João Paulo II Afirma que "Redescobrir o Domingo é Compromisso Prioritário para a Igreja"

CIDADE DO VATICANO, 2 junho 2002.- João Paulo II afirmou neste domingo que neste início do terceiro milênio o redescobrimento do significado do domingo e da Eucaristia constitui um compromisso prioritário da Igreja.

O pontífice pronunciou estas palavras no dia em que muitos países celebravam o «Corpus Christi», festa que liturgicamente teve lugar na última quinta-feira, em que as comunidades católicas organizaram procissões com o sacramentopelas ruas e praças de povoados e cidades.

Falando da janela de sua biblioteca ante vários milhares de peregrinos congregados na praça de São Pedro do Vaticano para rezar o «Angelus», explicou que «a Eucaristia é o centro motor da comunidade» e seu «tesouro mais precioso»: «Cristo realmente presente baixo as espécies do pão e do vinho consagrados».

Por este motivo, assinalou, ao início do novo milênio «tornei a propor como novo compromisso pastoral prioritário a revalorização do domingo e, nele, da celebração eucarística» (Cf. Carta apostólica «Novo millennio ineunte», n.36).

«Desde o início, da primitiva comunidade de Jerusalém, os cristãos se reuniam no dia do Senhor para renovar na Santa missa o memorial da morte e ressurreição de Cristo --recordou o Papa--.O "domingo" é o dia do descanso e do louvor, mas sem a Eucaristia se perde seu verdadeiro significado», acrescentou.

«Para explorar a fascinante profundidade desta presença de Cristo sob os "signos" do pão e do vinho é necessária a fé, ou melhor, é necessária a fé vivificada pelo amor», reconheceu o bispo de Roma que quer escrever uma encíclica sobre a Eucaristia.

«Só quem cria e ama pode compreender algo deste inefável mistério, graças ao qual Deus se aproxima de nossa pequenez, procura nossa enfermidade, revela-se pelo que é, infinito hóspede que salva», acrescentou.

Antes de despedir-se dos peregrinos, o pontífice, que tinha a voz cansada mas vontade de permanecer com os fiéis, saudou grupos de Ucrânia, Espanha e Itália e lhes lembrou que o mês de junho está tradicionalmente dedicado ao sagrado Coração do Jesus.

«Que cada um possa tirar deste manancial inesgotável de graça constante ajuda para avançar no amor e no generoso serviço ao próximo», concluiu. -- Código: ZS02060207. Data publicação: 2002-06-02.


Leia a Íntegra da Mensagem do Papa:

João Paulo II: A Eucaristia, o tesouro mais precioso dos cristãos

CIDADE DO VATICANO, 2 junho 2002 .- Publicamos abaixo as palavras que pronunciou João Paulo II neste domingo antes de rezar com os peregrinos reunidos na praça de São Pedro do Vaticano a oração Mariana do «Angelus».

* * *
Queridos irmãos e irmãs!

1. Na Itália e em outros países, se celebra hoje a solenidade do «Corpus Domini». A comunidade cristã se reúne entreabro à Eucaristia e nela adora seu tesouro mais precioso: Cristo realmente presente sob as espécies do pão e do vinho consagrados.

O povo inteiro sai das Igrejas e leva o muito santo sacramento pelas ruas e as praças das cidades. É Cristo ressuscitado que caminha pelos caminhos da humanidade e segue oferecendo sua «carne» aos homens como autêntico «pão de vida» (Cf. Juan 6, 48.51). Hoje, como há dois mil anos atrás, «estas palavras são duras» (João 6:60) para a inteligência humana, que acaba em certo sentido superada pelo mistério.

Para explorar a fascinante profundidade desta presença de Cristo sob os «signos» do pão e do vinho é necessária a fé, ou melhor, é necessária a fé vivificada pelo amor. Só quem cria e ama pode compreender algo deste inefável mistério, graças ao qual Deus se aproxima de nossa pequenez, procura nossa enfermidade, revela-se pelo que é, infinito hóspede que salva.

3. Por este motivo a Eucaristia é o centro motor da comunidade. Desde o início, da primitiva comunidade de Jerusalém, os cristãos se reuniam no dia do Senhor para renovar na Santa missa o memorial da morte e ressurreição de Cristo. O o "domingo" é o dia do descanso e do louvor, mas sem a Eucaristia se perde seu verdadeiro significado. Por este motivo, na carta apostólica «Novo millennio ineunte», tornei a propor como novo compromisso pastoral prioritário a revalorização do domingo e, nele, da celebração eucarística: «dever irrenunciável, que se tem que viver não só para cumprir um preceito, mas também como necessidade de uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente» (n.36).

3. Ao adorar a Eucaristia, não podemos deixar de pensar com reconhecimento na Virgem María. Sugere-nos isso o célebre hino eucarístico que cantamos com freqüência: «Ave, verum Corpus / natum de Maria Virgine». Pedimos hoje à Mãe do Senhor que cada um possa experimentar a doçura da comunhão com Jesus e participar, graças ao pão de vida eterna, em seu mistério de salvação e de santidade. -- Código: ZS02060201. Data publicação: 2002-06-02. [Tradução do original italiano realizada pelo Zenit]

Fontes:


O domingo sem ir à Missa perde todo seu sentido, disse o Papa

VATICANO, 02 Jun 02 (ACI).-  Ao recordar que na Itália e outras nações do mundo a Solenidade de Corpus Christi foi trasladada a este domingo, o Papa João Paulo II pediu aos cristãos a recuperar o sentido do domingo como Dia do Senhor.

"A comunidade se reúne em torno da Eucaristia e Nela adora o tesouro mais precioso: Cristo realmente presente sob a espécie do pão e do vinho consagrados", disse o Pontífice, ao assinalar que a compreensão da "fascinante profundidade desta presença de Cristo sob os sinais do pão e do vinho" é necessária "a fé vivificada pelo amor".

O Dia do Senhor

É pela centralidade da Eucaristia que os cristãos, desde seus inícios "reuniam-se no dia do Senhor para renovar na Santa Missa o memorial da morte e ressurreição de Cristo", explicou o Pontífice.

Assim, "o domingo é o dia de repouso e louvor agregou-, porém sem a Eucaristia perde seu verdadeiro significado. Por isso, na Carta Apostólica Novo milênio ineunte, tenho proposto, como compromisso pastoral prioritário, a revalorização do domingo, e com este, o da celebração eucarística":

O Pontífice recordou assim o que escreveu na Carta Apostólica a respeito disso: "Portanto, quisera insistir, na diretriz da Exortação Dies Dominit, para que a participação na Eucaristia seja, para cada batizado, o centro do domingo. É um dever irrenunciável, que se tem de viver não somente para cumprir um preceito, e sim como necessidade de uma vida cristã verdadeiramente consciente e coerente".

"Peçamos à Mãe do Senhor de todo homem o poder beber da doçura da comunhão com Jesus e converter-se, graças ao pão da vida eterna, partícipe de seu mistério de salvação e santidade", concluiu o Papa.

Fonte: http://www.acidigital.com/notic2002/junio/notic93.htm.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com