Daria para Serem Mais Objetivos Sobre a Trindade?

Não entendo a razão dessa polêmica toda sobre a Trindade. Não está escrito que devemos ser batizados "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"? Gostaria de receber uma resposta bem objetiva, porque artigos muito longos são cansativos de ler.

Se o batismo trinitário fosse uma verdade bíblica, existiriam outras referências ou pelo menos mais uma além de Mateus 28:19, para que fosse então aceita como “UM CLARO ASSIM DIZ YAHWEH”. No entanto, querer defender esta verdade - o batismo por imersão, rotulando que esse é trinitário, por uma única passagem e não aceitar as muitas que colocam o Pai como sendo superior ao Filho, este sendo gerado por Aquele, é que não dá para entender.

1. Porque o próprio Messias declarou: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste”. (João 17:3). Portanto, a vida eterna é conhecer, somente, o Pai e o Filho.

2. “Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu”. (João 14:28). Portanto, aqui, o Messias declara: “O Pai é maior do que eu”.

3. No próprio Livro de Mateus, está escrito: “Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras”. (Mat. 16:27).

“Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai”. (Mat. 24:36).

Nessas passagens o Messias nem sequer menciona o Espírito Santo. No entanto, menciona os anjos. Por que será?

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”. (Mat. 6:9).

4. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. (Mat. 11:27).

5. A Bíblia declara o seguinte: “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”. (João 5:30).

Ellen G. White escreveu o seguinte: “... Toda frase que Ele proferia provinha de Deus. Era a Palavra e a Sabedoria de Deus, e sempre apresentava a verdade com a autoridade de Deus. ‘As palavras que Eu vos digo’, disse Ele, ‘são espírito e vida’.

Aquilo que nos Concílios do Céu o Pai e o Filho consideraram essencial para a salvação do homem foi definido desde a eternidade por meio de verdades infinitas que os seres finitos não podem deixar de compreender.” – (WHITE, Ellen G. Fundamentos da Educação Cristã. 2ª ed. Tatuí – SP, CPB, 1996. pp. 407-408.).

6. “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” (Hebreus 1:6).

7. “Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. (João 20:17).

8. “Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também”. (1Cor. 8:5-6).

Se fôssemos basear uma crença em uma única passagem bíblica. De acordo com esses versos, unicamente o Pai seria Deus. Contudo, cremos pela Escritura Sagrada e pelo Espírito de Profecia, que a palavra Elohym aplica-se ao Pai e ao Filho. Portanto, como essa palavra é traduzida, nas Versões da Língua Portuguesa, por Deus. Então, para nós, somente Eles (Pai e Filho) são Deus em todos os sentidos. -- Irmão Josiel.


Não Creio Mais na Trindade, e Agora?

Caro Irmão,

Vou direto ao assunto. No que diz respeito ao assunto polêmico da "trindade" e ao meu ver, muito simples de entender com uma passagem como João 17:3, fico me perguntando assim : "Como levar uma pessoa não-adventista a se batizar em nosso meio tendo que aceitar o dogma da "trindade" ?? "

Vejamos por outro ângulo, você faz um estudo bíblico com uma pessoa de fora da igreja ou de outra denominação qualquer, e obviamente, como cristãos e adventistas do sétimo dia, queremos passar tão somente o "Está Escrito" ou "Assim Diz o Senhor".... E sendo assim, você ao chegar a abordar assuntos como este, o que fazer? Esconder a verdade? Mostrar o que a IASD prega erroneamente? Como levar tal pessoa a tomar um voto batismal, sendo que eu se não fosse batizado hoje, não teria coragem perante Deus de assumir uma coisa que não acredito?

Eu estou em dúvida, mas sendo sincero, estou tentando procurar mudar minha natureza, estou procurando a cada momento de minha vida, deixar Jesus guiar meus passos... É difícil, mas não impossível, tenho lutado com a natureza "carnal" (ou velho homem) de maneira muito grande, mas acredito na promessa de receber força maior para cada desafio vencido e mais, na promessa da salvação.... Agora, me diga, como é que eu, procurando a santificação, posso ocultar uma coisa dessas? Isso seria o mesmo que mentir, e "uma mentirinha para o evangelho aqui não faz mal a ninguém" diz o diabo... Imagine que situação complicada estamos vivendo...

Pois acredito que para Deus, Ele me cobra da mesma forma em âmbos os lados... o de advertir e mostrar a "verdade" e de "me comportar" como verdadeiro, para que isso ocorra, ou seja, que eu não oculte nada nem minta sobre os fatos...

Acredito que esse assunto seja de IMPORTÂNCIA VITAL para hoje, nós adventistas do sétimo dia... Somos a igreja remanescente, é para cá que todos devem ser trazidos à verdade e ao batismo e entrega a Jesus, nosso Senhor.

Um irmão muito idoso aqui da Central de ......................, me disse uma vez que: "batismo não salva ninguém e, sim, o que está no coração de cada um." Mas Jesus deixou o exemplo...

Acredito em Deus, e acredito também no depoimento do irmão, afinal de contas, adianta se batizar e depois não viver a fé que você professou crer no seu juramento? O batismo sim, acredito eu, foi instituído, com o intuito de, em primeiro lugar, exemplificar que devemos "afogar" o velho homem e morrer para o mundo...

Em segundo lugar, ele tem grande poder convertedor, as pessoas não convertidas que vêem um batismo, normalmente são tocadas pelo Espírito Santo e sentem a mesma necessidade... E terceiro, para mostrar a todo o universo, a opção que cada individuo esta fazendo no grande conflito, desejar estar no Exército de Cristo, ou no do inimigo...

Querido irmão, não espero uma resposta sua, mas sim espero, que isso seja repensado por todos os irmãos, sejam eles leigos ou PhD's teologia. Todos somos filhos de Deus e, acredito eu, precisamos tomar frente e alertar o que se tem cometido dentro da igreja, não para gerar conflitos separatistas, mas para corrigi-la enquanto existe tempo para isso... Ellen White afirmou que o "alpha" da apostasia na igreja já era terrível, e que o "ômega" seria de natureza muito mais assustadora, e ela mesmo disse que tremeu pelo que os santos veriam...

Isso tudo nos leva a apenas uma conclusão: Que devemos orar um pelos outros, estudar mais do que nunca a Palavra de Deus, e devemos, e temos a obrigação perante Deus de proclamar a verdade perante o povo de Deus.... Devemos lembrar que Deus quer seus filhos 100% envolvidos com Ele, principalmente no tempo do fim, e devemos lembrar também, nosso caráter eterno está se formando aqui na terra, como poderei eu herdar o céu com alguma mácula? Não esperemos que a transformação seja de natureza sobrenatural, a natureza pecaminosa, sim, vai ser removida de natureza sobrenatural, mas não o pecado que vive dentro de nós, que se manifesta pelo nosso caráter...

Caro irmão, se eu estiver errado em qualquer parte dessa carta, por favor, me corrija, pois estou procurando desesperadamente a verdade...

Que Deus nos abençoe e envie seu Santo Espírito para nos guiar e orientar em tudo nesta vida....

[]s, ........................ / IASD Central ..........................

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com