Sra. White Confirma que o Espírito Santo Consolador é o Espírito do Próprio Cristo

Confira Citações Sobre o Espírito Santo, que o Pr. Ivanaudo Deixou Fora de Seu Material

 

Olá, irmãos. Pesquisando em alguns dos livros inspirados pelo Espírito de Profecia, em busca de evidências de que o Espírito Santo Consolador prometido seja o próprio ESPÍRITO DE CRISTO, que procede do Pai, pude aprender algumas coisas que me trouxeram maior convicção da obra espiritual realizada por Cristo, tanto o trabalho que está sendo efetuado diariamente no Santuário Celestial, quanto a obra que Ele próprio está fazendo aqui na terra, através de Seu Espírito.

Ou seja, confirmou-se que é pela onipresença do próprio Espírito de Cristo que Ele pode cumprir a promessa de estar conosco até o fim, até que Sua obra de intercessão seja concluída no Santuário celestial. Porque "havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." Hebreus 1:1. "Deus enviou aos nossos corações o Espírito de Seu Filho." Gálatas:4:6.

Confesso que tive dificuldades com alguns textos dos livros traduzidos pela CPB. Uma coisa fica bem clara, que há uma certa má-vontade dos compiladores, talvez por falta de discernimento espiritual. Não quero nem pensar que foi por omissão, o que também não descarto. Mas percebi que há muita coisa interessante por trás daqueles famosos três pontinhos (...  ...), incluídos aqui e ali a cada final de frases. Eles conseguem quebrar a seqüência de pensamento e a concordância do texto com a Bíblia como se isso nada significasse. Na maioria dos textos omitidos, há informações preciosíssimas para a compreensão e assimilação da verdade.

Para esses "falsos escribas" (Jeremias, 8:8-12), o Apocalipse apresenta uma terrível sentença. Eles conhecem o texto!

O pior é que nas traduções dos livros de Ellen G. White, eles não dão a devida consideração ao Espírito de Cristo. Ora escrevem com letra minúscula, não dando muito destaque, e ora colocando letra maiúscula quando querem identificar o Espírito Santo como uma terceira pessoa divina. Todo o mundo já deve saber que a palavra para "espírito" no original é vento, sopro, brisa, hálito, etc. Cristo mesmo afirma isto em João 3:8.

Portanto, nossos irmãos editores, se conhecessem o Poder que está por trás do Espírito Santo, veriam que estão pecando ao excluírem o Espírito de Cristo da devida compreensão dos leitores.

Ao preparar esta coletânea de pensamentos, a minha preocupação maior foi dispensar quaisquer comentários à parte. Os textos inspirados falam por si mesmos. Espero que o ESPÍRITO DE CRISTO, o mesmo que inspirou os profetas, ilumine a tonos nós. "Em todos os tempos, 'o Espírito de Cristo que estava neles' (1 Pedro. 1:11) tem feito os verdadeiros filhos de Deus a luz do povo de Sua geração." Meditações 1986, pág. 311. Esse é o meu desejo.

"Alguns se rebelarão contra o testemunho direto da Testemunha Fiel; não se oporão às trevas que estão rodeando... e a aceitação de diversas doutrinas errôneas produzirão  forte sacudidura. Entre essas falsas teorias, acham-se a especulação em torno da natureza de Deus e os conceitos errôneos acerca da recepção do Espírito Santo e do que significa a Santificação; o fanatismo será semelhante ao de 1844." Crise e Vitória, pág. 20.

Graças a Deus pela certeza que a verdade nos trás. Não ficaremos confundidos se buscarmos de coração sincero. "Se os homens discernirem o espírito das mensagens dadas e se esforçarem por descobrir de que fonte elas provêm, o Senhor Deus de Israel os guardará de serem desencaminhados." Meditações 1999, pág. 235.

"Cristo os atrai para Si por um poder invisível. Ele é a Luz da vida, e os  inspira com Seu Próprio Espírito." Meditações 1999, pág. 40.

"Não existe  Consolador como Cristo, tão terno e tão verdadeiro. Ele se compadece de nossas fraquezas. Seu Espírito fala ao coração." Meditações, pág. 130.

Comentando João 16:7:
"Cristo declarou que depois de sua ascensão,havia de mandar à Sua igreja, como supremo dom, o Consolador, que lhe devia ocupar o lugar. Esse Consolador é o Espírito Santo -  a alma de Sua vida."  Meditações 1962, pág. 148.

"Embaraçado com a humanidade, Cristo não poderia estar em toda parte em pessoa." O Desejado de Todas as Nações, pág. 644.           

"Cristo disse: 'Convém que Eu vá'. Ninguém teria então qualquer preferência em virtude de sua localização ou contato pessoal com Cristo. O Salvador seria acessível a todos igualmente, espiritualmente, e nesse sentido Ele estaria mais perto de nós do que se não tivesse ascendido às alturas. Agora todos podem ser igualmente favorecidos, contemplando-O e refletindo Seu caráter. Os olhos da fé O vêem sempre presente em toda a Sua bondade, graça, paciência, cortesia, e amor- enfim, em todos os Seus atributos espirituais e divinos. E ao contemplá-Lo, somos  transformados na Sua semelhança." Meditações 1986, pág. 14. Review and Herald, 5 de dezembro de 1912. [Parece-me que este texto aqui está melhor traduzido. Ele corresponde ao mesmo texto que está no O Desejado de Todas as Nações, pág. 644. Comparando-os, observa-se uma diferença enorme.]

"O fato de que Cristo se manifestaria a eles e no entanto seria invisível ao mundo, era um mistério para os discípulos. Eles não podiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Pensavam numa manifestação externa, visível. Não podiam admitir o fato de que teriam a presença de Cristo com eles, mas Ele, no entanto, não seria visto pelo mundo. Não entendiam o significado de uma manifestação espiritual." Meditações 1986, pág. 121.

"Enquanto Cristo ministra no Santuário em cima, continua a ser, por meio de Seu Espírito, o ministro da igreja na terra." O Desejado de Todas as Nações, pág. 148.

"A influência do Espírito Santo é a Vida de Cristo na alma. Nós não vemos Cristo,  mas Seu Espírito está tão perto de nós em um lugar como em outro." MS 41, 1897.

"Devemos aplicar-nos a copiar o Modelo, para que o Espírito que habita em Cristo habite em nós." Meditações 1962, pág. 178.

1. "Nosso primeiro e mais importante dever é saber que permanecemos em Cristo... Quando temos o ESPÍRITO DE CRISTO em nosso íntimo, tudo assumirá outro aspecto. Unicamente o Salvador nos pode dar o descanso e a paz de que tanto necessitamos. Ele nos está concitando a permanecer nEle". Meditações 1980, pág. 138.

"'Estai em Mim, e Eu em vós'. Permanecer em Cristo significa receber constantemente de SEU ESPÍRITO... as vias de comunicação (as faculdades da mente) devem achar-se de contínuo desimpedidas." O Desejado de Todas as Nações, págs. 651-652.

 

2. A comunicação do Espírito de Cristo:

"A comunicação do ESPÍRITO DE CRISTO é a transmissão da vida de Cristo. Apenas os que são assim ensinados por Deus, os que possuem a operação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, podem apresentar-se como verdadeiros representantes do Salvador." Meditações Matinais 1956, pág. 33.     

Observação: Comparando o texto da Meditação do ano de 1956, pág. 33 (que teve como fonte o livro Obreiros Evangélicos, da mesma época) com a 4ª Edição do mesmo livro Obreiros Evangélicos, de 1969, na pág. 285 foi modificada a expressão "comunicação do Espírito de Cristo". Em seu lugar, consta apenas "comunicação do Espírito". Creio que a Meditação de 1956 apresenta-se mais fiel ao texto original. E por isso concluo que os editores podem não estar representando muito bem o Espírito de Cristo, que é o Espírito da Verdade. E o próprio texto bíblico afirma: "Mas, se alguém não tem o ESPÍRITO DE CRISTO, esse tal não é dEle." Romanos 8:9.

"A verdade precisa atingir aos mais profundos recessos da alma; e remover tudo quanto seja contrário ao ESPÍRITO DE CRISTO, sendo o vácuo preenchido pelos atributos de Seu caráter." Meditações de 1962, pág. 31. 

"Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do ESPÍRITO DE CRISTO.  Essa pessoa possui a fé que purifica a alma de contaminação." Obreiros Evangélicos, pág. 287.

"A Divindade e a humanidade acham-se confundidas naquele que tem o ESPÍRITO DE CRISTO." Meditações 1956, pág. 24.

"Quando Cristo habita o coração, toda a natureza se transforma. O ESPÍRITO DE CRISTO, seu amor, abranda o coração, domina a alma e dirige os pensamentos e desejos para Deus e para o céu." Caminho a Cristo, pág. 73.

"Compete-vos ceder vossa vontade à vontade de Jesus Cristo, e isto fazendo, Deus imediatamente toma posse e efetua em vós  tanto o querer como o realizar. Vossa natureza toda será então posta sob o controle do ESPÍRITO DE CRISTO." Mente Caráter e Personalidade, pág. 694.

"Desse modo, toda a sua natureza estará sob o domínio do ESPÍRITO DE CRISTO; suas afeições irão ser centralizadas NEle; seus pensamentos estarão em harmonia com Ele". Caminho a Cristo, pág. 47.

 

3. Arrependimento só pelo Espírito de Cristo:

"Assim como não podemos  alcançar perdão sem Cristo, também não podemos nos arrepender sem que o ESPÍRITO DE CRISTO nos desperte a consciência." Caminho a Cristo, pág. 26.

"Quando o ESPÍRITO DE CRISTO agita o coração com o Seu poder despertador, surge uma sensação de deficiência na alma, que leva à contrição mental e a humilhação do eu." Meditações 1986, pág. 55.

 

4 - O Espírito de Cristo batiza o coração:

"Com o coração batizado com o  ESPÍRITO DE CRISTO, conduza seus filhos ao Cordeiro de Deus." Meditações Matinais 1980, pág. 139.

   

5. O Espírito de Cristo, o poder transformador:

"Mediante o poder transformador do ESPÍRITO DE CRISTO, somos transformados em coração e vida...   e  somos Suas testemunhas, representando-o na vida diária." Meditações 1980, pág. 94.

"É pela manifestação do ESPÍRITO DE CRISTO em nossas palavras e ações que o mundo toma conhecimento de que estivemos com Jesus, de que somos filhos de Deus." Meditações 1962, pág:277.

 

6. O Espírito de Cristo muda o nosso caráter:

"Quando Cristo habita no coração Sua Presença é evidente. Boas e agradáveis palavras e ações revelam o ESPÍRITO DE CRISTO. É manifestada suavidade de temperamento. Não há explosões de ira, nem obstinação, nem ruins suspeitas." Meditações 1980, pág, 355.

"Acrescentai o Espírito de graça celestial à vossa experiência: este é o sinete do caráter de Cristo... ...E vossa recompensa pelo serviço será encontrada no reflexo do meigo ESPÍRITO DE CRISTO em vossa própria vida." Meditações 1986, pág. 94.

"Nunca poderemos entrar na cidade de Deus enquanto não aprendermos a morrer  para o eu, e dentro da alma habitar  o ESPÍRITO DE CRISTO." Meditações 1983, pág. 263.

"Esforcemos-nos por tornar nossa vida aquilo que Cristo designa que ela seja, cheia do aroma do amor de Deus e de nossos semelhantes, cheia do próprio ESPÍRITO DIVINO DE CRISTO." Meditações 1962, pág. 272.

O meu desejo é que todos sejam cheios do Espírito de Cristo para a glória de Deus Pai. Amém. -- Paulo Roberto

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com