Santificação, Nossa Maior Necessidade Hoje

Tocai a buzina em Sião, santificai um jejum, proclamai um dia de proibição. Congregai o povo. Santificai a congregação, ajuntai os anciões... (Joel 2:15 e 16)

Muitos estudiosos da Bíblia não sabem determinar com exatidão o período em que foi escrito o livro de Joel. Mas em uma coisa todos concordam: O povo de Deus estava passando uma apostasia nacional. Convinha à política de satanás que os homens da época conservassem as formas da religião, embora faltasse o espírito da piedade.

E é nestes momentos de grandes apostasias entre o povo de Deus, que Deus tem enviado seus servos para repreender o pecado, tanto no mundo como na igreja, servos estes que são mais qualificados pela unção do Seu Espírito do que pelo preparo das instituições de ensino.

Assim era a situação espiritual do povo de Israel, quando Deus usou o seu humilde servo Joel. E porque Deus o usou? Porventura não existiam em Israel Sacerdotes e Doutores da lei? Sim, havia. Mas não eram humildes e não se consagravam a Deus.

A apostasia atual

Não estamos vivendo dias diferentes dos dias do Profeta Joel. A mensagem da verdade divina é desdenhada e tratada levianamente, a igreja se envolve em trevas; esfriam a fé e o amor; entram a separação e a discórdia. Os membros centralizam seus interesses e energias em empreendimentos mundanos, e os pecadores se tornam endurecidos em sua impenitência.

A causa desta condição tem sua origem dentro do seio da igreja. As trevas espirituais  que caem, são devidas, não à retirada arbitrária do socorro da graça divina, por parte de Deus, mas à negligência ou rejeição da luz divina por parte dos nossos líderes religiosos.

Exemplo frisante desta verdade vê-se na história do povo judeu no tempo de Cristo. Pelo apego ao mundo e esquecimento de Deus e sua palavra, tornou-se-lhes obscurecido o entendimento, e o coração mundano e sensual. Daí estarem em ignorância quanto ao advento do Messias e, em seu orgulho e incredulidade, rejeitaram o Redentor.

Mensageiros atuais

Hoje Deus tem levantado os seus servos fiéis dentro de nossas igrejas, e muitos ao iniciarem seu trabalho, decidiram-se a exercer grande prudência ao atacar os pecados da igreja. Esperam que pelo exemplo de uma vida cristã e pura, fazer voltar o povo a uma verdadeira consagração a Deus. Mas o Espírito de Deus está vindo sobre estes fiéis, assim como viera sobre Joel, impelindo-o a repreender os pecados de um povo apóstata e a preparar um povo que subsista ao grande dia do Senhor. E como no passado, satanás usa seus agentes para perseguirem, caluniar, disciplinar, excluir e processar os verdadeiros atalaias que Deus designou para dar a trombeta o sonido certo.

Como no passado, infelizmente satanás procura impedir todo verdadeiro movimento de reforma, e nós, como reformadores, estamos correndo grande perigo. Alguns até fomos expulsos da igreja! Mas não estaríamos muitos de nós estamos trazendo toda uma vida não consagrada a Deus? Não haveria pessoas participando deste movimento de reforma apenas porque querem ser contrários a Organização da IASD? Se assim é, não sentem a verdadeira necessidade de uma vida de santificação, como predita pelo profeta: “Santificai a congregação...” Joel 2:16.

Necessidade atual

Precisamos de uma urgente preparação, temos que fazer profundo exame de coração, pois teremos que subsistir diante da presença de um Deus santo. E necessário é que haja uma santificação por parte daqueles que professam serem reformadores, “porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação...” Its. 4:3. E porque é necessária uma vida de santificação? “Segui a paz com todos, e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”. Heb 12:14.

Somente pessoas santas é que poderão estar na presença de Deus, quando o nosso sumo Sacerdote não mais interceder por nós. Com respeito a isto a mensageira do Senhor nos adverte:

“Os que estiverem vivendo sobre a terra quando a intercessão de Cristo cessar no Santuário celestial deverão sem mediador, estar em pé na presença do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o caráter liberto de pecado, pelo sangue da aspersão. Mediante a graça de Deus e seu próprio esforço diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. Enquanto o juízo de investigação prosseguir no céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento do pecado, entre o povo de Deus na terra.” O Grande Conflito, pág. 425.

Apelo final

Infelizmente não é isto que vemos ser pregado dos púlpitos. Com tristeza escutamos muitas vezes sair de lábios de alguns irmãos leigos, que Deus irá transformar o nosso caráter e que não precisa haver esforço por nossa parte. Este tipo de erro, estamos herdando da IASD, como os reformadores da Idade Média, que saíram de Roma mas trouxeram várias doutrinas que são preceitos de homens.

Será que iremos cometer o mesmo erro? Continuaremos a ser chamados de "rico sou, e de nada tenho falta"? Não. Deus nos chamou para sermos portadores de luz, para acordarmos do sono, sono este que levará a morte eterna a todos que não tomarem uma firme decisão de purificar o seu caráter.

“Nenhum de nós jamais receberá o selo de Deus, enquanto o caráter tiver uma nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma”.

É agora que devemos conservar-nos e a nossos filhos incontaminados do mundo. É agora que devemos lavar as vestes de nosso caráter, tornando-as alvas no sangue do Cordeiro. Agora é que devemos vencer o orgulho, as paixões, e a indolência espiritual. Agora é que devemos despertar e fazer decididos esforços para dar simetria ao nosso caráter “. Testemunhos Seletos, Vol 2, pág. 69 e 70.  

Diante de tudo o que vimos e estamos presenciando nestes últimos dias, qual é a parte que nos cabe? Voltar para o Egito, ou avançarmos para a nova Canaã? Esta decisão, cada um de nós como indivíduo terá que, a partir de agora, fazer. Mas tenha a certeza, de que se a sua posição for positiva, o nosso grande Deus criador dos céus e da terra está pronto para lhe ajudar.

Que Deus possa abençoar a cada humilde filho seu, que vem se esforçando para remediar os seus defeitos de caráter. -- Sandro Lovo Bins, Pimenta Bueno-RO.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com