Haverá 144 Mil Adventistas Fiéis no Tempo do Fim?

Gostaria de perguntar ao irmão que escreveu o estudo sobre a "Apostila Proibida" por que os 144.000 têm que ser um número literal e composto por adventistas?

Eu já fiz essa pergunta a outro irmão e não consegui entender o porquê dessa literalidade com relação ao número. Tenho dúvidas sim e não nego, mas pelo que entendo tanto o apóstolo João como a Sra. White não afirmam que o número seja literal. Os textos não falam isso. A Sra. White fala em "... os justos vivos em número de 144.000..." Isso não afirma que seja literal. Ela apenas repetiu o número que foi falado pelo apóstolo, como segue mais abaixo. Outro ponto: se todos os versos que falam sobre os 144.000 são interpretados simbolicamente, por que apenas o número é interpretado literalmente?

"Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar, dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus. Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel:" Apocalipse 7:2-4.

O autor do estudo citou:

"O selo do Deus vivo é colocado nos que guardam conscienciosamente o sábado do Senhor." The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 980 / Eventos Finais, pág. 220

"O selo do Deus vivo só será colocado nos que se assemelham a Cristo no caráter." The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 970. / Eventos Finais, pág. 221

"Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus." Primeiros Escritos, pág. 71. / Eventos Finais, pág. 221

"Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo." Testemunhos Para Ministros, pág. 445. / Eventos Finais, pág. 221

"Do entendimento de que a Chuva Serôdia é próprio selo do Deus vivo, podemos extrair uma importante conclusão: sendo a Chuva Serôdia o "selo do Deus vivo", e considerando que o selo do Deus vivo será colocado somente na fronte dos 144.000 que serão trasladados dentres os vivos, temos que a Chuva Serôdia só cairá sobre os 144.000 adventistas que serão selados, tornando-os aptos para a trasladação. Assim, uma vez que no tempo da Chuva Serôdia só haverão duas classes - os que receberão o selo do Deus vivo e os que receberão a marca da besta, os adventistas que estiverem vivos por ocasião da Chuva Serôdia e não a receberem, não fazendo portanto parte dos 144.000, receberão o sinal da besta. Considerando que os 144.000 perfazem um grupo literal, e considerando também que existem hoje cerca de 12.000.000 (doze milhões) de professos adventistas em todo o mundo, temos que nos preocupar muito por nossa alma quanto à nossa salvação, uma vez que as palavras que foram ditas a mais de cem anos atrás pela Mensageira do Senhor ainda ecoam fortemente às nossas consciências nos dias de hoje..."

Pergunto-vos: Por que os 144.000 têm que ser adventistas? Os outros cristãos não poderão vir a guardar o sábado, a se assemelhar a Cristo e a refletir a SUA imagem, não poderão vencer o mundo, a carne e o diabo? Eles precisarão ser necessariamente adventistas? Ou eu entendi errado, prezado irmão?

Que a paz do Senhor Jesus esteja com todos. Amém.

Wellington-RJ


Resposta do autor da "Apostila Proibida":

Caro irmão,

Como afirmaste em seu próprio e-mail, EGW afirma no livro Primeiros Escritos, pág. 15: "... e os justos vivos, em número de 144.000 ouviram a voz...". Como devemos entender tal texto? Como Jesus o entenderia? Ao ser questionado sobre o entendimento de algumas partes da Bíblia, Jesus chegou a responder aos fariseus: "Como lês?". Isto indica que Jesus quer que compreendamos os textos de forma mais simples possível. Portanto, a menos que esteja claramente indicado que há um simbolismo no texto, devemos compreendê-lo no seu máximo sentido literal, ou seja, da forma que lemos.

Este é o caso do texto de Primeiros Escritos, pág. 15. Não há nele qualquer comentário anterior ou posterior que nos permita compreender que o número 144.000 corresponde à representação simbólica de um grupo maior. Desta forma, o texto deve ser entendido dentro do seu máximo sentido literal. Assim, temos que os 144.000 são literais.

Ainda para deixar a questão um pouco mais clara, apresentamos um exemplo:

"O Prof. José falou e os alunos, em número de 10, ouviram sua voz."

Pergunto: de acordo com o texto acima, quantos alunos ouviram a voz do Prof. José? A resposta é óbvia: 10. Ora a frase que trata dos 144.000 é exatamente igual à frase que apresentamos como exemplo acima, em sua forma gramatical. Deus é quem fala, em lugar do Prof. José, e 144.000 santos, ao invés de 10 alunos ouvem sua voz. Não há portanto nenhuma razão para entender o texto de forma diferente. Penso que a explicação acima talvez ajude a esclarecer aos irmãos.

O irmão também pergunta porque os 144.000 têm que ser adventistas. Os 144.000 devem sim ser adventistas, mas não no sentido do que os homens conhecem por adventistas, mas sim no sentido dos que Deus conhece como sendo adventistas. A definição bíblica de "adventistas" diz: "...os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus" Apoc. 12:17. São estes os que Deus reconhece como sendo verdadeiros adventistas. Podem existir professos adventistas que freqüentam as igrejas da IASD por décadas sem nunca terem sido reconhecidos por Deus como verdadeiros adventistas. De forma mais clara, Deus dá a seguinte descrição de quem Ele reconhece como verdadeiro "adventista", sendo parte de Seu povo, por intermédio de um testemunho dado à Sua serva:

"Deus possui uma Igreja.  Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos.  Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mat. 18:20).  Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja."  - Ellen G. White, Manuscript Releases, nº 17, págs. 81-82.

Assim, os 144.000 serão verdadeiros adventistas. Milhares de milhares de professos adventistas do sétimo dia nunca foram reconhecidos por Deus como verdadeiros adventistas e nem nunca o serão por sua rejeição dos testemunhos que Ele deixou à disposição destes, enquanto muitos que nunca desfilaram a olhos vistos entre os corredores das igrejas da IASD farão parte do povo que vindicará o caráter de Deus na terra - os 144.000.

O material intitulado "144.000: Primícias para Deus e o Cordeiro" também apresentou uma justificativa com base na doutrina do santuário para o fato de os 144.000 representarem um número literal. Aqueles que não se satisfazem com a simples declaração de EGW, têm nesta segunda justificativa um fundamento mais sólido.

Espero que a informação acima tenha contribuído para o entendimento. Escrevi dentro do que, creio, Deus me têm revelado sobre este assunto. Estamos abertos a mais considerações.

Que Deus te abençoe, Jairo Carvalho.


Comentário de Henderson H. L. Velten

Prezado irmão Wellington,

Conquanto eu defenda a realidade do número “144.000” como indicativo do total de salvos dentre os crentes na terceira mensagem angélica, concordo plenamente com o irmão de que as razões fornecidas pelos proponentes da literalidade do número são, em geral, frágeis e passíveis de fundamentadas objeções.

O problema reside na falta de precisão do raciocínio lógico e na não utilização de um método cientifico de pesquisa pelos que se aventuram a tratar do assunto. De fato, dizer simplesmente que a expressão “em número de 144.000”, utilizada pela senhora White, tem o condão de resolver a questão é um tanto pueril. Isso poderia ter sido um empréstimo literário do Apocalipse, o que por diversas vezes ocorre.

Em qualquer campo de estudo, precisamos admitir todas as possibilidades de interpretação, sem exclusão de nenhuma, a não ser que se encontre forte evidência de sua inviabilidade.

Todavia, depois de muito estudar sobre o tema, encontrei razões sérias e bem fundamentadas pelas quais o número de adventistas salvos deva ser considerado esse mesmo. Se o desejar, expressarei, em breve, tais razões neste site.

Fique na paz. -- Henderson H. L. Velten, editor dos sites www.concertoeterno.kit.net e www.profecia.com.br


Respostas de Jairo Carvalho intercaladas

Que Deus continue te abençoando, irmão Robson, pela oportunidade que o irmão concede a todos aqueles que procuram em vosso site uma edificação espiritual.

Acabei de ler o e-mail do irmão Henderson e antes de acessar o seu site faço os seguintes comentários ao irmão Jairo e a quem mais quiser participar deste estudo:

O irmão Jairo citou: "Portanto, a menos que esteja claramente indicado que há um simbolismo no texto, devemos compreendê-lo no seu máximo sentido literal, ou seja, da forma que lemos.

Este é o caso do texto de Primeiros Escritos, pág. 15. Não há nele qualquer comentário anterior ou posterior que nos permita compreender que o número 144.000 corresponde à representação simbólica de um grupo maior. Desta forma, o texto deve ser entendido dentro do seu máximo sentido literal. Assim, temos que os 144.000 são literais."

Concordo com o irmão no que tange este texto. Mas o que diz o irmão com relação ao texto apocalíptico? Note o prezado irmão os simbolismos contidos no cap. 7:1-8 do livro de Apocalipse:

a) Anjos em pé nos quatro cantos da terra;  

b) Vento que sopra sobre a terra, o mar e as árvores;  

Ellen G. White coloca no livro Primeiros Escritos de forma clara que os anjos são literais e estão segurando as contendas para que não "soprem" sobre a Terra literal.

c) Outro anjo tendo na mão o selo do Deus vivo, pedindo para não danificar nem a terra, nem o mar e nem as árvores; e  

No material "Sacudidura, Selamento e Chuva Serôdia", enviado anteriormente para o site,  encontram-se textos de EGW que demonstram que o anjo que tem o selo do Deus vivo em sua mão é Gabriel (portanto a palavra "anjo" do apocalipse refere-se literalmente a um anjo e este tem em realidade um selo em sua mão). Sabemos também que a "terra", o "mar" e as "árvores" literais serão afetados quando os anjos soltarem os elementos de contenda. Poderíamos citar muitos texto que comprovam isto, e assim, somente como exemplo, indico para o irmão a leitura de "Eventos Finais, pág. 119", que comenta que após a lei dominical se tornar universal, Deus se levantará para sacudir terrivelmente o planeta Terra.

d) os 144.000 são selados das doze tribos de Israel.  

As tribos são 12 mesmo, literais. Para comprovar isto, basta verificar que na nova Jerusalém existem 12 portas, e em cada uma delas está escrito o nome de uma das tribos de Israel. Assim como as 12 tribos são literais, os 144.000 são literais.

Em Apoc. 14:1-5:  

a) Os selados têm em suas frontes escrito o nome do Cordeiro e do Pai;  

Uma lida no texto de "Primeiros Escritos, pág. 15", mostra que os 144.000 terão escrito em suas testas as inscrições: Deus, Nova Jerusalém, e terão o nome nome de Jesus. Portanto, a passagem também é literal.

b) Não se macularam com mulheres; e  

A frase acima pode ser compreendida tanto no sentido literal quanto simbólico. No sentido simbólico, representam pessoas que não se macularam com doutrinas espúrias, de igrejas (mulheres) que beberam o vinho de babilônia, como a trindade, a imortalidade da alma, a guarda do domingo, entre outras. No sentido literal, podem representar pessoas não adúlteras.

c) São castos.  

Caro irmão, se os itens acima não são simbólicos eu concordo que o número seja literal, porém se são simbólicos, por que, repito a pergunta, só o número tem que ser interpretado literalmente? Ao contrário da Sra White, o apóstolo João nos dá muitos simbolismos com relação ao contexto dos 144.000.  

Concorda ou não, irmão Jairo? Que Deus o continue abençoando, Wellington-RJ

Pelos comentários acima, penso que fica evidente para o irmão que não apenas o número 144.000 é literal, mas também existem várias outras representações literais. Assim, torna-se até natural entender os 144.000 literais.

Que Deus te abençoe,

Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com