Lições de Hebreus, Capítulo 1

Durante estes três meses em que a IASD estudará a Lição sobre a Carta aos Hebreus, nós do Grupo Leigo do gama, DF, iremos estudá-la, capítulo a capítulo. -- Josiel

 

“... É impossível que Deus minta...”. – (Heb. 6:18 - ARC).

 

DOMINGO:

Alguns versos que tratam do autor da Carta aos Hebreus. (Heb. 1:2; 2:3-4 [Atos 9:10-19; Gál. 1:1, 11-12, 16-17-19; 2:9]; 13:22-24).

 

 

Em Hebreus 2:3, o verbo é: “...’εβεβαιώθη”- do verbo: “βεβαιόω. Confirmar, verificar, comprovar; fortalecer, sustentar; cumprir”. – (p. 33.).

Quando, em meio ao seu erro cego e cego preconceito, Saulo recebeu uma revelação de Cristo, a quem estava perseguindo, foi ele colocado em comunicação direta com a igreja, a qual é a luz do mundo. Neste caso, Ananias representa Cristo, como representa também os ministros de Cristo sobre a Terra, os quais são indicados para agir em Seu lugar. No lugar de Cristo, Ananias toca os olhos de Saulo para que este possa receber a vista. Em lugar de Cristo, coloca suas mãos sobre ele, e enquanto ora em nome de Cristo, Saulo recebe o Espírito Santo. Tudo é feito no nome e pela autoridade de Cristo. Cristo é a fonte; a igreja, o canal de comunicação”.

Depois de seu batismo, Paulo quebrou o jejum, e permaneceu ‘alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. ...’”. - (WHITE, Ellen G. Atos dos Apóstolos. 3ª ed. 1976.).

“... O apóstolo Paulo, olhando através dos séculos, escreveu palavras de animação e advertência para os provados e expectantes... Heb. 10:35-39”. - (p. 374.).

Os que estavam buscando a verdade encontravam prova indiscutível da existência de um santuário no Céu. Moisés fez o santuário terrestre segundo o modelo que lhe foi mostrado. Paulo declara que aquele modelo era o verdadeiro santuário que está no Céu. (Heb. 8:2 e 5) E João testifica de que o viu no Céu”. – (p. 377.).

A fim de obter mais conhecimento da purificação apontada pela profecia, era necessário entender o ministério do santuário celestial. Isto poderia ser aprendido somente pelo ministério do santuário terrestre, visto que Paulo declara que os sacerdotes nele oficiavam e serviam em figura e sombra das coisas celestes.’ Heb. 8:5”. – (Idem. História da Redenção. 3ª ed. 1981. pp. 374 e 377-378.).

 

SEGUNDA-FEIRA:

1. Como o Pai se comunicava com os hebreus? (Ex. 31:1-6; Heb. 1:1 e Apoc. 1:1).

 

 

“... O homem ainda estava desligado de uma aproximação direta com o seu Criador, mas Deus Se comunicaria com ele por meio de Cristo e os anjos”. – (Idem. Patriarcas e Profetas. 12ª ed. 1991. p. 63[67-68].).

Que escola industrial era aquela no deserto, tendo como instrutores a Cristo e os Seus anjos!”. – (Idem. Educação. 5ª 1977. p. 36.).

“Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto – o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, diante das hostes – mas foi também Ele que a Israel a lei. .. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra”. – (Idem. Patriarcas e Profetas. 12ª ed. 1991. p. 381[366-367].).

2. Quem transmitia a mensagem do Pai aos profetas? (Gên. 22:10-16; 48:15-16; Ex. 3:2-6; 1Pedro 1:10-12; Apoc. 1:1).

 

 

Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas ‘profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.’ I S. Pedro 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Velho Testamento. ...”. (Ibidem.).

 

TERÇA-FEIRA:

3. Quem é a expressa Imagem do Pai? Quem é o herdeiro de tudo? (Heb. 1:2-3 – [v. 3 - ARC]).

 

 

4. Quem herdou mais excelente nome do que os anjos? Por quê? (Heb. 1:4-5; Ef. 1:21; Fil. 2:9-11; Atos 4:12).

 

 

5. Qual é a única pessoa que o Pai deu ordens para os anjos adorar? (Heb. 1:6; Apoc. 5:13-14; 19:10 e 22:8 -9).

 

 

Adão e Eva estavam encantados com as belezas de seu lar edênico. Eram deleitados pelos pequenos cantores em torno deles... O santo par unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, louvor e adoração ao Pai e a Seu amado Filho pelos sinais de amor ao seu redor. ...”.

Adão e Eva asseguraram aos anjos que nunca transgrediriam o expresso mandamento de Deus... Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música, e como seus cânticos ressoassem cheios de alegria pelo Éden, Satanás ouviu o som de suas melodias de adoração ao Pai e ao Filho. ...”. (Idem. História da Redenção. pp. 22 e 31.).

 

QUARTA-FEIRA:

6. O Pai faz o que de Seus anjos? E os anjos são o quê? (Heb. 1:7, 14 [9:5]; Salmo 104:4; Zac. 4:14; Apoc. 4:5; Atos 2:1-4; Ez. 1:13-14; 10:1-7).*

 

 

Quando a verdade for vivida em sua simplicidade em toda parte, Deus atuará por meio de Seus anjos, assim como atuou no dia de Pentecoste, e corações serão transformados de forma que haja uma manifestação da influência da verdade genuína, como é representada na descida do Espírito Santo. – SpT Série B, Nº 7, 64”. – (Idem. Meditações Matinais. Minha Consagração Hoje. 1ª ed. 1989. p. 58.).

O batismo do Espírito Santo como no dia de Pentecoste levará a um reavivamento da verdadeira religião e à operação de muitas obras maravilhosas. Seres celestes entrarão em nosso meio, e homens falarão segundo forem movidos à fazê-lo pelo Espírito de Deus. ...”.

“... Quando os anjos do Céu vierem ao nosso meio, e operarem mediante instrumentos humanos, haverá conversões sólidas, substanciais, segundo a ordem das conversões depois do dia de Pentecoste”. – (Idem. Mensagens Escolhidas. Vol. 2. p. 57.2ª ed. 1986.).

Os ungidos que estão diante do Senhor de toda Terra mantêm a posição uma vez outorgada a Satanás como querubim cobridor. Por intermédio dos seres santos que circundam Seu trono, o Senhor mantém constante comunicação com os habitantes da Terra. – Review and Herald, 20 de julho de 1897”. – (Idem. A Verdade Sobre os Anjos. 1ª ed. 1999. pp. 150-151.).

Das duas oliveiras o dourado óleo era vazado pelos tubos de ouro nas taças do cartiçal, e daí nas lâmpadas de ouro que alumiavam o santuário. Assim, dos santos que estão na presença de Deus, Seu Espírito é comunicado a instrumentalidades humanas que são consagradas para o Seu serviço. A missão dos dois ungidos é comunicar ao povo de Deus aquela graça celestial que, somente, pode fazer de Sua palavra uma lâmpada para os pés, e uma luz para o caminho. ‘Não por força nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.’ Zac. 4:6”. – (Idem. Parábolas de Jesus. 9ª ed. 1996. p. 408.).

 

QUINTA-FEIRA:

7. Quem é que se assenta à direita do Pai? Por quê? (Heb. 1:3 e 13; Rom. 8:26 e 34; Apoc. 8:3-5; Atos 5:31 e 1Pedro 3:22; 1Tim. 2:5 e 1João 2:1-2).

 

 

Cristo, nosso Mediador, e o Espírito Santo estão constantemente intercedendo em favor do homem, mas o Espírito não pleiteia por nós como faz Cristo, que apresenta Seu sangue derramado desde a fundação do mundo; o Espírito opera em nosso coração, extraindo dele orações e penitência, louvor e ações de graças. A gratidão que dimana de nossos lábios é resultado de tocar o Espírito as cordas da alma em santas memórias, despertando a música do coração.

Os serviços religiosos, as orações, o louvor, a penitente confissão do pecado, sobem dos crentes fiéis, qual incenso ao santuário celestial, mas passando através dos corruptos canais da humanidade, ficam tão maculados que, a menos que sejam purificados por sangue, jamais podem ser de valor perante Deus. Não ascendem em imaculada pureza, e a menos que o Intercessor, que está à mão direita de Deus, apresente e purifique tudo por Sua justiça, não será aceitável a Deus. Todo o incenso dos tabernáculos terrestres têm de umedecer-se com as purificadoras gotas do sangue de Cristo. Ele segura perante o Pai o incensário de Seus próprios méritos, nos quais não há mancha de corrupção terrestre. Nesse incensário reúne Ele as orações, o louvor e as confissões de Seu povo, juntando-lhes Sua própria justiça imaculada. Então, perfumado com os méritos da propiciação de Cristo, o incenso ascende perante Deus completa e inteiramente aceitável. Voltam então graciosas respostas”. – (Idem. Mensagens Escolhidas. Vol. 1. p. 344. 2ª ed. 1985.).

 

SEXTA-FEIRA:

8. Na Carta aos Hebreus qual é a declaração que o apóstolo Paulo faz do Filho do Eterno? (Heb. 1:8-9).

 

 

 

9.      Por meio de quem o Pai fez o mundo e, em especial, Adão e Eva? (Heb. 1:2-3, 10-12; Gên. 1:26-27; Col. 1:15; 2Cor. 4:4).

 

 

 

O Pai consultou Seu Filho com respeito à imediata execução de Seu propósito de fazer o homem para habitar a Terra. ...”.

Pai e Filho empenharam-Se na grandiosa, poderosa obra que tinham planejadoa criação do mundo. ...”.

Depois que a Terra foi criada, com sua vida animal, o Pai e o Filho levaram a cabo Seu propósito, planejado antes da queda de Satanás, de fazer o homem à Sua própria imagem. Eles tinham operado juntos na criação da Terra e de cada ser vivente sobre ela. E agora disse Deus a Seu Filho: ‘Façamos o homem à Nossa imagem.’ ...”. – (Idem. História da Redenção. 3ª ed. 1981. pp. 19-21.).

“... O Filho de Deus, que em associação com o Pai criara o homem, poderia fazer pelo homem uma expiação aceitável a Deus, dando Sua vida em sacrifício e arrostando a ira de Seu Pai. ...”. – (Ibidem. p. 48.).

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

No que diz respeito às referências e citações de quarta-feira, não se está induzindo aos leitores a crerem que o Espírito Santo seja o ministério dos anjos. Contudo, fica patente que sem o ministério dos anjos não existe a atuação do Espírito Santo.

Mediante o ministério dos anjos é o Espírito Santo habilitado a operar na mente e coração do instrumento humano, e atraí-lo a Cristo. ...”. – (Idem. Meditações Matinais. O Cuidado de Deus. 1ª ed. 1995. p. 116.).

 

*Roteiro de estudo preparado por sugestão dos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, por Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substituição às lições impostas pela Corporação.

Leia também:

Retornar 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com