Se a Trindade Não Existe,
Como Fica o Pecado Contra o Espírito Santo?

 

Prezado Sr Robson,

Antes de mais nada peço a ajuda do Espírito Santo para me dar habilidade suficiente de conversar sobre este tema, confiado na promessa bíblica de Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.”  Parafraseando peço que eu possa ser testemunha Dele em um site da internet também.

Gostaria de saber sobre quem Jesus estava falando quando disse?

Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á isso perdoado, mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.” (Mateus 12:31, 32.)

“Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados, e as blasfêmias que proferirem. Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno.” (Marcos 3:28, 29)

Vemos então que Jesus afirma a existência do Espírito Santo e mais, diz também que podemos pecar contra ele. Destes versos vemos que a blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado que nunca pode ser perdoado. Não tenho a  intenção e nem o atrevimento de discursar sobre tal assunto, mas isto me leva a pensar se estas pessoas que hoje estão rejeitando a Trindade não estariam blasfemando contra o Espírito Santo?

E ao blasfemar contra o Espírito Santo estas pessoas estão blasfemando diretamente contra Deus também, vide o caso de Ananias.

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3-4

Ellen White faz algumas citações sobre o poder e a ação do Espírito Santo, relaciono algumas entre muitas abaixo:

“Ao irmos ao Senhor em busca do Espírito Santo, Este operará em nós mansidão e humildade, bem como consciente confiança de que Deus nos concederá a aperfeiçoadora chuva serôdia.” Testemunhos Para Ministros, págs. 507 e 509.

“O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo. A boa obra começada será terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes aos de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados.” Conselhos Sobre Saúde, pág. 561.

“Podemos ter tido uma medida do Espírito de Deus, mas tanto pela oração como pela fé devemos buscar continuamente mais do Espírito.” Eventos Finais, pág 162.

É verdade que a palavra Trindade não está na Bíblia, mas a verdade sobre a Trindade é evidente nas Escrituras. Não podemos entender completamente a Trindade. Se pudéssemos entender completamente a Deus, Ele seria como nós. Ele está além da nossa compreensão.

O Espírito Santo trabalha pacientemente, pleiteando com todos nós para fazer o que é correto, e voltar-nos a Deus antes que seja tarde demais. É de surpreender quão longamente Deus trabalha com os homens. A Bíblia indica claramente que o Espírito é uma pessoa, não apenas um poder. Uma prova disto é que a Bíblia nos diz que o Espírito tem emoções. Ele pode ser ofendido:

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30.)

Temo profundamente que esta simples carta não encontre lugar para ancorar, pois muitas pessoas podem talvez ter dado o passo definitivo para silenciar o Espírito Santo, estando já com os corações endurecidos e não mais suscetíveis ao toque do Espírito Santo.

Mas oro a Deus, que pessoas que ainda estejam suscetíveis ao toque do Espírito Santo, e que possuam muito mais conhecimento do que eu, possam combater estas idéias espúrias que estão a enredar a muitos.

“Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim  como fizeram vossos pais, também vós o fazeis.” (Atos 6:51)

Atenciosamente,

Mário Sérgio


Resposta do Editor

Obrigado por nos escrever, irmão. E esteja certo de que esta resposta também foi preparada em espírito de oração e total dependência da revelação divina, através da Bíblia. Se temos divergências, vamos dirimi-las através do Livro Sagrado.

E podemos começar, verificando o contexto em que esses versos referentes à "blasfêmia contra o Espírito" estão inseridos: Mateus 12:22-32; Marcos 3:20-30; e Lucas 11:14-26.

Antecedente importante:

Mateus 12:14-21: "Retirando-se, porém, os fariseus, conspiravam contra ele, sobre como lhe tirariam a vida. Mas Jesus, sabendo disto, afastou-se dali. Muitos o seguiram, e a todos ele curou, advertindo-lhes, porém, que o não expusessem à publicidade, para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta Isaías: Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz. Farei repousar sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará juízo aos gentios. Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá nas praças a sua voz. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo. E, no seu nome, esperarão os gentios."

Estes versos que antecedem ao relato do incidente que motivou as afirmações de Jesus Cristo sobre o pecado contra o Espírito Santo, permitem-nos fazer uma conexão prévia entre os ensinos do Antigo e do Novo Testamento acerca da Divindade. Neles, fica muito clara a existência pessoal e divina unicamente de Deus Pai e do Filho de Deus, sobre quem o Pai poria Seu próprio Espírito, quando Se fizesse carne para libertar a humanidade do domínio de Satanás.

Nosso Pai celestial é quem estava falando, através do profeta Isaías. E Ele prometeu fazer Seu Espírito repousar sobre Seu Servo, Jesus Cristo. Perceba que se o Espírito Santo fosse uma terceira pessoa da Divindade, o Pai estaria dizendo que anularia a Jesus, sobrepondo-lhe a personalidade do Espírito.

Nesse caso, talvez até a redação do texto profético tivesse de ser feita de outra forma:

"Eis o nosso Servo (temporariamente porque também é Deus como nós), que O escolhemos, o nosso Amado, em quem as nossas almas se comprazem. Combinamos de fazer repousar um de nós (O Espírito) sobre Ele, e Ele (O Filho) anunciará..."

O que o texto, de fato, diz é que o Espírito do próprio Pai atuaria sobre a mente do Filho, capacitando-O para Seu ministério salvador. Note também que o Espírito de Deus está subordinado ao próprio Deus. É o Pai quem toma a iniciativa: "[Eu] farei repousar sobre Ele o Meu espírito..."

Se houvesse uma Trindade e pecar contra o Espírito Santo, negando-O, fosse o pecado máximo, como muitos imaginam, teríamos de admitir esse terceiro personagem como estando acima do Pai e do Filho!

Mateus 12:22-32

1. A reação do endemoninhado

"Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver."

Possuído por um espírito mau, aquele homem não podia ver nem falar até que foi levado à presença do Filho de Deus, sobre quem o Pai fizera repousar Seu próprio Espírito no batismo, dizendo: "Este é o Meu Filho amado, em quem me comprazo..."

Se houvesse Trindade de co-iguais, co-eternos, etc, Pai e Espírito teriam que haver dito, em dupla, por ocasião do batismo: "Este é o nosso Filho amado (de faz de conta, porque é tão Deus quanto nós), em quem nos comprazemos..." E caso o Espírito de Deus fosse uma terceira pessoa, separada de Deus Pai, o Pai, de fato, de Jesus Cristo teria sido o Espírito Santo, pois é dito que Maria se achou grávida dEste!

Consciente, porém, de que o Espírito do Senhor estava sobre Ele para libertar os cativos do pecado e das garras de Satanás, Jesus Cristo restaurou a visão e a fala daquele pobre homem, expulsando o demônio que o atormentava.

2. A reação da multidão

"E toda a multidão se admirava e dizia: É este, porventura, o Filho de Davi?"

A multidão se surpreendeu ao observar que as profecias do Antigo Testamento pareciam estar se cumprindo diante de seus olhos. Imaginou então que o Nazareno poderia realmente ser o Messias prometido, como alguns já supunham.

3. A reação dos fariseus

"Mas os fariseus, ouvindo isto, murmuravam: Este não expele demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios."

BLASFÊMIA! Disseram que o Filho de Deus era parceiro do Diabo; que o Espírito do Pai, que realizara aquela boa obra, era o espírito do próprio Satanás. Para eles, Jesus Cristo era um exorcista endemoninhado. Uma completa inversão de valores!

4. A reação de Jesus

REPREENDEU
"Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino? E, se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes."

O Filho de Deus os repreendeu e disse que não fazia sentido Satanás trabalhar contra si mesmo e que os judeus-exorcistas também expulsavam demônios pelo mesmo poder que Ele... Ou não?

ALERTOU
"Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós. Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa."

Jesus alertou que se eles admitissem que o Espírito de Deus estava sobre Ele, havia esperança de salvação para eles, porque estavam diante dAquele a quem Deus dera poder para resgatá-los do diabo.

EXIGIU DECISÃO
"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha."

Ninguém pode permanecer indiferente perante o Filho de Deus. Mais dia ou menos dia, chega o momento de nos posicionar: Jesus Cristo veio do Pai, ou do Maligno? Se acreditarmos que veio de Deus, todos os nossos pecados podem ser perdoados!

APELOU
"Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir."

Todo pecado e blasfêmia pode ser perdoado unicamente para aqueles que admitem que o Espírito do Pai estava sobre Jesus Cristo e O aceitam como Salvador. Aqueles, porém, que blasfemam contra o Espírito de Deus, atribuindo ao Diabo as obras de libertação física, mental ou espiritual realizadas por Jesus, não terão como ser perdoados nunca, a menos que mudem de idéia.

Observe também que Jesus utiliza as expressões "Espírito de Deus", "Espírito" e "Espírito Santo" de forma intercambiável, mas nunca como se identificassem uma terceira pessoa divina (Deus Espírito).

Ninguém tem obrigação de reconhecer imediatamente o Filho de Deus numa figura humana, mas todos temos o dever de reconhecer uma obra de Deus quando Este opera miraculosamente através de Seu filho. Também não temos o direito de atribuí-la ao diabo. O pecado imperdoável é evidenciado pela completa cegueira e inversão espiritual de valores, a ponto de chamar ao bem mal e às trevas, luz, rejeitando a salvação providenciada pelo Pai, através de Jesus Cristo.

Lucas 11:20-26.

O relato sinótico do Evangelho de Marcos é muito semelhante ao de Mateus e, por isso, não o analisaremos detidamente aqui. Mas o registro feito por Lucas tem dois detalhes adicionais interessantes:

    "...Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós. Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos. Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro."

    Primeiro, observe que expulsar os demônios "pelo Espírito de Deus", como escreveu Mateus, ou "pelo dedo de Deus", conforme Lucas, são expressões sinônimas na Bíblia e não querem dizer "exorcizar pelo poder da terceira pessoa da trindade". Significam recorrer à autoridade conferida por Deus, através da capacitação mediante o Seu Espírito para enfrentar o inimigo das almas.

    O evangelho de Lucas não faz referência ao pecado imperdoável nesse momento, acrescentando esse ensinamento de Jesus apenas posteriormente numa outra situação (Lucas 12:8-10). Descreve, porém, a triste condição daqueles que rejeitam a habitação interior do Espírito de Deus e permitem o domínio dos demônios sobre sua própria vida. O resultado dessas repetidas rejeições ao Espírito de Deus é sempre pior que o anterior e, por fim, poderá não haver salvação para essa pessoa.

Conclusão

O pecado contra o Espírito Santo não é negar que este seja uma das supostas três pessoas da trindade, mas atribuir a Satanás a ação libertadora do Espírito de Deus, através de Jesus Cristo, como se fosse o poder do maligno em ação. Pecar contra o Espírito de Deus é rejeitar a origem divina da Salvação oferecida pelo Pai por meio de Jesus Cristo e, assim, optar por perder-se para sempre.

Lucas 12:8-10: "Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que proferir uma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas, para o que blasfemar contra o Espírito Santo, não haverá perdão."

As frases em negrito no texto acima, portanto, equivalem-se. Negar a origem divina do ministério de Jesus Cristo é blasfemar contra o Espírito Santo, colocando-se numa situação em que não haverá possibilidade de perdão. -- Robson Ramos. 


Caro Robson,

Quem lhe escreve é o irmão A.V., aquele que Deus tem agraciado com algumas visões, inclusive aquela "do trem", que falava sobre a doutrina da Trindade estar levando o mundo e a igreja à perdição (aliás fiquei impressionado com o seu sonho).

Estava eu hoje dando uma olhada no seu site quando percebi uma manchete que falava de um irmão que dizia ser justamente o pecado contra o Espírito Santo, descrer que ele seria uma das pessoas da Trindade.

Para somar com sua, já suficiente, resposta envio um CLARÍSSIMO texto, dos muitos da Sra. White, que deixa claro que o chamado pecado contra o Espírito Santo não é, nem poderia ser, negar a satânica doutrina da Santíssima Trindade.

"Que constitui o pecado contra o Espírito Santo? - Está em voluntariamente atribuir a Satanás a obra do Espírito Santo. Por exemplo: Suponhamos que alguém seja testemunha de uma nova manifestação especial do Espírito de Deus. Possui prova convincente de que o fato está em harmonia com as Escrituras, e o Espírito testemunha com seu espírito que é de Deus. Depois, entretanto, a pessoa cai em tentação; orgulho, convencimento, ou qualquer outro mau traço, a dominam; e, ao rejeitar todas as provas de seu divino caráter, declara que tudo o que antes reconhecera como sendo o poder do Espírito Santo era apenas o de Satanás. É por meio de Seu Espírito que Deus opera no coração humano; e quando o homem voluntariamente rejeita o Espírito, e declara ser o de Satanás, intercepta o conduto por meio do qual Deus Se pode comunicar com ele. Pela negação da prova que Deus Se dignou conceder-lhe, apaga a luz que lhe estivera a brilhar no coração, e, como resultado, é deixado em trevas. Assim se verificam as palavras de Cristo: 'Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!' Mat. 6:23." TS II, p.265.

Em tempo: não sou brasileiro, sou argentino, de Buenos Aires. Vivo há três anos, com muito prazer neste belo país. Quando o irmão Jairo relatou a visão, esqueceu de comunicar este detalhe. Porém é importante, creio eu, que todos saibam disso, para perceber que Deus já está atuando com pessoas de todo o mundo e de todas as línguas.

Também em tempo lembro que um FORTE material está sendo preparado, por um irmão brasileiro, sobre este tema, que, creio, irá de uma só vez elucidar boa parte destas e de outras dúvidas sobre este tema.

Que Dios les bendiga!

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com