O Que Fazer Quando os "Hereges" Atacam

Há muito tempo tenho visto o desespero de pastores e departamentais da Associação, quando surge em nosso meio, algum documentário e/ou elementos de nossas fileiras ou não, apresentando pontos contraditórios à nossa doutrina ou contra preceitos pré-estabelecidos por nossa igreja.

Para se ter uma idéia, recentemente esteve em nosso distrito uma pessoa (formada em Teologia) que ensinava sobre as profecias de Daniel e Apocalipse, acrescentando pontos que no nosso entender não condiziam com aquilo que aprendemos, além de apregoar que nossas instituições perderam de vista sua missão, que é a pregação do Evangelho (malversação dos dízimos)

O remédio receitado por parte de nossa Associação foi o seguinte: 

  1. Proibir os membros da igreja de entrar em contado com esse "elemento"; 
  2. Todos os que o recebessem em casa deveriam ser disciplinados; 
  3. Todos os oficiais da igreja que entrassem em contato com ele, deveriam ser afastados de suas funções para que fatalmente não contaminassem a outros, caso ouvesse crédito em sua mensagem.

Como ancião local, falei na oportunidade que não via necessidade de medidas tão extremas, nem tampouco a necessidade da proibição de que os membros da igreja entrassem em contato com ele. Porque para nós não importaria o que o indivíduo pregasse, mas, sim, um claro "ASSIM DIZ O SENHOR" 

A forma para se manter a obediência, não é proibindo o acesso à "árvore do conhecimento do bem e do mal", mas a orientação e instrução, mediante um estudo acurado da Palavra de Deus (vacina). Isto feito, nossos membros poderão entrar em contato com qualquer vento de doutrina, porque para eles o importante será um "ASSIM DIZ O SENHOR".

Em nossos cultos doutrinários, deve-se ensinar simplesmente aquilo que DIZ O SENHOR na Bíblia e no Espírito de Profecia e desconsiderar todos os "eu acho", "eu penso", "eu imagino", "eu creio", etc. Isso tudo pode até ser colocado durante o debate e a troca de idéias, mas na conclusão deve prevalecer sempre o ASSIM DIZ O SENHOR, com a real aceitação e compromisso de todos.

No meu entender é justamente a falta disso que está causando essa grande onda de corrupção doutrinária que vem adentrando em nossa igreja. Sabemos bem, pois fomos advertidos, que Satánas está irado com os que  "guardam os Mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus que é o Espírito de Profecia." Apoc. 12:17; 19:10. Mas nós mesmos, muitas vezes desprezamos a única arma que Deus achou por bem dar-nos, para manter a corrupção fora de igreja e nos garantir a vitória justamente neste final da história terrestre?

Nós nos deleitamos muito mais com as opiniões humanas do que num ASSIM DIZ O SENHOR. Vejo que estamos vivendo justamente no tempo em que devemos dar ouvidos `s admoestação do apóstolo Paulo: "Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. II Tim. 4:1-4.

Finalmente, o apóstolo Paulo admoeta: "Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." II Tim. 4: 5.

Há muito tempo, estamos negligenciando o ensino da sã doutrina (Bíblia e Espírito de Profecia). Por isso, os membros de nossas igrejas estão desprotegidos, estão inaptos a reconhecer por si só o que é santo ou profano, o que é sagrado ou comum. Em sua maioria acreditam cegamente no que os líderes dizem. Os líderes é que dizem o que devemos ou não ouvir, o que é sã doutrina ou heresia.

Quando digo líderes, estou falando também dos anciãos, pois muitos negligenciam o dever de ensinar, alegando que e obrigação de Pastor ou Obreiros assalariado. A obra não cumpre a missão para a qual foi estabelecida. Nós, líderes leigos, também negligenciamos nossa missao, daí ocorre o que continuamente vemos.

"Não deixe os irmãos receberem este ou aquele documento..."

"Cuidado, não deixe os irmãos receber tal pessoa nem em sua casa..."

"Irmão, acredite em mim, isto é heresia..."

"Estes homens são do Diabo e estão querendo perturbar a ordem a paz, e desacreditar a igreja de Deus", etc e tal...

Sabíamos que isso tudo fatalmente iria acontecer, pois estava predito. Mas a resposta da Associação, caso a igreja não tenha sido "vacinada", deveria ser:

  1. Apresentar claramente o assunto à igreja.
  2. Ouvir a igreja para sentir o grau de aceitação, ou de confusão reinante.
  3. Debater claramente o tema com a igreja.
  4. Finalmente apresentar um ASSIM DIZ O SENHOR, referente ao assunto. 

Lembremo-nos de que Jesus no momento da tentação respondeu: "Está Escrito" e venceu. Quanto a nós, estamos vivendo num tempo em que devemos aplicar em todas as coisas o princípio do "à Lei e ao Testemunho!" Pois somos advertidos que: "Se não falarmos segundo esta palavra, nunca nos raiará a alva." Isaías 8:20. Só assim, finalmente, seremos vencedores e muitos males serão evitados. Só assim alcançaremos a tão necessária unidade da fé.

Cid Joseph, transcrito da lista de discussão Jad-Dallas.


Opinião do Leitor

Só por curiosidade:  qual é a Associação do Cid?  Pelo visto, a coisa lá é muito feia. Onde já se viu disciplinar membro por receber alguém em casa? Onde já se viu proibir membro de manter contato com outra pessoa? Pelo jeito, a Inquisição está funcionando a todo vapor nessa associação. 

Tremenda desmoralização para a IASD. Fico perplexo e indignado quando vejo pessoas usando o poder que tem dentro da igreja, para cometerem tamanhas aberrações.

Samuca, transcrito da lista de discussão Jad-Dallas.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com