Pergunta do leitor:
O que fazer, quando o hino escolhido é trinitariano?

Ao amado irmão em Cristo Jesus,

Que a paz de Deus e a do Senhor Jesus, esteja com você e família. Robson, diante de tantos hinos trinitarianos que existem no hinário da IASD, eu gostaria de saber do irmão como você tem se comportado e qual deveria ser nossa postura quanto a isto.

Geralmente, quando se anuncia o hino, sendo este em louvor a um deus trino, eu vou para fora do templo e depois volto. Não sei se esta a atitude correta a tomar. Gostaria de saber do irmão, como devemos proceder.

Como ancião, tenho conversado isto a outros anciãos e não temos usados esses hinos. Mas o problema surge quando o pastor, ou outro pregador de fora, escolhe esses hinos, louvando a trindade.

Aguardo uma resposta e sugiro que você coloque alguma matéria respeito no site, pois é uma dúvida que muitos podem ter.

Que Adonai esteja com você e família nesta obra a que você se propôs a fazer.

Ancião preocupado


Resposta do Editor:

Não posso nem pretendo ser exemplo na vida cristã para ninguém, irmão. NOsso modelo é Cristo. Também não posso dizer o que deve ou não ser feito, pois cada um pode consultar por si mesmo à Bíblia e, com oração, decifrar qual é a vontade de Deus para sua vida. Mesmo assim, partilho minha prática pessoal, apenas como uma alternativa dentre as muitas que se nos oferecem, como a encontrada pelo irmão de deixar por alguns instantes o templo.

Quando a oração começa de forma trinitária, simplesmente não permaneço ajoelhado e me sento. Quando a oração termina com referência à Trindade, não digo "amém". Do mesmo modo, quando o hino é decididamente trinitariano e não há possibilidade de que eu troque uma palavra ou frase, fico quieto e não o canto. Se posso, substituo, por exemplo:

"...Santo, santo, santo, Deus Jeová eterno..." em vez de "Deus Jeová triúno".

Ou em lugar de "Santo Espírito de Deus, vem morar em mim", canto "Santo Deus, Eterno Pai, vem morar em mim..."

Mas a minha situação é diferente da sua, porque não sou ancião e posso fazer essas substituições individualmente. O mesmo acontece com minha esposa. Talvez nos estejamos iludindo com a esperança de que as coisas ainda possam mudar quanto a isso na igreja. Vejo que muitos irmãos estão optando por fazer o culto em casa e esta talvez seja a melhor alternativa. -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com