus 11 anos de idade, mas sempre estudei numa escola adventista. Aliás, nunca estudei em nenhuma outra escola, nem mesmo faculdade-não adventista.

Talvez eu poderia comentar como durante esses 11 anos de adventismo a minha opinião sobre a musica gospel mundial foi criada, mas prefiro apenas comentar sobre alguns fatos que estão me deixando triste e ao mesmo tempo feliz, porque sei que o fim desde mundo está muito próximo.

Também não gostaria de apresentar aos irmãos com a origem da música no céu, onde Lúcifer era o regente do coro celestial. Ou a origem da música na terra e como o diabo tem se esforçado para acabar com a nossa fé e dependência de Deus através dela. Ou mesmo como chegamos a nossa música atual.

Mas o que eu quero falar é realmente sobre a atualidade de nossa música. Sabemos que existem muitos tipos diferentes de músicos neste mundo. Uns que são apenas instrumentistas, outros que são apenas vocalistas, outros que misturam tipos de sons diferentes e ritmos adversos, uns que aderem ao estilo clássico da música, outros que aderem ao estilo moderno. Enfim, existem inúmeros tipos diferentes de música neste mundo. Isso é um fato.

Eu pergunto, quantos desses tipos de música podem ser usados por Deus para trazer Seus filhos de volta ao seu rebanho? Darei a minha resposta em algumas linhas abaixo.

O Senhor é nosso pastor e cuida de nós como suas ovelhas ("Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Livra-las-ei de todos os lugares por onde foram espalhadas, no dia de nuvens e de escuridão." Ezequiel 34:12), ("Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor." João 10:16)

Eu acredito que como o salmista Davi declarou, "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." Salmos 23:4. Nosso Senhor se preocupa imensa e exclusivamente com a nossa salvação. Para Ele não importa se ele nos resgata do abismo com uma legião de anjos gloriosos, ou apenas com um cajado. O que importa para Cristo, é nos resgatar.

Então volto a fazer a mesma pergunta, quantos desses tipos de música podem ser usados por Deus para trazer Seus filhos de volta ao seu rebanho? TODOS!

Obviamente alguns dos ritmos musicais são apelativos e totalmente em oposição a Cristo (como o Heavy Metal de bandas como Iron Maiden, Metallica, White Zombie, etc...) com certeza. Mas o que impede Cristo de usar essas músicas para mostrar a Si mesmo para as pessoas? NADA!

Conheço pessoas que se converteram a Cristo em meio a alguns dos piores shows de rock que existem, e isso é conversão verdadeira? COM CERTEZA!

Por que? Porque como eu já disse, a Deus não importa onde você esteja, como você esteja, o que importa é que você seja resgatado.

Se você concorda ou não comigo até aqui, pelo menos continue lendo, eu ficaria muito agradecido.

Agora, como será que podemos nos utilizar desses determinados estilos de música para darmos louvor a Deus, ou como nosso irmão Sidney declarou "...o White Metal como ministério sério de evangelismo"?

Da mesma forma como Tom de Vida, Fernando Iglesias, Arautos do Rei, Som e Louvor, Prisma, Coral Jovem do IASP, Pedra Coral, etc, fazem. Se você acompanha alguns desses grupos ou pessoas, sabe que eles utilizam músicas que vem dos Estados Unidos da América para louvarem a Deus e evangelizarem. Tom de Vida com Brian Mcknight, Fernando Iglesias com Ray Boltz, Arautos do Rei com 4Him e etc...

E isso é errado? Obviamente que não. Pela iluminação do Espírito Santo, esses grupos utilizaram músicas com estilos mundanos, tais como o Rythm & Blues, Pop/rock americanos que derivam do Rock'n'roll criado por Elvis Presley nos anos 60, o heavy metal e logo apos o "white metal", que também foram influenciados através de Elvis. Satanás perde cada batalha que ele trava quando influencia (não digo cria, porque Satanás não tem o poder de criar, ele apenas muda algumas coisas) a criação de determinados estilos de música e essas músicas se tornam instrumentos nas mãos de pessoas consagradas a Cristo para louvar ao nosso Deus e trazer mais pessoas de volta ao rebanho de Cristo.

Da mesma forma que utilizamos a TV, que claramente foi um objeto influenciado por Satanás para afastarmos mais de Deus e do próximo, e muitas outras coisas que nos usamos para mostrarmos a Cristo para as outras pessoas.

Portanto, faço outra pergunta: por que Deus nos deu uma variedade de alimentos para degustarmos? Por que não apenas fez a maçã, ou apenas a banana? Porque Deus é um Deus criativo, que se deleita em ver-nos plenamente felizes, Porque ele é um Deus de variedades, porque é um Deus completo.

Por que Deus não apenas fez nossa voz para louvá-lo? Porque criou instrumentos musicais? PELA MESMA RAZÃO! "Porque é ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e anda sobre os lugares altos da terra; o Senhor, o Deus dos exércitos é o seu nome." Amos 4:13

É claro que, como diz a música, absolutamente inspirada, dos Arautos do Rei, "Calma, Mansa, Serena, tranqüila é a voz do Meu Salvador... ...e sua voz não vai estar no forte vento, no terremoto, ou no fogo intenso, mas na tranqüila brisa a sussurrar, eu sei que ALI a voz de Deus ESTÁ!"

Deus não é um Deus de rock, pop, soul, etc... Ele é muito mais do que isso. Deus nos convida a ouvirmos sua voz. Apreciarmos a sua criação, darmos louvor a Ele. Se fazemos isso independente do estilo de música que escutamos, DEUS SEJA LOUVADO!

Nos preocupamos com tanta mesquinharia, com atos fúteis, com causas perdidas, e nos esquecemos de ouvir a voz de Deus. Queridos irmãos, precisamos de um reavivamento na igreja, precisamos da vitória em nosso ser. Precisamos declarar a Cristo como nosso Salvador, e mostrar Ele as outras pessoas. Não existe 1 só método de evangelismo, 1 só tipo de roupa para usar, 1 só música a ouvir, etc... o que existe é 1 SÓ CRISTO!

Vamos ser humildes o suficiente para entendermos que Cristo é muito mais do que todas as nossas idéias, que Ele é muito maior do que possamos entender "e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus." Efesios 3:19

Por favor, irmãos, imploro para que olhemos pra Cristo, somente a Cristo. Se temos um determinado pecado dentro de nós, arranquemos ele de nosso coração, entreguemos tudo a Jesus. Se temos alguns ritmos que gostamos mais do que o outro (com relação a música), AMEM, Deus não nos  criou como robôs. Vamos olhar além disso! Se nosso irmão gosta de maçã e nós não, não o condenemos, Vamos amá-lo.

Satanás se deleita em ver-nos discutindo por motivos fúteis. Se tivéssemos mais humildade para colocar Cristo sempre, a toda manha em nossa vida. "A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lam. 3:22-23. Não daremos espaço para Satanás entrar em nossa vida.

Oro constantemente para que Cristo volte ainda quando eu esteja vivo, porque quero fazer parte do reavivamento espiritual em nosso mundo. Estou cansado de sofrer ao ver meus irmãos brigando entre si, a discutir sobre coisas que não nos elevam espiritualmente.

Ellen White, em seu livro, O Desejado de todas as Nações, declara que se passássemos pelo menos 15 minutos de nosso dia contemplando a vida de Cristo, faríamos uma reviravolta no mundo.

Não é esse o seu desejo meu irmão? Não é esse o seu anseio no coração? Se sim, então vamos nos esquecer de olhar para as diferenças que temos entre nos, e vamos nos unir a Cristo. Arrancar tudo o que é maligno de nosso meio e trazer a Cristo ao nosso coração e aos dos outros. Vamos ajudar a esses grupos de "White metal", "rock gospel", "pop gospel", "samba gospel", "??? gospel", a olharem a Cristo e através das músicas deles que eles possam trazer mais e mais pessoas para Cristo, pois só Cristo salva. Não são nossas boas obras, ("não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo," Tito 3:5)

Confesso que admiro muitos grupos de ritmos diferentes desde Arautos do Rei, ate Stauros ambos os extremos em questão musical. Tenho percebido que ser eclético nesse sentido não prejudicou a minha fé, mas a aumentou. Eu pude perceber, é claro que nunca plenamente pois é impossível, que Cristo é muito mais do que 4 minutos de musica.

Por isso aqui vai a letra de uma banda de rock gospel (Oficina G3), de onde quando ouço a música tiro forca e renovação para buscar a Cristo cada vez mais em minha vida. Não digo que estou certo e todos as outras pessoas devem fazer o mesmo, mas digo que não importa a música que você admira, o que importa é que ela eleve seu espírito a mais perto de Cristo, e não o separe dEle.

"O mundo não consegue entender 
o motivo que nos faz viver
Olhando pra frente
Ter algo mais, ser TÃO DIFERENTE
DOS HOMENS E DE SUAS MÁS AÇÕES:
Grande fonte de decepções.
Onde não há vida para se enxergar,
Mas um motivo que nos faz cantar,
Vida, nós temos vida com Jesus
Vida, Ele nos trouxe lá na cruz" 

OFICINA G3 - Vida

Obrigado, espero que esta mensagem seja publicada mesmo sabendo que Satanás esta furioso a perceber que nos, irmãos, estamos buscando a conciliação com Cristo a cada dia. Agradeço pelo espaço que esse site nos da para que possamos acordar de nossa mornidão. Obrigado, irmão Robson.

"Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas." I Timóteo 6:12. Amém - Marcelo Plioplis.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com