Leitor quer entender a origem do Filho de Deus e pede outras explicações

Prezados Srs.

Sou adventista do 7° dia a exatamente onze anos. Tenho pesquisado nos sites anti-trinitariano e realmente tenho percebido que a Bíblia não apoia a doutrina da trindade, porém é meu dever examinar o máximo possível para tirar todas as dúvidas e chegar a um denominador comum. Passo então a fazer três perguntas: 1° como podemos entender Miquéias 5:2 ? que diz que a sua origem é desde os dias da eternidade 2° vi, vários comentários no site onde os Srs. dizem que Jesus é Deus de Deus,pois foi gerado por Deus, e que invariavelmente ele é Deus. Não entendi se Jesus é da mesma natureza de Deus e se ele é Deus, como ele morreu? sinceramente não entendi. 3° no livro a trindade, na pág.164 o autor disse algo que eu não consegui captar, ele descreve o seguinte: Em vez do termo homoousios- da mesma natureza- da formula de nicéia, este grupo usava o termo homoion (semelhante) para indicar que o filho era semelhante ao Pai. "A facção preferia o termo em virtude de sua simplicidade e porque ele aparece na Bíblia.O fato de que a Bíblia jamais o emprega para descrever o relacionamento entre Pai e filho parecia não incomodá-los. Eles tão somente desejavam um termo Bíblico."  Aparte que está entre parênteses é que eu não compreendi. Outra coisa, como faço para adquirir o livro, "eu e o Pai somos um?


Prezado irmão Evandro.
 
Que a paz do Nosso Senhor Jesus esteja contigo.
 
Obrigado por entrar em contato e desculpe o atraso na resposta.
 
A origem do Filho de Deus não é algo simples de ser entendido. A dificuldade está na ausência de declarações proféticas que tragem detalhes sobre o assunto. O verso de Miquéias mencionado por você diz o seguinte: "E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." - Miquéias 5:2.
 
A palavra "saídas" no original hebraico é "mowtsa'ah" e significa "origem". Portanto, a única informação que podemos tirar de Miquéias 5:2 é que a origem do Filho de Deus está em tempos bem antigos, na eternidade. Isso significa que é impossível à mente humana retroceder até esta "origem". A Bíblia não dá muita informação sobre como foi esta origem e isso acaba dando um espaço muito grande para a especulação.
 
E por falar em especulação você perguntou se Deus e o Filho de Deus têm a mesma substância. O assunto da co-substancialidade do Pai e do Filho foi muito debatido no século 4. Na época usaram a palavra grega "homoousios" para expressar a compreensão de co-substancialidade que passou a ser um dos elementos chaves para o posterior estabelecimento da doutrina trinitariana. Acontece que nem a palavra homoousios nem o conceito de co-substancialidade tem base bíblica. A Bíblia não usa esta palavra e nem apresenta este conceito. Havia um outro grupo que usava uma palavra grega muito parecida com a anterior para expressar semelhança entre Deus e o Filho de Deus: homoiousios (perceba que incluí a letra "i" entre os "oo"). Esta palavra grega significa "semelhante" e pode ser encontrada em várias partes da Bíblia. Mas este último grupo mesmo usando uma terminologia bíblica não obteve muito sucesso. A partir de então a visão ortodoxa ficou estabelecida: Deus passou a ser considerado igual a Jesus em substância, não apenas semelhante.
 
É muito arriscado usarmos expressões categóricas como "sempre", "nunca", "igual", "todos", "nenhum". Quando fazemos alguma afirmação categórica usando estes termos basta um contra-exemplo para a nossa tese naufragar. Quando os trinitarianos afirmam que o Pai é "igual" ao Filho em substância, não estão apenas fazendo uma declaração sem base bíblica mas também estão se colocando numa posição bastante arriscada pois alguém poderia apresentar um elemento relacionado à substância do Filho que não é igual à da substância do Pai e colocar por terra este fundamento da doutrina da Trindade Por exemplo, o Filho assumiu a natureza humana, carnal. Ressuscitou com um corpo glorificado, mas ainda com natureza humana. Tomé pôde tocá-lo, Jesus continuou sendo um ser humano após sua ressurreição e assim ascendeu aos Céus e assim voltará à Terra. Como podemos afirmar categoricamente que a substância de Jesus hoje é a mesma do Pai? Porventura o Pai tem um corpo igual ao de Cristo: um corpo humano e glorificado? É claro que não! Deus não é homem. Como poderia ter um corpo humano? Como então é possível afirmar que o Pai e o Filho tem a mesma substância? Note como os fundamentos sobre os quais a doutrina da Trindade está estabelecida são frágeis.
 
Quanto mais estudamos sobre Deus em Sua Palavra, mais certos ficamos de que é impossível dizer com absoluta certeza como Ele é. Podemos coletar uma informação aqui, outra ali e ir montando um mapa mental sobre quem é Deus, mas nunca este mapa estará completo. Este exercício continuará por toda a eternidade. Embora seja difícil dizer como Ele é, é muito fácil perceber como Ele não é. Deus não é uma Trindade.
 
Sobre o livro "Eu e o Pai Somos Um" você pode solicitar diretamente ao irmão Marcos Miranda (marcosmiranda@igrejacrista.com) que é o responsável pela distribuição. Ele geralmente envia um ou dois exemplares gratuitamente para os que solicitam. Os que desejam uma grande quantidade de exemplares para fazer trabalho missionário muitas vezes fazem uma contribuição equivalente ao custo de produção do livro que é de R$ 2,50 por exemplar. Mas mesmo esta contribuição não é obrigatória.
 
Um forte abraço e que Deus te abençoe ricamente
Ricardo Nicotra

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com