DEPOIMENTO
Pastor é Desligado do Ministério por Discordar de Exclusão em Massa e Crer na Expiação no Santuário Celestial

Eu, Pr. Osvair Munhoz, distrital de Barra do Garças-MT, fui desligado do ministério no dia 03.04.02, por discordar com a administração da Missão Mato-Grossense ao remover dezenas de membros da grande Cuiabá, MT. E também por confirmar que, para mim, a imputada justiça de Cristo significa viver uma vida piedosa, santa, amável, irrepreensível, sem mancha ou ruga, imaculados na presença de um Deus santo, obra preparatória para recebermos a chuva serôdia.

De julho de 2001 para cá, foram removidas dezenas de nomes do rol de membros da IASD da MMT, o motivo principal da Administração do Campo, para remoção dos membros foi a ênfase destes na doutrina do Santuário, ensinando que devíamos participar dos cultos matutinos  e vespertinos, a fim de obtermos a imputada justiça de Cristo, participando também das bodas do cordeiro, entrando pela fé no santuário celestial, no compartimento do lugar santíssimo, onde nosso Sumo Sacerdote faz expiação com o seu sangue por nós, ofertando-nos as vestes nupciais para o encontro com o Senhor nos ares.

A alegação dos pastores da Administração do Campo da MMT é que estes cultos poderiam ser feitos a qualquer momento, e que a imputada justiça de Cristo não significa viver uma vida sem pecado, uma vez que para eles  a expiação teria sido completa na cruz e, agora, Cristo simplesmente aplica os benefícios de uma expiação já feita.

 

O Pr. Eber Liessi, Ministerial do Campo, para confirmar a posição da Administração, visitou o Distrito de Barra do Garças, MT, no dia 02.03.02. Ele afirmou que a doutrina da IASD não é baseada em EGW, nem nos pioneiros e que nem tudo do Espírito de Profecia é inspirado por Deus. Disse que não mais críamos na continuação da expiação no santuário celestial, com o propósito de termos uma aproximação maior com os evangélicos. Éramos antes chamados de seita e a partir da mudança de 1957, houve uma maior aceitação por parte dos teólogos protestantes, para sermos considerados como uma igreja.

O Pr. Dr. Albert Ronald Timm foi convidado pela Administração do Campo e fez palestras nos dias 06 e 07 de abril de 2002, na Igreja Central de Cuiabá, a fim de esclarecer o assunto. O teólogo, que é o Diretor do Centro Ellen G. White de Pesquisas, confirmou o importante papel dos pioneiros e de Ellen G. White na formação da IASD, confirmou a autoridade profética de Ellen G. White e também explicou que pessoalmente não aceitava que a expiação foi completa na cruz. Ele argumentou que há uma continuação da expiação no santuário celestial.

O despreparo dos pastores da MMT gerou um espírito de intolerância nunca visto no Campo. Talvez nem seja despreparo, mas, sim, um cumprimento de profecias, uma vez que a Sra. White afirma que a causa de Cristo seria traída, RH 24.05.1898.

Há também muitas suspeitas de uma ordem religiosa tenebrosa infiltrada no comando de nossa Obra e, com certeza, pastores mercenários, que não tem compromisso com a verdade. Estão solapando a fé de nosso povo. Comendo doces, churrascos e bebendo Coca-cola, introduzindo a música mundana das discotecas nos arraiais, a moda, os esportes e competições e pregando que é impossível vivermos uma vida sem pecado. Assim, estão lamentavelmente abraçando a Baal, negando o próprio Cristo.

“É requerida obediência exata, e os que dizem não ser possível levar uma vida perfeita, lançam sobre Deus a acusação de injustiça e falsidade” EGW. LES 2T/89, Ed. Professor, p.48

Os cultos matutinos e Vespertinos devem ser feitos conforme a orientação do Espírito de Profecia. “...Portanto de cada família suba ao céu a oração, tanto pela manhã quanta na hora calma do pôr-do-sol, em nosso favor, apresentando a Deus os méritos do Salvador. Manhã e tarde o universo celeste anotam toda casa em que se ora.”  Minha Consagração Hoje. Meditação 1989, 29.

A imputada justiça de Cristo. A justificação não é apenas uma declaração forense; envolve uma experiência subjetiva, em que o homem morre: “ ...Foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu, justificado está do pecado.” Rm 6:6. “Ninguém pode cobrir sua alma com as vestes da justiça de Cristo enquanto pratica pecados conhecidos.” 1ME 366. “Não há segurança nem repouso nem justificação na transgressão da lei.” 1ME 213. “Sua justiça é imputada ao obediente.” 6BC 1072.

A Expiação no Santuário Celestial. “Todos precisam compreender melhor a obra da expiação que está sendo efetuada no santuário do Céu. Quando essa importante verdade for reconhecida e compreendida, os que a abraçaram trabalharão de acordo com Cristo, a fim de preparar um povo que esteja em pé no grande dia de Deus e seus esforços serão bem sucedidos.” TS, II, pp. 219,220.

A expiação do santuário celestial é feita com o sangue derramado na cruz do calvário: “...Mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar...” Hb 9:11,12. “O sangue de Jesus foi derramado, o qual deveria ser oferecido por Ele mesmo no Santuário nos Céus.” PE, 253.

“Mantendo ainda a humanidade, Cristo subiu ao Céu, triunfante e vitorioso. Levou o sangue da expiação, para o Santíssimo, aspergiu-o sobre o propiciatório e sobre os seus próprios vestidos, e abençoou o povo.” Sings of the Times, 15/04/1905, ver também Ap. 19:13.

“Da mesma forma Cristo, em sua Imaculada justiça, após derramar o precioso sangue, entra no lugar santo para purificar o santuário. Ali o sangue é trazido e usado na reconciliação entre Deus e o homem.” Testemonies, vol 04 p. 122.

Pastores que comem carne. Segundo o espírito de profecia, Deus não chamou nenhum destes, para serem ministros do evangelho. Ver CSRA pp. 453, 454. Estão negando a mensagem da reforma pró-saúde. – “Deus, concedeu a luz sobre a reforma de saúde, e aqueles que a rejeitam, rejeitam a Deus.” Special Testemonies, Série B, # 6, 31.

Vestuário, as modas do mundo. As mulheres e homens que se vestem conforme a moda são filhos do mundo, não são filhos de Deus. Ver ME, vol 03, p. 245.

Esportes e competições. Não acredito na espiritualidade de alguém que é torcedor de times de futebol. Os esportes e competições desenvolvem o caráter de satanás. Ver ME, vol 01.

Estamos vivendo aqui na MMT a sacudidura prevista pelo desenrolar profético, não somente aqui, como também em todos os lugares. "Vi então o terceiro anjo (Ap. 14:9-11), disse meu anjo acompanhante: 'Terrível é sua obra. Tremenda sua missão. Ele é o anjo que deve separar o trigo do joio, e selar, ou atar, o trigo para o celeiro celestial'." Eventos Finais, p. 14

“Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todos os que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus.” Jo 16:2.

Calúnia e opróbrio serão a recompensa daqueles que estão ao lado da verdade tal qual é em Jesus. "Todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." II TIM 3:12. Os que dão claro testemunho contra o pecado serão com certeza tão aborrecidos como foi o Mestre que lhes deu esta obra a fazer em Seu nome. Como Cristo serão chamados inimigos da igreja e da religião, e quanto mais sinceros e diligentes forem seus esforços para honrar a Deus, tanto mais acerba será a inimizade dos ímpios e dos hipócritas. Não nos devemos, porém, desanimar quando assim formos tratados. Talvez sejamos chamados "Fracos e Loucos", Entusiastas e mesmo Insanos. Podem dizer a nosso respeito como disseram de Cristo: Tem Demônio, João 10:20. Mas a obra que o Mestre nos confiou é ainda a nossa obra. ME p. 73.

“Os servos de Deus serão chamados entusiastas. Os ministros aconselharão o povo a não os ouvirem. Nóe recebeu o mesmo tratamento enquanto o Espírito o impelia a dar a mensagem, quer os homens quisessem, quer não quisessem ouvir.” TM P. 233.

"Nas igrejas [adventistas do sétimo dia] deverá haver admirável manifestação do poder de Deus, mas ela não influirá sobre os que não se têm humilhado diante do Senhor, abrindo a porta do coração pela confissão e arrependimento. Na manifestação desse poder que ilumina a Terra com a glória de Deus, eles só verão alguma coisa que, em sua cegueira, consideram perigosa, alguma coisa que despertará os seus receios, e se disporão a resistir-lhe. Visto que o Senhor não age de acordo com suas idéias e expectativas, eles combaterão a obra. 'Por que – dizem eles – não reconheceríamos o Espírito de Deus, se temos estado na obra por tantos anos?" – RH Extra, 27 de maio de 1890.

A mensagem do terceiro anjo não será compreendida, e a luz iluminará a Terra com sua glória será chamada de falsa luz pelos que recusam andar em sua glória progressiva. – RH, 27 de maio de 1890. “ Eventos Finais, pp. 180,181.

Afetuosamente, sou Pr. Osvair Munhoz. Contatos: osvairmunhoz@hotmail.com.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com