Jornal Árabe Diz que Adventismo e Santificação do Sábado São Heresia

(Cristianismo Sionista é Heresia Americana)

Egito-USA, Religião, 11/05/2002

O patriarca de Alexandria e da Diocese de São Marcos, papa Shenouda III, disse que o termo Cristianismo Sionista é uma heresia Americana e um sub-produto de um ambiente bizarro que não tem lugar no mundo árabe.

"Não há este tipo de coisa como o Cristianismo Sionista no mundo árabe, e isto é uma “heresia Americana”, totalmente inaceitável e rejeitada por todas seitas Cristãs genuínas ao redor do mundo, disse o papa enfaticamente à sua congregação em seu sermão semanal na Catedral de São Marcos, na noite de quarta-feira.

"Isto é um sub-produto de um meio bizarro nos Estados Unidos sob o qual qualquer grupo radical tem o direito de estabelecer uma crença religiosa, abrindo caminho a ideologias políticas inaceitáveis sob o manto da religião,” ele acrescentou.

"E é desse ambiente que emergiram os Testemunhas de Jeová e os Adventistas, cujas doutrinas são muito mais próximas ao Judaísmo Sionista do que do Cristianismo,” ele disse.

"O Cristianismo em geral advoga a paz e o amor e rejeita a supressão, ocupação e usurpação dos direitos de outros ou a liquidação da oposição, que são os princípios básicos no mundo Sionista,” ele disse.

"O Cristianismo ocidental em particular está comprometido com a causa árabe e juntamente com o islã  luta em favor da independência e da proteção da terra e da honra,” ele acrescentou.

"Entre as doutrinas desses grupos radicais estão a santificação do sábado e a crença de que o retorno de Cristo está relacionado com o reagrupamento judaico em Israel, que são todas crenças Sionistas,” ele finalizou.


Comentario de Alberto Treiyer na AsdNet: 

1. Não se trata do papa João Paulo II, senão do patriarca de Alexandria. Recordemos que a partir do séc. III os bispos de cidades importantes começaram a fazer-se chamar Pater, isto é, "pai" ou "papa". Não foi senão a partir do séc. VI que o papa de Roma começou a aplicar-se este título de forma exclusiva, a si mesmo. Mas no oriente ainda o continuam usando para os outros presumidos sucessores dos apóstolos.

2. A religião Ortodoxa e a Católica Romana são o mesmo cachorro com coleira diferente. São religiões que, por serem oficiais e reclamarem o respaldo das autoridades civis ou governamentais, são intolerantes.

3. A acusação de sionismo contra a Igreja Adventista é gratuita, salvo que alguns de nossos irmãos no mundo oriental adotaram o velho esquema literalista de Israel, junto de um bom número de igrejas evangélicas. Chamam-se sionistas os que crêem que Deus vai restabelecer Israel literalmente e a cidade de Jerusalém na Palestina, vinculando a vinda do Senhor a esse lugar. Nós não cremos nisso. O Senhor vai voltar a toda terra. Nossa visão é universal. A velha Jerusalém não vai ser reconstruída com seu templo, nem irão se reestabelecer os sacrifícios. Nossa morada está nos céus, na Nova Jerusalém. É essa cidade que esperamos. Não outra de índole terrenal como os ortodoxos e católicos.

4. Em essência, esse papa grego não é infalível. Meteu a pata (perdoem a expressão) com tudo ao mal interpretar os adventistas. A santificação do sábado não tem nada a ver com um presumido reagrupamento dos judeus na Palestina.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com