Igreja Católica Propõe Debate Sobre a Guarda do Domingo

Igreja Católica do Chile abre o debate: "O domingo é um dia para o Senhor"

Santiago, 18 Maio 03. - As Vicarías para a Pastoral da Família e dos Trabalhadores do Arcebispado de Santiago lançaram uma campanha para convidar a população à reflexão sobre a necessidade de recuperar o sentido de descanso e de louvor do Domingo, ameaçado pela crescente sociedade consumista e secular.

Um comunicado conjunto assinado pelo Padre Jaime Fernández, Vigário Episcopal para a Família e o Padre Ignacio Muñoz, Vigário Episcopal para os Trabalhadores, recorda que "antigamente no Chile não se trabalhava no dia domingo, só se fazia em serviços de urgência"; mas observam que "pouco a pouco se foi impondo uma cultura diferente".

"Nos últimos dias – segue o comunicado - impactou-nos a notícia de que com o afã de ‘revitalizar o Comércio do Centro do Santiago, como uma experiência de Plano Piloto, uma vez ao mês, aos sábados e domingos, todas as lojas se abrirão, com descontos espetaculares’".

Os presbíteros recordam que para a sociedade chilena, "a família continua sendo importante e pensamos que seus valores éticos, não se podem perder pela voragem consumista que a todos está envolvendo".

Por este motivo ambas as Vicarías convidaram a "iniciar um debate amplo, pluralista e fundamentado, sobre o valor do Descanso Dominical na ação humana e suas conseqüências no fortalecimento da família e a humanização do trabalho".

"Não será esta a hora de melhorar a legislação nesta matéria que nos parece fundamental?", perguntam-se os Vigários. "Todos deveríamos não só opinar, mas também fazer sugestões concretas e possíveis", conclui o comunicado conjunto.

Fonte: http://www.aciprensa.com/noticia.php?s=2&n=639


ÍNTEGRA DO DOCUMENTO

Descanso Dominical: Um debate Necessário

Antigamente no Chile não se trabalhava no dia Domingo, só se fazia em serviços de urgência. Pouco a pouco se foi impondo uma cultura diferente.

Nos últimos dias nos impactou a notícia de que com o afã de "revitalizar o Comércio do Centro do Santiago, a modo de Plano Piloto, uma vez ao mês, aos Sábados e Domingos, abrir-se-ão todas as lojas, com descontos espetaculares".

Para nossa sociedade chilena, a família continua sendo importante e pensamos que seus valores éticos, não se podem perder pela voragem consumista que a todos está envolvendo.

Quisemos como Vicarías para a Pastoral da Família e dos Trabalhadores do Arcebispado do Santiago, convidar a iniciar um debate amplo, pluralista e fundamentado, sobre o valor do Descanso Dominical na vida humana e suas conseqüências no fortalecimento da família e a humanização do trabalho.

Não será esta a hora de melhorar a legislação nesta matéria que nos parece fundamental?

Todos deveríamos não só opinar, mas também fazer sugestões concretas e possíveis.

Padre Jaime Fernández
Vigário Episcopal para a Família

Presbítero. Ignacio Muñoz M.
Vigário Episcopal para os Trabalhadores

Santiago, 14 de maio de 2003

Fonte: http://www.iglesia.cl/breves/breves_mayo_2003/15_5_descanso.html

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com