Evangélicos Ensinam Como Lidar com Adventistas do Sétimo Dia

 

Embora não corresponda à realidade em alguns pontos, o texto abaixo, escrito pelo espanhol Pedro de Jesus Colombo, revela algumas verdades sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia, das quais nós próprios demoramos a nos conscientizar. Gostaríamos que você o lesse e nos escrevesse comentando os pontos que mais lhe tenham chamado a atenção.

 

Muitos não conhecem completamente aos adventistas do sétimo dia. Os adventistas são muito hábeis em nos apresentar o que realmente não são. Por trás de seu incessante trabalho "humanitário e social", há uma agenda escondida, uma meta por alcançar, que você ou qualquer pessoa não adventista seja captada e ingresse no que eles chamam, "o evangelho eterno, a mensagem adventista".

A seguir responderei a maioria das dúvidas que podem ter aquelas pessoas que não conhecem os adventistas do sétimo dia. Espero que lhes ajude a eliminar as dúvidas e se houver qualquer pergunta não incluída esta será bem-vinda. A intenção deste trabalho não é difamar, mas, sim, informar objetivamente e com propriedade o que muitas vezes os adventistas não dizem à opinião pública, o que ocultam daqueles que desconhecem seu "modus operandi".

 

1. Os Adventistas do Sétimo Dia são como os outros cristãos?

Não. Os adventistas possuem várias doutrinas distintivas, as quais eles acreditam que lhes façam um povo único, especial, diferente de outros crentes e possuidores da verdade, do verdadeiro evangelho necessário para o tempo do fim.

 

2. Quais são essas doutrinas que os fazem diferentes e únicos.

A. Acreditam que os livros escritos por Ellen White são tão inspirados quanto a Bíblia e da mesma fonte e autoridade. Que Ellen White é a profetiza para este tempo do fim e que acreditar na inspiração de seus escritos é fazer parte da Igreja Verdadeira.

B. Acreditam que a doutrina do juízo investigativo e o santuário, leva-nos a uma expiação pelas obras antes da vinda de Cristo. Este julgamento será realizado em favor de todo ser humano e teve início em 22 de outubro de 1844. Você deve acreditar nesta doutrina tal e qual acredita na ressurreição de Cristo, do contrário não está na verdade.

C. Acreditam que só os observadores do sábado serão salvos na Grande Tribulação antes do Armagedom. Os que guardam no domingo ou freqüentam a igreja aos domingos receberão a marca da besta.

D. O sábado é o selo de Deus neste tempo do fim. Você deve ingressar no adventismo para não ser marcado com o oposto a marca da besta que é a observância do domingo. Entretanto, a Bíblia claramente afirma que o selo de Deus é o Espírito Santo, para o crente do Novo Testamento (Ef. 1:13-14 e 2da. Cor. 1:22).

E. A Igreja Adventista é a única Igreja Verdadeira, dirigida por Deus, mas atualmente sob a direção da Conferência Geral. As outras Iglesias são Babilônia, sistemas falsos de adoração. São o protestantismo apóstata. O convite para os não adventistas é a que abandonem suas crenças e aceitem a mensagem adventista, que é composta por suas 27 doutrinas.

F. Quando um indivíduo morre está em estado de inconsciência, em "um sono" até a ressurreição. O inferno não existe, é o sepulcro. Acreditam na aniquilação total do indivíduo pecador logo após o grande julgamento final.

G. Acreditam que a salvação não foi completada na cruz, mas, sim, até que se complete o juízo investigativo que começou em 1844.

 

3. Os adventistas acreditam que são o único povo de Deus?

Sim. Eles acreditam que são o único povo de Deus, do contrário não seriam adventistas. Acreditam que são a única organização religiosa aprovada por Deus e que Deus atua através desta. Tão recentemente, como no ano 2000, a autoridade máxima dos adventistas confirmou esta crença e enfatizou que o resto da cristandade é falsa, Babilônia. Que para estar na verdade e ser salvos todos os guardadores do domingo devem ingressar no adventismo e livrar-se da marca da besta e a destruição final.

 

4. Acreditam os adventistas na Trindade?

Sim. Os adventistas acreditam e defendem com força esta doutrina. A organização entretanto, oculta que eles não criam na Trindade até 1931. Somente depois dessa data, a doutrina foi avalizada e reforçada. Ocultam que os pioneiros, incluindo a própria profetiza Ellen White, não criam nessa doutrina. Os livros oficiais da Igreja (Year Book) até o ano de 1914 documentam com muita consistência esse fato negado hoje por seus dirigentes.

 

5. Acreditam os adventistas que Cristo é o Arcanjo Miguel?

Sim. Eles acreditam que Cristo é Deus, mas também o Arcanjo Miguel. Embora seja contraditória esta afirmação, a profetiza Ellen White sempre afirmou que Cristo era o Filho de Deus e o Arcanjo Miguel. Isto trouxe muita controvérsia entre os próprios adventistas. Essa confusão surge do fato de a organização ter modificado os livros da profetiza, logo depois de sua morte para dar a aparência de que sempre foram trinitrianos. Escapou-lhes eliminar que Cristo não pode ser Deus e ao mesmo tempo um Arcanjo. Para harmonizar ambos os conceitos, os adventistas hoje dizem que Cristo pode, sim, ser completamente divino e ao mesmo tempo ser o Arcanjo Miguel. Você pode entender isto?

6. Acreditam os adventistas que levam um estilo de vida saudável?

Sim. Os adventistas acreditam que eles são os cristãos mais saudáveis do mundo. Acreditam que por seguir a dieta da profetiza Ellen White estão inclusive em uma posição espiritual superior ao resto do mundo. Enfatizam que se deve deixar de comer carne. Aqueles que comem carne não sobreviverão à grande tribulação.

7. Fizeram os adventistas mudanças doutrinárias?

Sim e não. Os adventistas têm feito mudanças cosméticas em suas doutrinas. Eles as têm feito parecer mais evangélicas e menos sectárias com o propósito de poder ganhar adeptos de outras confissões religiosas. Entretanto, não têm feito mudanças em suas doutrinas sectárias particulares, pois comprometeriam muito o poder da organização e sua profetiza. De fato, estima-se que nos próximos cinco anos não haverá mudanças em suas doutrinas.

8. São cristãos sinceros os adventistas?

Só Deus conhece o coração humano. Há trigo e joio dentro dos adventistas como pode haver em qualquer grupo religioso. Eles padecem dos mesmos males espirituais que outras confissões. Entretanto, a grande maioria é gente sincera que ama a Deus e lhe serve em seu melhor entender.

9. Acrescentaram os adventistas novos conteúdos à Bíblia?

Os adventistas do Sétimo Dia acreditam que a Bíblia deve ser nossa única regra de fé e autoridade. Entretanto, acreditam que nestes últimos dias Deus está falando por profeta. Em especial, por sua profetiza Ellen White. Por isso, para os adventistas a única intérprete preferida e autorizada da Bíblia é sua profetiza (embora eles com a boca o neguem com força, o uso que fazem de seus livros nega sua própria afirmação). Muitos adventistas lêem mais os livros do Ellen White que a própria Bíblia. Da boca para fora, os adventistas proclamam que eles são o povo da bíblia, seus melhores defensores, mas na prática eles lêem mais os livros do Ellen White que qualquer outra literatura. Ellen White é chamada, a Mensageira do Senhor, a Pena Inspirada, O Espírito de Profecia, Serva de Deus, a Irmã White, a última profetiza de Deus. Por isso, seus livros podem ser considerados uma adição à Bíblia. Os adventistas inclusive criaram uma versão particular da Bíblia [a Clear Word], na qual incluíram mais de 13.000 palavras para dar respaldo às doutrinas não bíblicas de sua insigne profetiza. Além disso, publicaram em espanhol uma Bíblia Comentada chamada "Bíblia de Estudo" em que se incluiu a interpretação da profetiza em cada página da Escritura. Isto demonstra que OS ADVENTISTAS TÊM NÃO UMA BÍBLIA, MAS TRÊS! A que nós usamos, a Clear Word Bible e a "Bíblia de Estudo".

10. Porque os adventistas fazem do assunto do sábado algo tão relevante?

Os adventistas acreditam que o sábado ainda está vigente para o cristão convertido. Ellen White, sua profetiza, expõe em seus livros uma luta final entre Deus e Satanás baseada na observância do sábado. Ela descreve os acontecimentos finais como uma luta entre a marca de Deus (sábado) e a marca da besta (o domingo). As potências mundiais, junto com a falsa religião (que para eles são os protestantes e o catolicismo) unir-se-ão para impor a observância do domingo e perseguir os adventistas até matá-los por guardar na sábado. Daí a importância extrema dessa doutrina a tal magnitude que é um tema de salvação ou perdição. Uma leitura detida do Novo Testamento e uma compreensão do Novo Pacto da Graça basta para lançar por terra todo esse ensino. Infelizmente, os adventistas vivem obcecados pelo sábado. Isso resulta da leitura dos livros de sua profetiza e da literatura manipulada que emana de sua organização.

11. Porque os adventistas não se identificam abertamente quando oferecem seminários de apocalipse e cursos de saúde e dieta?

Os adventistas costumam não se identificar imediatamente quando oferecem estes programas. Eles sabem que possuem uma pobre reputação e que são vistos como um grupo sectário. Assim utilizam agências adventistas com outros nomes e mudança de fachada para projetar-se mais evangélicos e preocupados com os problemas sociais da humanidade. Eis aqui algumas de suas agências camufladas:

Está Escrito, A Voz da Profecia, A Voz da Esperança, A Mensagem da Bíblia, Plano para Deixar de Fumar, ADRA, Seminários de Apocalipse Gratuitos, Cursos de Cozinha Vegetariana, nomes de diferentes hospitais, Universidades com nomes distintos, Sinais dos Tempos, O Atalaia, Novo Tempo, Serviço Educacional Lar e Saúde, etc.

Através destas agências eles promovem sutilmente suas doutrinas e ganham adeptos.

12. Por que os adventistas estão sempre na defensiva e tentando me provar que estou em uma doutrina enganosa?

Os adventistas acreditam que eles são os únicos possuidores da verdade bíblica. O resto dos cristãos está em doutrinas de demônios, doutrinas herdadas do catolicismo e, por isso, o protestantismo apostatou da verdade e será destruído. Eles se sentem superiores em conhecimento ao resto dos cristãos. Entre suas crenças está a convicção de que foram chamados a alertar os não adventistas de seu engano e convidá-los a escapar por sua vida, ingressando no adventismo. Por isso, são tão agressivos em seu proselitismo e hábeis em suas técnicas de captação. Você deve ingressar no adventismo para estar na verdade, do contrário não poderá ser salvo.

13. Como posso então compartilhar minha fé com um adventista e dialogar com ele?

Documente-se bem sobre o adventismo. Estude o Novo Testamento, especialmente o livro do Gálatas, Colossenses, Hebreus e Romanos. Pergunte-lhe sobre seu passado e pelo que sabem disso. Evite dialogar sobre o sábado a todo custo e centre-se nas mudanças que Cristo tem feito em sua vida. Tanto mais fale de Cristo ao adventista, em melhor posição você estará. Limite-se a um só tema e não passe a outro. Eles são hábeis em mudar de assunto quando se vêem sem saída em um ponto de discussão. Seu lado mais fraco é o que eles acreditam ser o forte, o ministério profético do Ellen White. Estude o tema da profetiza e documente-se bem sobre seus plágios e desacertos doutrinais. Estude também sobre a organização adventista, seu passado e como o ocultaram sutilmente.

Os adventistas são gente sincera, não esqueça. Ore por eles. Dê apoio aos ministérios de ex-adventistas. Não nos esqueçamos que o adventismo é uma organização milionária, que usa todos os recursos disponíveis para controlar seus membros. Além disso, compartilhe com outros crentes suas descoertas sobre o adventismo e lhes faça conscientes do problema das seitas em geral. (Texto original em espanhol, traduzido por computador.)


Comentários do Leitor:

Sr. Pedro de Jesus,

Li seu comentário sobre os adventistas.

Não sou um adventista institucional, mas até onde quem crê no advento do Senhor Jesus é um adventista, também o sou, e poderia crer que o irmão também. Seus comentários embora um tanto eloqüentes, carecem de conhecimento e sabedoria.

1) Sim, os adventistas (pessoas) são como qualquer outros cristãos. Cristão é todo aquele que aceita a Jesus como seu Salvador, e é adotado na família celestial. Ser cristão não é pertencer a uma igreja e sim, pertencer a uma família e ter por adoção o sobrenome de Cristo. Como você mesmo disse, o coração só Deus conhece, um batista, católico ou seja o que for, não é mais cristão que um adventista. Há joio e trigo, e só Deus conhece a ambos. Deus não lhe dá o direito de julgar. Só Ele conhece o coração, e só Ele conhece os que são Seus.

Com todo o respeito, o irmão não tem nem conhecimento, nem sabedoria e da parte de Deus, nem o direito de colocar este tipo de afirmação. Deus não considera instituições, e sim, pessoas.

Se você crê no advento de Cristo, então, você é um adventista. Se crê na lei de Deus, então deve também ser sabatista. Se não crê na lei de Deus, então é transgressor da lei. Claro, novamente, Deus conhece os corações, existe o transgressor inconsciente e o consciente. Espero em Deus que o irmão esteja na segunda categoria.

Lembre-se ainda que os apóstolos (verdadeiros Cristãos) eram chamados de Seita. Não pense que a história mudou. E acredite, quem lhe fala é alguém que humanamente falando, teria todas as razões do mundo, para atacar este povo (os adventistas). No seu caso, seu silêncio seria eloqüência. 

2) Sobre doutrinas diferentes, todos os têm.

A própria igrega católica se jacta de ser única, mas ela mesma tem pontos diferentes não só de doutrina, mas mesmo sob os aspectos da adoração. Conservadores, modernistas, puritanos, renovação, Água viva, etc, etc. Sua doutrina é em realidade uma confusão, que não somente não é bíblica, mas, totalmente versátil, mudando de acordo com o entendimento e época em que se vive.

Sob suas doutrinas, os católicos sempre creram no céu (físico) inferno, purgatório e limbo, e até onde se possa disfarçar, na impecabilidade de Cristo. Que dizer agora das declarações do Papa, somente de há 3 anos atrás?

"O céu não é um paraíso entre nuvens de algodão, mas um estado de espírito."

"Maria é o único ser isento de pecado."

E como aquele que é infalível, (o papa, segundo sua própria crença), agora resolve pedir "perdão", pelos pecados cometidos?

Isto, falando apenas da igreja católica, quando entramos então nas chamadas igrejas evangélicas e ou protestantes atuais, o que encontramos é apenas uma mal adaptada doutrina dos católicos, o que seguramente as faz filhas dela. E esta afirmação é da própria igreja católica.

No momento que um protestante ou evangélico estudar a bíblia de verdade, e se levantar contra as mentiras que nelas são apresentadas, poderá se ver que espírito realmente domina estas igrejas. Falamos de instituições e não de pessoas, visto que a análise é das doutrinas e não das pessoas. Tampouco falamos de Cristianismo (pessoal) e sim de religiosidade.

Sobre a questão do sábado, e as pragas que atingirão a humanidade, queira por favor nos dizer qual é a marca (sinal) da besta, mas antes leia Apocalipse 14 e também Êxodo 20 e 31 e encontre o sinal que aparece em contraposição ao sinal da besta. Ore para que Deus lhe revele este assunto.

Se o espírito de Deus não lhe puder revelar isto, não haverá ser humano no planeta que o possa fazer.

O selo, segundo o texto de Efésios diz: "...Selado com o..." Selar com não é o mesmo que "estar com". Você carimba com... Usa-se o carimbo para carimbar com. Do carimbo sairá o selo que estará em mim. Deus, através do Espírito Santo sela as pessoas com algo, imprime seu caráter no "coração" do homem, fazendo-o cada vez mais semelhante a Ele, e a lei de Deus é a expressão do seu caráter. Um Deus que não mata, não rouba, não mente, etc.

A Igreja Adventista nunca pretendeu ser a única verdadeira; salvo um ou outro membro menos informado quando dá sua própria opinião destituída de conhecimento, como é o caso do seu parecer nesta triste análise sobre os mesmos. Jesus disse: Onde dois ou mais estiverem reunidos em Meu nome, aí Eu estarei presente.

Você diz que ela diz isso, mas não apresenta um texto que o corrobore.

Agora, que a Igreja Adventista possui um cabedal de conhecimento que nenhuma outra igreja pode superar, isso é inegável. Basta ver inclusive que o último concurso bíblico promovido na terra de Israel, a terra do "conhecimento" da Bíblia. Foi vencido por um adventista, o que aliás, já se tornou corriqueiro.

Em realidade não é que os adventistas sabem muito. São os evangélicos, protestantes e católicos que quase nada sabem, e aí, como em terra de cegos quem tem um olho é rei...

G - A salvação foi completa na cruz, e novamente o irmão demonstra falta de conhecimento das doutrinas adventistas. O que não está completo é o plano da redenção, pois se está, como pretende o resto da "Cristandade", que então estamos fazendo aqui?

3) O Adventista não crê ser o único povo de Deus. Na verdade, o adventista do sétimo dia sequer é mencionado na bíblia literal ou profeticamente como "povo" de Deus. O próprio Deus chama a todos aqueles que não guardam a sua lei, mas que dentro da luz que tem, procuram servi-lo, de "povo meu". Aqueles que o amam e guardam a sua lei, chama-os de "servos". Leia por favor Apocalipse 11:18, 14:2 e o capítulo 18, no convite que anjos de Deus fazem às igrejas.

Sobre a trindade, aí o irmão está absolutamente certo. Esta é uma "mancha" na igreja adventista como corporação. Mas, pergunto: "Onde o irmão encontra a palavra Trindade na Bíblia? Não nasceu ela nos porões dos concílios satânicos de sua majestade o "Papa", no concílio de Constantinopla? Concílios semelhantes promulgaram o domingo, assunção de Maria, adoração a imagens e santos, inferno eterno, eucaristia, etc, etc, etc.

Se a IASD errou neste ponto, as chamadas evangélicas erram de forma mais violenta.

No final, o que resta sobre a Igreja Adventista é tristemente ver que, apesar detoda a luz que tem, a qual é certamente superior a toda a luz que o tenham as igrejas populares, pesa sobre a IASD um conselho muito mais grave: Porque "és rica e enriquecida e de nada tendo falta, aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, vestiduras brancas e colírio", diz o texto bíblico do Apocalipse.

A Igreja Adventista do Sétimo dia não recebe essa chamada a atenção porque seu conhecimento bíblico é errado, e, sim, porque não anda na luz que tem. Mas tenha em mente que o Senhor tem uma carta de repreensão à IASD, mas não tem às outras igrejas: Por que seria? Porque diz:

Eu repreendo e disciplino AOS QUE AMO, se pois zeloso e se arrepende.

Deus só repreende aqueles que lhe pertencem, às igrejas que não o seguem, que rejeitam a luz que Ele com amor lhes dá, o Senhor não as considera suas, e portanto não as repreende.

Deveria o irmão pensar com carinho nisto.

Deus seja contigo. Em Cristo, Rogério Buzzi.


Nota do Editor

No ponto em que se refere à Igreja Adventista do Sétimo Dia, como sendo Laodicéia, a única igreja da atualidade a quem Deus repreende, o irmão Rogério pode estar equivocado, pois as sete cartas de Apocalipse referem-se a sete períodos da Igreja Crstã e não a sete denominações específicas. Desse ponto de vista, o período de Laodicéia, inclui a IASD especialmente, mas sem descartar as demais denominações. -- Robson Ramos


Acho que o autor do texto cometeu engano, pelo menos, no item 6, quando diz que ensinamos que "os comedores de carne não passarão pela grande tribulação". Nunca li ou ouvi isso em lugar algum. Se alguém sabe disso, gostaria que nos informasse.

A resposta da pergunta 7 é extraordinária. Simplesmente não responde: "Sim e não." O que quer dizer? O comentário não explicou.

A resposta da pergunta 9 serve para NOSSA reflexão.

Serve também o sabermos do "modus operandi" explanado na resposta 13. Felizmente para nós, que conhecemos hoje a história da igreja e suas faltas, não precisamos mais ser pegos nesse modo de ação.

Fábio


Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com