Lição 7 à Luz da Mensagem de 1888: "Perdoados Pelo Amor de Deus"

 

"Nós amamos porque Ele nos amou primeiro." I João 4:19. Verdadeira conversão, verdadeira santificação será a causa da mudança em nossos conceitos e em nossos sentimentos de uns para com os outros e para com Deus. "Nós conhecemos e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele." I João 4:16. Precisamos crescer na fé. Precisamos conhecer a santificação do Espírito. Com fervorosa oração, precisamos buscar a Deus, para que o divino Espírito possa operar em nós. Deus será então glorificado pelo exemplo do instrumento humano. Seremos cooperadores de Deus. ...

 

É Necessário Haver Verdadeira Santificação - 1902

Há duas noites, acordei às dez horas, muito preocupada com a falta da atuação do Espírito Santo entre nosso povo. Levantei-me e andei pelo quarto, implorando que o Senhor chegasse mais perto, muito mais perto de Seu povo, dotando-os de tal poder que realizem Sua obra tão poderosamente que por meio deles seja revelada a abundante graça de Cristo. ...

No Sermão da Montanha, Cristo deu uma definição de verdadeira santificação. Ele levou uma vida de santidade. Ele era uma lição prática do que devem ser os Seus seguidores. Devemos ser crucificados com Cristo, sepultados com Ele, e vivificados então por Seu Espírito. Então somos imbuídos de Sua vida.

 

A Obra de Toda a Vida

Nossa santificação é o objetivo de Deus em todo o Seu trato conosco. Ele nos escolheu desde a eternidade para que fôssemos santos. Cristo a Si mesmo Se entregou para nossa redenção, para que por nossa fé em Seu poder para salvar do pecado pudéssemos tornar-nos completos nEle. Ao dar-nos Sua Palavra, Ele nos deu pão do Céu. Ele declara que se comermos Sua carne e bebermos Seu sangue, receberemos a vida eterna.

Por que não nos alongamos mais sobre isso? Por que não procuramos fazer com que seja compreendido com facilidade, visto que significa tanta coisa? Por que os cristãos não abrem os olhos para ver a obra que Deus requer que eles façam? Santificação é a obra progressiva de toda a vida. O Senhor declara: "Esta é a vontade de Deus, a vossa santificação." I Tess. 4:3. É vossa vontade que vossos desejos e inclinações sejam postos em conformidade com a vontade divina?

Como cristãos, comprometemo-nos a realizar e cumprir nossas responsabilidades e mostrar ao mundo que temos íntima ligação com Deus. Assim, por meio das piedosas palavras e obras de Seus discípulos, Cristo deve ser representado. ...

 

Participantes da Natureza Divina

Deus afirmou claramente que requer que sejamos perfeitos; e, porque requer isto, Ele tomou providências para que sejamos participantes da natureza divina. Somente assim podemos ter êxito em nosso empenho pela vida eterna. O poder é concedido por Cristo. "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." João 1:12.

Deus requer de nós conformidade com a Sua imagem. Santidade é o reflexo, da parte de Seu povo, dos brilhantes raios de Sua glória. Mas, a fim de refletir essa glória, o homem precisa cooperar com Deus. O coração e a mente têm de ser esvaziados de tudo que conduz ao mal. A Palavra de Deus deve ser lida e estudada com o sincero desejo de obter poder espiritual dela. O pão do Céu precisa ser ingerido e assimilado, para que se torne uma parte da vida. Assim obtemos vida eterna. Então é atendida a oração do Salvador: "Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade."- Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 200-203.

 

Criação ou Evolução

O verdadeiro evolucionista reconhece que a criação deve ser imediata; mas não crê na ação imediata, portanto não aceita a criação. Não se esqueçam que a criação, ou é imediata, ou não é criação. Se não é imediata, então é evolução. Assim, voltando até a criação no princípio, quando Deus fala, em Sua palavra está a energia criadora que produz o que esta palavra pronuncia. Nisto consiste a criação; e este palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e pela eternidade; vive e permanece para sempre; tem vida eterna em si mesma. A palavra de Deus é algo vivente. A vida nela contida é a vida de Deus: vida eterna. Portanto, é a palavra da vida eterna, como Jesus disse, e permanece para sempre. É a palavra de Deus para sempre, e possui eternamente a energia criadora em si mesma - Alonzo T. Jones, Lições Sobre a Fé, pág.. 55.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas - Efésios 2:8-10.

Quando se diz que "somos feitura Sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas", o Criador reconhece aí somente as boas obras que em você são criadas, já que não existe nada bom que o Senhor não tenha criado.

Agora você é criado de novo em Cristo Jesus. Ele confirma isto. Agradeça a Ele porque isto é uma realidade. Portanto, não seja um evolucionista nem mesmo neste aspecto! Se trata do tempo verbal presente, "somos feitura Sua", somos criados em Cristo Jesus para boas obras. Você é criado para isto? A palavra é pronunciada. É a palavra criadora. Quanto tempo você permitirá que passe entre a palavra de Deus e o momento em que você é criado de novo? Em relação à criação do Gênesis, foi dito que aquele que admite sequer um minuto entre o momento em que Deus fala e o que ocorre, é um evolucionista. O que você é, com respeito a este palavra de Deus que cria o homem em Cristo Jesus, para boas obras? Será que você é evolucionista nesta questão? Que todos nós sejamos realmente criacionistas.

Você compreende que desta maneira não vai ser necessário em longo, tedioso e cansativo processo que capacite você a receber o Senhor em Sua glória? Muitos estão olhando para si mesmos. Sabem que, de forma natural, se esperarem até que estejam plenamente preparados para recebê-Lo, vai ocupar-lhes um tempo infinitamente longo. Na realidade, se é através da evolução, este momento não chegará nunca. Mas se é através da criação, será realizado de forma rápida e segura. Estas palavras que foram mencionadas, cada um pode aplicá-las a si mesmo: "Enquanto muitos continuam perguntando-se sobre os mistérios da fé e da piedade cristã, teriam achado a solução se houvessem proclamado: 'Eu sei que Jesus Cristo é minha herança eterna'" - Idem, pág. 63.

 

A Lei de Deus

O profeta Oséias indicara o que constitui a própria essência do farisaísmo, nas palavras: "Israel é uma videira estéril; dá fruto para si mesmo." Osé. 10:1, Trad. Trinitariana. Em seu professo serviço a Deus, os judeus estavam na verdade trabalhando para o próprio eu. Sua justiça era o fruto de seus próprios esforços para guardar a lei, segundo suas próprias idéias, e para seu benefício pessoal, egoísta. Daí o não poder ser ela melhor do que eles mesmos. Em seu esforço por se tornarem santos, procuravam tirar uma coisa pura de outra imunda. A lei de Deus é santa como Ele próprio é santo, perfeita como Ele é perfeito. Ela apresenta aos homens a justiça de Deus. Impossível é ao homem, de si mesmo, guardar essa lei; pois a natureza do homem é depravada, deformada, e inteiramente diversa do caráter de Deus. As obras do coração egoísta são como coisa imunda; e "todas as nossas justiças, como trapo da imundícia". Isa. 64:6.

Embora a lei seja santa, os judeus não podiam atingir a justiça por seus próprios esforços para guardar a lei. Os discípulos de Cristo precisam alcançar a justiça de um caráter diverso daquela dos fariseus, se querem entrar no reino do Céu. Em Seu Filho, Deus lhes oferecia a perfeita justiça da lei. Caso abrissem plenamente o coração para receber a Cristo, a própria vida de Deus, Seu amor, habitaria então neles, transformando-os à Sua própria semelhança; e assim, mediante o dom gratuito de Deus, haviam de possuir a justiça exigida pela lei. Mas os fariseus rejeitavam a Cristo; "não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça" (Rom. 10:3), não se submeteram à justiça divina.

Jesus Se pôs a mostrar a Seus ouvintes o que significa observar os mandamentos de Deus - que isso é uma reprodução, neles próprios, do caráter de Cristo. Pois nEle Se manifestava Deus diariamente aos olhos deles.

"Todo aquele que... se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento." Mat. 5:22.

O Senhor dissera por intermédio de Moisés: "Não aborrecerás a teu irmão no teu coração. ... Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo." Lev. 19:17 e 18. As verdades apresentadas por Cristo eram as mesmas que haviam sido ensinadas pelos profetas, mas haviam-se tornado obscuras através da dureza de coração e o amor do pecado. - White, O Maior Discurso de Cristo, págs. 54 e 55. --E-mail do colaborador: EvangelhoEterno@aol.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com