Estudo Bíblico: O Que a Bíblia Nos Revela Sobre Deus?

 

Deus existe? Se existe, quem é Deus? Quantos deuses existem? Estas e outras perguntas similares jazem na mente de muitos nos dias de hoje. Sabemos que a Bíblia é um livro capaz de nos fornecer todas as respostas que precisamos. Conforme vimos no estudo anterior, ela é mais confiável inclusive que a ciência humana, pois esta última nunca conseguiu provar de forma concreta e irrefutável que os oráculos sagrados contivessem qualquer erro. Assim, neste estudo, procuraremos saber o que é que a Bíblia, o livro mais confiável que conhecemos, nos revela sobre a Divindade. A Bíblia nos declara que, para compreendermos corretamente as verdades que nela estão escritas, não temos que buscar interpretar o que está escrito segundo nossas concepções pessoais de pensamento. Devemos apenas aceitar como verdade o que nela está escrito, exatamente da forma como lemos:

"...aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro." 1 Coríntios 4:6 

Assim, procurando compreender os textos da forma que lemos, como a Bíblia nos recomenda, vamos dar início ao estudo.

 

A EXISTÊNCIA DE DEUS

1 - De acordo com a revelação bíblica, como podemos provar a existência de Deus?

"Porque os atributos   ________________ de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio__________________________________." Romanos 1:20

A Bíblia ensina que os atributos de Deus, embora invisíveis, podem ser percebidos claramente por meio das coisas criadas. A complexidade da estrutura das plantas, a imensa variedade de espécies da flora e fauna, a imensidão do mar e das montanhas e a disposição perfeita dos astros no céu nos dão uma evidência inequívoca de que existe um Ser supremo que comanda todas as coisas no Universo para que elas se mantenham em perfeito equilíbrio e harmonia. Ao contemplarmos as obras da natureza, não podemos honestamente afirmar que esta surgiu por mero acaso ou por algum processo evolutivo, por mais complexo que este seja. Ao sermos convencidos, pela contemplação da natureza, de que existe um Ser supremo - criador, um Deus que rege o Universo, a segunda pergunta que nos vêm à mente para ser respondida é:

2 - Segundo a Bíblia, quem é Deus?

"No princípio, criou __________ os céus e a terra." Gênesis 1:1

A Bíblia nos revela que Deus é o Ser que criou os céus e a Terra. Dizemos nós que o homem cria muitas coisas, mas há uma diferença entre a forma que Deus cria as coisas e a forma que o homem cria. A Bíblia nos explica como Deus cria as coisas:

"Disse Deus: Haja luz; e houve luz." Gênesis 1:3

Deus fala e o que Ele diz acontece. Ele disse "Haja luz" e houve luz. O homem não cria desta forma; o que ele faz é transformar algo que já está criado em um objeto, móvel ou máquina. De o homem disser: "haja luz", nada vai acontecer simplesmente pela palavra dele. Assim não o é com Deus. Deus fala e as coisas aparecem, criadas a partir do nada, apenas porque Ele disse. Neste sentido, somente Deus é criador, porque um ser criado, como o homem, não pode criar um objeto, por mais simples que seja, a partir do nada.

3 - Quantos deuses existem?

"todavia, para nós há um só Deus, _____________, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, _________________, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele." I Coríntios 8:6

A Bíblia afirma que há um só Deus, o Pai, e um só Senhor, Jesus Cristo. Ela também revela que Jesus Cristo, o Senhor, é também divino, pois nEle habita toda a plenitude da Divindade:

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;  porquanto, nele, habita, corporalmente, __________________ da Divindade." Colossensses 2:9

Vimos na pergunta anterior que uma característica que só um Deus possui é o poder de criar a partir do nada, de falar a as coisas virem à existência. Vejamos então quantos seres a Bíblia nos revela que possuem a capacidade de criar a partir da Sua voz. Em Gênesis 1:26, lemos:

"Também disse Deus: _______________o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;" Gênesis 1:26

O texto acima afirma que Deus disse: "façamos", indicando que havia mais de um Ser operando na criação do homem. A pergunta que nos fica ainda é: quantos seres estavam participando da criação, sendo portanto Deus? Seriam dois? Três? Muitos? Deixemos que a Bíblia nos responda.

"Não temos nós todos o mesmo _______? Não nos criou o mesmo Deus?" Malaquias 2:10

Como podemos observar, a Bíblia afirma que Deus, o Pai, é criador. Vejamos agora o que a Bíblia nos revela a respeito de Cristo e Sua relação para com a criação:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez....

 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:1-3

"No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;" Hebreus 1:10

A Bíblia afirma que Jesus, o Deus que se fez carne e habitou entre nós, criou todas as coisas. Assim, Jesus Cristo é divino tal como Deus o Pai o é, pois também é criador assim como Ele o é. A Bíblia declara que o próprio Pai refere-se a Jesus Cristo, Seu Filho, como Deus:

"Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?...Ainda, quanto aos anjos, diz: Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;

mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; e: Cetro de eqüidade é o cetro do seu reino." Hebreus 1:5, 7, 8

Verificamos então que Bíblia nos revela unicamente dois seres que são divinos: Deus o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo.

4 - Segundo a Bíblia qual é a relação existente entre Deus o Pai e Jesus Cristo?

"Bendito seja o Deus e _________ de nosso Senhor Jesus Cristo, "I Coríntios 1:3

Segundo a Bíblia, Deus o Pai é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim, como Jesus Cristo é Filho de Deus, Ele é divino também. Da mesma maneira que nós seres humanos, somos feitos de carne e osso, porque nossos pais são feitos de carne e osso, Jesus é divino porque é Filho de Deus o Pai. Por isso, lemos o seguinte na Bíblia:

"Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao ________ ter vida em si mesmo." João 5:26

De acordo com a Bíblia, foi Deus o Pai que concedeu a Jesus a condição de ser Deus, de ter vida em si mesmo. Iremos tratar de forma mais detalhada este assunto em um estudo posterior.

 

O DEUS CONSOLADOR

Vimos na seção anterior deste estudo que a Bíblia nos revela apenas dois seres que possuem a característica divina - são criadores - Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Percebemos também que Deus, o Pai reconhece o Seu Filho como Deus, pois inclusive o chama de Deus, conforme lemos em Hebreus 1: 8. A Bíblia também nos revela um Deus Consolador, no texto de  João 14:16:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14:16

Muitos, ao lerem o texto acima, interpretam que este apresenta um terceiro Deus, o Consolador. Todavia, antes de afirmarmos tal coisa, deixemos que a Bíblia mesma seja sua própria intérprete, explicando a nós quem é este Consolador.

5 - De onde vem o Consolador?

"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do _________, o Espírito da verdade, que dele ____________, esse dará testemunho de mim;" João 15:26

Segundo a Bíblia, o Consolador procede do Pai. A palavra "procede" é a tradução do termo grego "ekporeuomai", que significa "sair de", ou "vir de dentro". Um outro texto onde encontramos esta palavra grega traduzida para o português, encontra-se em Mateus 4:4:

"Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede (ekporeuomai) da boca de Deus." Mateus 4:4

Pela leitura do verso acima, confirmamos que a palavra "ekporeuomai" possui o significado de "sair de dentro". Jesus disse a Satanás que o homem viveria da palavra que "procede" da boca de Deus, ou seja, pela palavra de Deus, que era pertencente a Deus. Não há nenhuma forma de entender neste verso que a palavra sairia de outro ser que não Deus, o Pai. Assim, do mesmo modo que a palavra que "procede" da boca de Deus é pertencente a Deus, pois sai de dentro dEle, o Consolador que "procede" do Pai é pertencente ao Pai, ou seja, sai de dentro do Pai:

- Mateus 4:4: - A palavra "procede" (ekporeuomai) de Deus = sai de dentro de Deus, o Pai; é pertencente a Ele;

- João 15:26 - O consolador "procede" (ekporeuomai) de Deus = sai de dentro de Deus, o Pai; é pertencente a Ele.

Perguntaríamos então - uma vez que a Bíblia nos revela que o "outro" Consolador mencionado por Jesus, de mesma espécie que Ele, que o Pai enviaria, era o próprio Pai, isto significa que enviando-nos o Seu Espírito, o Pai enviaria a Si mesmo para nós. Desta forma, Deus o Pai tem que ser o Deus da consolação. Veremos, ao responder a próxima pergunta, quem a Bíblia afirma ser o Deus da consolação:

6 - Quem, segundo a revelação bíblica, é o Consolador, o Deus da consolação?

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de __________________________ !

É ele que nos ___________em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus."

II Coríntios 1: 3,4

A palavra de Deus mesmo esclarece que Deus, o Pai, é o Deus de toda a consolação. Ao afirmar que Deus o Pai é o Deus de toda a consolação, esta atesta claramente que qualquer consolação e conforto que o Espírito da Verdade, o consolador, mencionado em João 14:16 venha a promover no coração humano provém do Pai. Já havíamos constatado na pergunta anterior que o Espírito da Verdade, o consolador, procede de dentro do próprio Pai, segundo o texto de João 15:26. Assim, o texto de II Coríntios 1:3, 4, ao afirmar que Deus o Pai é o Deus de toda a consolação, apenas confirma o que já havíamos concluído pela revelação bíblica na pergunta anterior.

7 - Segundo a Bíblia, pode o consolador, o Espírito da Verdade, ser também o Espírito de Cristo?

Jesus, quando estava orando ao Pai, proferiu palavras que foram registradas na Bíblia e respondem esta pergunta:

"Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.... ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas _____________; e, neles, eu sou glorificado." João 17:4, 5, 10

Jesus disse que todas as coisas que são do Pai são também dEle; assim, o Espírito que procede do Pai também é o Espírito de Cristo. O apóstolo Paulo expressou este entendimento em um trecho da carta que escreveu para os crentes Romanos:

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" Romanos 8:9

8 - Segundo o mandamento bíblico, podemos aceitar a existência de outros deuses além daqueles que a Bíblia nos revela?

"Não terás outros ________ diante de mim." Êxodo 20:3

O mandamento é claro. Se admitirmos a existência de outros deuses além daqueles que a Bíblia nos revela (Deus o Pai e Seu Filho Jesus Cristo), estaremos transgredindo um mandamento bíblico. A Bíblia nos adverte qual é o fim daqueles que transgridem os mandamentos de Deus:

"...o pecado é a transgressão da lei." I João 3:4

"...o pecado, uma vez consumado, gera a morte." Tiago 1:15

De acordo com a Bíblia, aquele que aceita a existência de outros deuses além do Pai e do Seu Filho Jesus Cristo, transgride a lei, ou seja, comete pecado, pois o pecado é a transgressão da lei. A morte é a pena para todos os que cometem pecado e dele não se arrependem. Portanto, se você até hoje cometia o pecado de aceitar outro deus além de Deus o Pai e de Seu Filho Jesus Cristo, peça perdão a Deus em nome de Jesus. A Bíblia declara que " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9. Confesse seu pecado a Deus e Ele te perdoará. Jesus disse: "o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." João 6:37. Achegue-se até Ele em oração, e conte a Ele o desejo de reconhecê-lo como Seu Deus e Salvador e a Seu Pai como Deus, não rendendo adoração e louvor a nenhum outro.

Deus disse: "...aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos" I Samuel 2:30. Deseja você, a partir de hoje, render louvor, adoração e prestar culto somente a Deus o Pai e ao Seu Filho Jesus Cristo, e ver cumprida na sua vida esta maravilhosa promessa que Deus mesmo proferiu: "aos que me honram, honrarei"?

R.:________________________

Ass.:________________________________________

Data: _______/________________/___________

Saiba que, ao dizer "sim" para este convite de amor que Deus te faz, Ele te honrará assim como prometeu que o faria. Ele não levará em conta o tempo no qual você, por desconhecimento, não o honrou como Sua Palavra afirma que você deveria ter feito. Ele aceita a confissão do Seu pecado e te diz: "vá e não peques mais". Que tenhamos sempre em mente as palavras do livro de Apocalipse:

"Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos." Apocalipse 5:13

Que Deus o abençoe! -- Fonte: Ministério 4 anjos: www.ministerio4anjos.com.br.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com