Se os 144 Mil São Literais, Não Haverá Mulheres Nesse Grupo?

 

Caro irmão Jairo,

Em sua apostila "144.000: primícias para Deus e o Cordeiro" o irmão afirma o seguinte: "A expressão simbólica 'ventos' é usada para representar guerras; e o fato de citar o número 4 simboliza que as guerras seriam contra nações oriundas de todas as partes da Terra. À luz deste entendimento da citação de Jeremias, podemos entender adequadamente a expressão "quatro ventos" como simbolizando guerras com nações provenientes de todas as partes da Terra."

Por esta citação feita pelo irmão vemos claramente que há simbolismos no que tange aos 144.000 em apocalipse.  

Comentando sua réplica:  

A) Concordo que anjos sejam anjos, ou seja, literais. Mas daí dizer que o selo na mão do anjo seja literal já tenho minhas dúvidas;  

B) Terra, árvores e mar podem ser literais ou não. Concordo.  

C) Se a doze tribos são literais hoje, onde se encontram elas? Eu creio que elas sejam simbólicas, pois o Israel de Deus hoje é a Sua igreja;  

D) "Não se macularam com mulheres". O irmão defende que pode ser literal ou simbólico. Eu creio que não pode ser literal, pois mulher, num contexto profético quer dizer igreja. (Ex. A mulher de Apoc. 17). O irmão defende que, caso seja interpretada literalmente, essa passagem poderia estar referindo-se a adultério. Com que base? Por quê?  

Não creio que o número seja literal porque como já foi citado anteriormente, que só podemos interpretar literalmente se não houver no texto algum simbolismo. Pelo que enviei ao irmão no último e-mail fica claro que há simbolismos na passagem. Logo, o número é simbólico.  

Lembre-se irmão:  

"Portanto, a menos que esteja claramente indicado que há um simbolismo no texto, devemos compreendê-lo no seu máximo sentido literal, ou seja, da forma que lemos." Não é o caso aqui, pois há simbolismos claros nos textos apocalípticos.  

Se o número é literal ele será composto por homens apenas porque não se contaminaram com mulheres (pois são liteais tb), pois são castos.  

Que Deus continue a abençoar o irmão.  

Wellington, RJ.


Irmão Welington,  

Os comparativos que coloquei no último e-mail são apenas para lembrá-lo que não há só símbolos nas passagens de Apocalipse 7 e 14. Relativo aos 144.000 serem literais além de EGW afirmar isto em Primeiros Escritos pág. 15, é demonstrado no material que enviamos para o site que, pelo próprio entendimento do santuário celestial, estes são literais.  

Obviamente, há simbolismos nas passagens de Apocalipse 7 e 14, tanto quanto há menções literais. Todavia, isto não é e nem pode ser em nenhum momento base para afirmar que os 144.000 então não são literais. O fato de haver simbolismos e termos literais nestas duas passagens, apenas abre as possibilidades de ambas as posições estarem corretas ao iniciarmos o estudo sobre este tema. E logo que nos aprofundamos um pouco mais, verificamos informação valiosa no Espírito de Profecia, como a citada no parágrafo acima, e na própria doutrina do Santuário (que é o fundamento da fé adventista), conforme demonstrado no material, confirmando que os 144.000 são literais.

Ao chegarmos neste ponto de estudo, a questão passa a ser se estas duas revelações são suficientes para crermos nelas? Confesso para o irmão que para mim elas são suficientes, uma vez que bastaria uma delas para que estivesse convencido. Assim, pelo entendimento bíblico e a confirmação do Espírito de Profecia, creio que os 144.000 representam um grupo de 144.000 pessoas. Ressalto ainda que o Pr. Waggoner, pregoeiro da justificação pela fé de 1888, vê este grupo também como sendo literal. Para confirmar isto, basta verificar o que este escreveu no livro Lições de Fé, última página, disponibilizado no www.adventistas.info em formato Word:

...A boa semente (a Palavra de DEUS) deve crescer e produzir sementes segundo a sua espécie; essa é a justiça de CRISTO. "Nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele começar a soar, estará cumprido o mistério de DEUS". Estamos nesse dia. Temos esse mistério dado a nós para transmitir ao mundo. Deve ser finalizado para o mundo; e deve ser cumprido naqueles que o têm. Qual é o mistério de DEUS? "CRISTO em vós, a esperança de glória". "DEUS... manifesto em carne". Então, naqueles dias esse mistério deve ser cumprido em cento e quarenta e quatro mil pessoas, que "guardam os mandamentos de DEUS e têm a fé de JESUS". Apocalipse 14:12. A obra de DEUS em carne humana, DEUS sendo manifestado em carne humana, em você e em mim, deve ser cumprida. Devemos ser perfeitos em JESUS CRISTO. Pelo ESPÍRITO devemos chegar a ser indivíduos perfeitos, segundo a medida da estatura da plenitude de CRISTO. "Avancemos  rumo à perfeição". DEUS nos livrou do fundamento instável que tínhamos quando em pecado. Que o único fundamento seja o de serviço de justiça rumo à santidade, e no final, a vida eterna.

Que Deus abençoe o irmão, Jairo Carvalho.  


Gostaria de me informassem se é possível encontrar em qualquer parte do livro de Apocalipse algum número simbólico. Não peço que me mostrem 7 igrejas, 7 selos, etc. O que quero é a interpretação de um determinado número. Pois, por exemplo, em 7 igrejas a parte simbólica são as igrejas e não o número sete. Em 1.260 dias, o simbólico é a palavra dias e não o número "1260". Em três espíritos imundos, a palavra "espíritos" e que é simbólica e não o número 3. Gostaria, portanto, que me informassem, se souberem, em que parte do livro de Apocalipse encontramos algum número simbólico.

Junildo Pimentel, lendo o artigo sobre os 144000.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com