Um Convite de Amor: "Vinde a Mim, Todos... E Eu vos Aliviarei!"

 

A quem podemos dar maior crédito: à Bíblia ou à Ciência?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem hoje em dia. Para a grande maioria das pessoas, é aparentemente impossível fazer uma prova comparativa entre a Bíblia e a Ciência. Entretanto, o pesquisador perseverante encontrará vários comparativos interessantes que se pode fazer entre a Bíblia e a ciência ao longo da história, que comprovam a superioridade das verdades bíblicas sobre as afirmações da ciência.

Apresentamos aqui uma das muitas comparações que podem ser efetuadas neste sentido. Os homens viveram por séculos sem discernir qual astro era maior - a lua ou o sol, visto que, a olho nu, os dois parecem ter o mesmo tamanho. Não fazem mais que 500 anos que a ciência descobriu que o Sol é maior que a Lua. A Bíblia, por sua vez, no livro de Gênesis, que foi escrito por volta do ano 1500 a.C. (portanto, cerca de três mil anos antes), já afirmava isto:

"Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra." Gênesis 1:16-17.

Assim, através deste simples comparativo percebemos que as palavras da Bíblia são mais seguras e mais confiáveis do que as afirmações da ciência. A Bíblia, segundo nela está escrito, é a palavra de Deus. Assim, devemos aceitar seus ensinos como a infalível revelação da verdade dos fatos e da vontade de Deus para nossa vida.

Neste estudo, verificaremos o que a Bíblia, a maravilhosa palavra de Deus ensina sobre a origem da raça humana, seus problemas e tristezas e o plano que Deus nos oferece para que nós, seres humanos, sejamos libertos para sempre de nossas tristezas e nossos problemas. Trata-se de um maravilhoso convite de amor de Deus para o ser humano.

1. Como foram criados os seres humanos? Gênesis 1:26,27 (Versão Almeida Revista e Atualizada)

R.: "Também disse Deus: Façamos o homem __________________, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Criou Deus, pois, o homem à sua _____________, à imagem de Deus o criou; ________________ _____________________ os criou." Gênesis 1:26,27

Ainda hoje, muitos afirmam que o homem descende do macaco, e a própria Ciência tenta provar este engano. Mas Deus diz em Sua palavra que tanto o homem quanto a mulher foram feitos à Sua imagem e semelhança. Adão e Eva, os primeiros seres humanos, eram perfeitos e foram criados para ser felizes, porque Deus, o Seu criador, antes de formá-los, criou tudo o que seria necessário para que eles vivessem felizes. Tão bela ficou a Natureza que Deus criou para o homem dominar, que Ele mesmo concluiu que tudo que havia feito era bom. Aliás, a Bíblia diz: "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom." Gênesis 1:31.

 

DEUS ESTABELECE UMA PROVA DE AMOR

2. Qual era o fruto do qual Adão e Eva não poderiam comer?

R.: "Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal _______________________; porque, no dia em que dela comeres, certamente __________________." Gênesis 2:15-17

Deus fez o homem e a mulher perfeitos e os colocou no Jardim do Éden para viverem em harmonia e gozarem de eterna felicidade. Entretanto, havia um anjo, de nome Lúcifer, que se rebelara contra Deus, acusando-O de ser tirano e de criar seres escravos, que teriam a obrigação de servi-Lo sem ter liberdade de escolha.

Em Sua infinita misericórdia e sabedoria, Deus não destruiu este anjo, que teve seu nome mudado de Lúcifer para Satanás, por sua rebeldia. Ao contrário, Deus deu a ele uma chance de apresentar ao homem o seu plano de rebeldia para com Deus. Mas a condição era que ele só poderia oferecer seu plano ao homem, caso este se achegasse à árvore do conhecimento do bem e do mal.

Por isso, após mostrar a Adão e Eva tudo o que Ele havia formado para a sua felicidade, Deus lhes deu uma advertência. Explicou a eles que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, estariam colocando-se ao lado de Satanás em sua rebelião, pecando contra Deus.

Uma vez pecando contra o Criador, não suportariam mais dali por diante a glória de Sua presença. Fugiriam mais e mais de Deus, a Fonte da Vida, afastando-se finalmente dEle por completo. Assim, distanciando-se da fonte de sua vida, acabariam perdendo sua vida por completo, ou seja, morreriam (I João 5:12).

 

3. O que fizeram Adão e Eva algum tempo depois, contrariando a ordem de Deus?

R.: "Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e _________________ e deu também ao marido, e ele __________________. " Gênesis 3:6

Desobedecendo a Deus, Adão e Eva comeram do fruto proibido. Desta forma, pecaram contra Ele!

 

4. Quando Deus veio conversar com Adão e Eva, no fim do dia, o que eles fizeram?

R.: "Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, _________ _________________________ da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim." Gênesis 3:8

Deus nunca mente. Ele sabia que, quando Adão e Eva pecassem, fugiriam de diante de Sua presença, afastando-se dEle, a fonte da vida, até que não restasse mais força vital neles e morressem. Desta forma, cumprir-se-ia a terrível maldição do pecado, descrita na Bíblia, na vida de Adão e Eva: "A alma que pecar, essa morrerá." Ezequiel 18:20. Como Adão e Eva pecaram, acabariam morrendo. Perceba que não era Deus que os iria matar. Eles morreriam exatamente por continuarem fugindo da presença de Deus, que era a fonte de sua vida.

 

Estamos nós sob a mesma condenação que caiu sobre Adão e Eva?

Você mesmo pode responder a esta pergunta, após efetuar um raciocínio simples. Adão e Eva cometeram um único pecado e já fugiram de Deus, quando Ele se apresentou a eles pela viração do dia. E você e eu, quantos pecados já cometemos? Certamente, mais de um. Assim, se por um pecado Adão e Eva já fugiam de Deus, a fonte de sua vida, e por isso morreram, quanto mais nós, que cometemos muitos pecados, fugiríamos da presença de Deus, caso Ele Se manifestasse visivelmente aos nossos olhos agora!

Deus não se mostra visivelmente a nós nos dias de hoje exatamente por isso. Ele sabe que não suportaríamos Sua presença, devido aos nossos muitos pecados. Mas como nos ama muito e quer que estejamos novamente alegres em Sua presença, estabeleceu um plano para que fôssemos libertos da morte e pudéssemos ter vida eterna com Ele.

 

DEUS DEMONSTRA O SEU AMOR PELO HOMEM

5. Qual foi o plano estabelecido por Deus para a salvar os seres humanos da maldição da morte?

R.: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não ____________________, mas tenha a ____________________________." João 3:16

Por amar muito os seres humanos que criou e para que estes possam ser novamente felizes em Sua presença, sendo libertos da maldição do pecado e da morte e gozando de vida eterna, Deus, o Pai, consentiu em permitir que Seu Filho Jesus Cristo viesse morrer a morte que nós merecíamos — a eterna separação de Deus, que é a fonte da vida — a morte eterna.

Deus sabia que só havia uma forma de pagar a pena do pecado — a morte. A Bíblia é clara e não mente quando afirma: "A alma que pecar, esta morrerá." Ezequiel 18:20. E "sem derramamento de sangue, não há remissão de pecado." Hebreus 9:22. Jesus Cristo, o Filho de Deus, ofereceu-Se para morrer pelos pecados dos homens e desta forma poder reconciliá-los com Deus:

"Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo." II Coríntios 5:18.

Assim, todos os seres humanos que quisessem, poderiam aceitar que a morte de Jesus substituísse a que eles deveriam sofrer, e com isso herdarem a vida eterna, tal como Deus havia planejado na criação do homem e da mulher. Afinal, Jesus foi crucificado e morreu pelos pecados de todos os homens, inclusive os meus e os seus.

Cabe aqui uma reflexão sobre a gravidade de cada pecado que cometemos. Por mais inocentes que nossos atos, pensamentos e palavras pecaminosas possam parecer, cada vez que pecamos, é como se estivéssemos crucificando novamente a Jesus Cristo, o Salvador.

 

6. O que Jesus falou para Deus o Pai mesmo na hora de Sua mais terrível agonia na cruz?

" Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, _______________________________________________________________________ ____________________________________________________." Lucas 23:33, 34

Essas palavras de Jesus ecoam até os dias de hoje. Deus aceitou a oração de Jesus. Ele sabe que eu e você, por nossos próprios esforços, continuaremos a pecar o restante de nossas vidas. Por isso, não pede que nós abandonemos nossos pecados antes de ir até Ele. Ele pede a você que vá a Ele do jeito que está agora, com sua multidão de pecados.

 

A proposta que Deus nos faz hoje é:

"Sei que você, com seus pecados, continuará fugindo de Mim que Sou Sua fonte de vida, até que por fim sua vida se acabe e você morra. Eu quero que você, meu filho, esteja novamente comigo e tenha a vida eterna, uma vida sem tristezas e sem dor, tal como eu planejei desde o princípio do mundo. Peço, então, a você que aceite a proposta que faço: Dá-Me os seus pecados e o seu coração.

Aceite a morte de Jesus Cristo para substituir a morte eterna, que você sofreria por se afastar de Mim, e Eu lhe dou a vida eterna. Não estou pedindo que você faça algo para Mim, porque sei que você na condição em que está nada pode fazer nada de perfeito sem a minha ajuda. Apenas aceite Meu convite de amor: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28. Você aceita o Meu convite?

R.: (  ) Sim. (   ) Não.

Data:___/ de ________________/de ___________

Ass.:______________________________________

Saiba que, ao assinalar o "sim" em resposta a este convite de amor que Deus lhe faz, você está salvo pela fé em Cristo Jesus, e, enquanto permanecer com Ele, ninguém pode tirar de você esta Salvação. Nos livros do Céu, um anjo de Deus escreve ao lado do seu nome: "Justificado". Para Deus, é como se você nunca tivesse pecado!

Portanto, vá e não peques mais. Uma vez aceito o convite de amor e recebida a Salvação de Deus em Cristo Jesus, você somente a perderá se decidir devolvê-la a Deus, rejeitando-o. A salvação é um presente, um dom de Deus oferecido a você hoje. A decisão de aceitá-la pertence somente a você. Aceite este Dom maravilhoso.

"Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor." Hebreus 12:28

"Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?" Hebreus 13:6. Que Deus o abençoe!

-- Por Rogério Buzzi e Jairo de Carvalho Filho. Fonte: Seção de "Estudos Bíblicos" do site:www.ministerio4anjos.com.br.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com