Dissidente Mas Feliz, Mais Dissidente é Quem me Diz!

 

O telefone toca...

Eu: Alô! Em que posso ajudar?

Irmão: O que está acontecendo contigo! Você sumiu da Igreja Central?

Eu: Puxa! Que bom! O senhor notou a minha ausência na Igreja? E ainda não veio me visitar?

Irmão: Olha, eu tenho ouvido notícias que você está fundando uma igreja ou fazendo parte de um movimento dissidente, é verdade?

Eu: Quem disse que estou formando uma igreja? Baseado no quê o irmão fala isso? Como o irmão soube disso?

Irmão: É o que se comenta!

Eu: É meu irmão! É a velha “língua” adventista que é capaz de falar tudo, menos com a pessoa envolvida na questão. Aliás, a difamação parece ser uma característica de muitos adventistas do  sétimo dia. Estou ausente a alguns meses da Igreja Central e ninguém veio visitar-me, para saber como eu e minha família estamos. Porém, falar ao meu respeito, é bem mais fácil!

 

Depois de algum tempo de conversação pelo telefone:

Irmão: O irmão precisa ser humilde e reconhecer que a IASD é certa e tem a verdade!

Eu: Certa no quê e em qual verdade?

Irmão: Você sabe que só existe salvação na Igreja Adventista do Sétimo Dia. E se você sair dela, você está perdido! Muito mais você que já foi pastor dela!

Eu: Como é que é!? Quer dizer que a salvação só é possível encontrar na IASD?

Irmão: Para quem conhece a verdade, sim!

Eu: Então, baseado no que disseram, ou no que o senhor ouviu falar, o irmão está afirmando que eu estou perdido?

Irmão: Exatamente! Por isso o irmão precisa ser humilde e reconhecer a soberania da igreja!

Eu: irmão, quem o colocou como juiz entre mim e o Senhor para fazer tal declaração envolvendo a minha salvação? O senhor por acaso está assumindo a função do Espírito Santo? Quem é o senhor para fazer tal afirmação?

Irmão: Estou fazendo com base naquilo que o irmão já conhece. O Espírito de Profecia afirma isso!

Eu: Em qual livro? Testemunhos Secretos ou Mensagens Escondidas? Francamente, irmão! Olha, eu respeito suas cãs, mas não posso concordar com esse absurdo. E pelo teor da nossa conversa, eu não sei, de fato, quem está mais perdido entre nós dois!

 

É incrível como os pastores adventistas conseguiram, ao longo de tantos anos, obtusar a cabeça de muita gente com a salvação condicionada à IASD. Esta questão é tão forte na mente de muitos que, em algumas regiões, as pessoas são aconselhadas a nunca freqüentar ou visitar uma igreja de outra denominação. Aproximação com evangélicos, só para proselitismo. Ao longo dos anos, a IASD tornou-se um igreja sectarista e mosteiresca. E, por conta disso, tornou a visão da JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ algo condicionado somente aos arraiais do adventismo.

A liderança fez um trabalho muito eficaz, que em psicologia chama-se condicionamento, e para muitos: lavagem cerebral, com todos os membros. Pelo menos era assim até pouco tempo. E, como um dia, como se diz na linguagem policial: “a casa cai”, alguns irmãos começaram a perceber que nem tudo que vem da liderança é da vontade de Deus. Todavia, ainda existem irmãos, e muitos, que estão com a mente cauterizada, como esse pobre irmão. Chegando a tal ponto de se colocar no lugar de Deus e fazendo juízos eternos sobre a vida dos outros. Ele esqueceu completamente o que está escrito na Bíblia:

Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também ”. S.Mateus 7:1 e 2 (ARA).

 

O crescimento dos movimentos dissidentes tem deixado a liderança da Igreja muitíssimo preocupada. Razão esta que não tem a menor justificativa. A IASD nasceu devido a um movimento dissidente. Todos os pastores provinham de igrejas evangélicas. Para quem deseja saber um pouco mais aconselho a ler História do Adventismo e Fundadores da Mensagem. Só para relembrar um pouco a história, vejamos:

1. GUILHERME MILLER - Pregador Batista,

2. TIAGO WHITE - Pastor da Conexão Cristã

3. JOSIAS LITCH - Pastor metodista,

4. CARLOS FITCH - Pastor da Primeira Igreja Congregacional Livre,                         

5. JOSUÉ V. HIMES - Pastor da Conexão Cristã,

Segundo o historiador adventista Maxwell, o número de pastores evangélicos atingia a quase duas centenas:

“...De 174 ministros evangélicos conhecidos, cerca da metade era constituída por metodistas, um quarto por batistas e o restante incluía congregacionais, cristãos, presbiterianos, episcopais, luteranos, reformados holandeses, quacres e vários outros”. História do Adventismo, p. 19.

Fica registrado, historicamente, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é oriunda de um Movimento Dissidente chamado de Movimento Adventista, e bem que poderia ser chamada de IASD – Igreja Adventista Sabatista Dissidentes.

Como pudemos observar o número de “pastores dissidentes” era grandioso. Logo, os movimentos dissidentes da IASD são tão legítimos quanto aqueles dos pioneiros. Aliás, o Movimento “Dissidente” atual, como esta sendo chamado, não é nada mais que a volta ao pioneirismo, coisa que IASD se distanciou há muito tempo. Todavia, há que se preocupar com o fanatismo ou extremismos que geralmente acompanha qualquer movimento religioso, e isso poderá levar muitos a decepções, não permanecendo em nenhum dos dois lugares. Cuidados irmãos, sejamos simples, mas prudentes!

O que acontece irmãos, é que a IASD sofre um dilema ou crise de identidade terrível, atualmente. Ela não consegue se safar do rótulo de SEITA perante a comunidade evangélica. E para deixar a característica de SEITA, ela precisa abrir mão de várias doutrinas, incluindo a doutrina do Santuário e, principalmente, a crença nos Testemunhos de Ellen White, que para os evangélicos ela é considera uma falsa profetisa.

Por causa disso, o índice de rejeição da IASD entre os evangélicos é altíssimo. A mídia adventista tem tentado reverter um pouco esse quadro. Graças aos grupos vocais muitas barreiras têm sido quebradas entre os adventistas e os evangélicos. Porém, numa conversa informal, entre evangélicos, basta afirmar que você é adventista do sétimo, para o tom da conversa mudar de configuração.

Os irmãos precisam perceber que essa aproximação ecumênica com católicos e evangélicos, vai além de uma mera “política de boa vizinhança”, está o desejo de auto-afirmação e reconhecimento, por parte deles, de que a IASD não é uma SEITA e para isso, ela esta abrindo mão de muitas coisas que a caracterizava um Movimento diferente e com propostas doutrinárias diferentes.

 

Há uma dupla face no Adventismo hoje: a primeira é a interna, onde se afirma para todos os membros que a Srª White é uma profetisa, ou a MENSAGEIRA DE DEUS e que seus escritos foram dados por Ele. A segunda é a externa, onde procura se afirmar que a mesma Srª White não tem autoridade teológica para decidir sobre doutrinas da IASD. Isso caracteriza perfeitamente um anacronismo de identidade. É por isso que o Pastor Bullón tenta passar para todos que, quando ele lê os livros da Srª White, ele só vê conselhos. E vejamos o que ele deixou bem claro numa entrevista com o Pr. Costa Jr:

Pastor Bullón - E eu quero dizer mais a algum amigo que está ouvindo: se alguma vez você encontrou um membro da igreja adventista que, em lugar da Bíblia, anda com um livro do Espírito de Profecia tentando provar alguma coisa, perdoe esta pessoa porque ela nunca entendeu o que é a igreja adventista, ou em que a igreja adventista acredita. Nós não precisamos de nenhum livro de Ellen White para provar os fundamentos de nossa fé, porque Deus nos deixou unicamente a Sua Palavra como regra de fé. Agora, quando eu leio os escritos maravilhosos desta mulher, só encontro conselhos oportunos para a minha vida...

Os irmãos conseguem perceber o anacronismo doutrinário? Como o Pr. Bullon é um homem público e bem relacionado com os evangélicos, nada mais natural que ajude a passar para os mesmos que não somos tão diferentes deles. Todavia eu, como pastor, tive muitas vezes de ler o voto  batismal para candidatos ao batismo. E um dos itens que se destaca é a crença no “dom de profecia”, manifestado na vida de Ellen G. White. E quando alguém não aceita este ponto, novos estudos são marcados com o objetivo de sanar todas as dúvidas do candidato. E ele não é batizado enquanto não compreender ou aceitar este item. Como harmonizar isso?

Essa é mais uma das muitas provas que a IASD atual não é mais a mesma IASD dos pioneiros. Que a atual cada vez mais se distancia do “Fundadores da Mensagem”. E ao passo que, com o seu ecumenismo de se aproximar dos católicos e evangélicos, ela se afasta de quase tudo aquilo que a caracterizou, no início do Movimento Adventista. Daí o surgimento de uma NOVA IASD.

Então, na verdade, os dissidentes são os próprios administradores que a estão levando para um lugar onde o pioneirismo jamais pensou em chegar. Logo, os dissidentes não são os leigos ou qualquer outro grupo que está voltando ao pioneirismo do Movimento Adventista, a verdadeira dissidência está dentro da própria IASD atual. É ela que está se transformando numa nova organização.

Na verdade, esta necessidade de uma NOVA RE-ORGANIZAÇÃO dentro da IASD se faz pelo urgente interesse de se aproximar dos evangélicos e católicos. O problema é que o próprio catolicismo é uma seita. Seu sistema litúrgico e doutrinário é diferente dos evangélicos. No meio evangélico não há confissão de pecados ao líder religioso e, conseqüentemente, recebendo dele uma sentença para a absolvição dos pecados. Isso é uma heresia. Outra doutrina herética é a veneração dos santos canonizados, que é uma idolatria e uma claro acinte contra o segundo mandamento da lei de Deus.

 

Vejamos melhor o problema. Se a IASD se aproximar mais do catolicismo, como já está acontecendo em várias partes do mundo, ela terá que “negociar” alguns de seus princípios. Da mesma forma que, ao se aproximar do mundo evangélico, ela precisará aceitar e apoiar muitos de seus ensinos.

Sabemos muito bem que a Igreja Católica não abre mão de seus dogmas, quem tem de fazer isso são as demais denominações e, se alguém precisa ceder, para se tornar popular ou aceito no meio, essa tal não será o catolicismo. O preço que a IASD está pagando para se tornar uma igreja popular há de lhe custar muito caro. Essa NOVA ORGANIZAÇÃO irá lentamente se afastar de muitas coisas que os pioneiros adventistas ensinaram.

Não estou me referindo aos anos de 1848 a 1863, quando a IASD foi organizada como denominação, refiro-me até a morte da Srª White, pois, um pouco ante de sua morte ela declarou:  “No futuro, decepções de toda a sorte vai surgir e nós precisamos bases firmes para nossos pés. Nós precisamos pilares para o edifício. Nem um alfinete será removido do que o Senhor tem estabelecido”.  RH,5/51905.

A própria Srª White alertou o povo adventista para essa NOVA ORGANIZAÇAO. Há uma advertência escrita em 1905:

O Senhor declarou que a história do passado repetir-se-á ao entrarmos na obra finalizadora. Toda verdade que Ele deu para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Toda coluna por Ele estabelecida deve ser avigorada. Não podemos agora entrar em nenhuma nova organização; pois isto significaria apostasia da verdade. 2 Mensagens Escolhidas, 390.

A conclusão torna-se óbvia, para surgir esta NOVA ORGANIZAÇÃO a IASD terá de remover aS COLUNAS que o Senhor estabeleceu no passado. E isto está acontecendo a olhos nus, embora a Sra. White diga que nem um alfinete doutrinário, por menor que aparente ser, deve ser removido.

Logo, a IASD está se tornando DISSIDENTE DE DEUS e da estrutura que Ele orientou; a menos que todo material escrito pela Srª White não seja autêntico e a descrença em seus escritos já tenham alcançado a Associação Geral, o que não é de se duvidar. (Iremos aprofundar esse tema em outra oportunidade.)

Outra coisa que devemos tomar muito cuidado é não ficarmos julgando a espiritualidade de ninguém, pois, dependendo de onde nos encontramos, ou de qual lado estamos, pode ser que estejamos do lado errado tentando defender verdades não tão verdadeiras assim.

Que Deus nos abençoe e nos ilumine na compreensão de eventos finais da humanidade. -- Dr. Lindenberg Vasconcelos, psicólogo, ex-pastor da IASD, Sorocaba, SP. Correspondência: psicolin@cable.splicenet.com.bradventistas@adventistas.com.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com