Lição Avulsa para a Escola Sabatina Leiga

Shalom, Robson!

Estou enviando a você, em anexo, a nossa Lição da Escola Sabatina (grupo do Gama - DF, para semana de 11 a 17 de maio de 2003). Esta é a primeira Lição oficial. É um estudo dirigido. Nesse estudo, iremos nos aprofundar cada vez mais nas verdades ensinadas na Bíblia e no Espírito de Profecia. -- Josiel


AS BODAS

(Mat. 25:1-12 [10])

Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora”. (Mat. 25:13 - ARA).

 

DOMINGO:

1. O que significa a palavra bodas? (João 2:1-2 [gámos e gámon]; Mat. 22:2-4 e 9 [gámous, gámous e gámous, gámous], 10-12 [gamos, gamou e gámou]; 25:10 [gámous]; Apoc. 19:7 [Gámos toû ArníouBodas do Cordeiro], 9 [deîpinon toû Gámos toû ArníouCeia das Bodas do Cordeiro]; Compare com Luc. 14:16 [deîpnon mega = grande banquete]; 17 e 24 [deípnou e deípnou]; ).

A palavra grega é: Gámos, ou – s. m. // união legítima, matrimônio // bodas, festas nupciais; núpcias; etc.;

 

SEGUNDA-FEIRA

2. Qual é o significado histórico das bodas? (Mateus 25:1-12 [10]).

Cristo e Seus discípulos estão assentados no Monte das Oliveiras. O Sol já transmontou, e as sombras da noite crescem sobre a Terra. Jaz em plena vista uma moradia esplendorosamente iluminada como para uma festa. A luz jorra das aberturas, e um grupo expectante indica que um cortejo nupcial está prestes a aparecer. Em muitas regiões do Oriente as festividades nupciais são realizadas à noite. O noivo parte ao encontro da noiva e a traz para casa. À luz de tochas, o séqüito dos nubentes sai da casa paterna para seu próprio lar, onde um banquete é oferecido aos convidados. Na cena que Cristo contemplava, um grupo espera o aparecimento do séqüito nupcial para a ele se ajuntar.”

Na adjacência do lar da noiva esperam dez virgens trajadas de branco. Todas levam uma lâmpada acesa e um frasco de óleo. Todas aguardam ansiosamente a aparição do esposo. Há, porém, uma tardança. Passa-se uma hora após outra, as virgens fatigam-se e adormecem. À meia-noite ouve-se um clamor: ‘Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.’ As tosquenejantes despertam, de repente, e levantam-se. Vêem o cortejo aproximando-se resplandecente de tochas e festivos, com música. Ouvem as vozes do esposo e da esposa. As dez virgens tomam suas lâmpadas e começam a aparelhá-las, com pressa de partir. Cinco delas, porém, tinham deixado de encher seus frascos. Não previram demora tão longa, e não se prepararam para a emergência. Em aflição apelam para suas companheiras mais prudentes, dizendo: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.’ Mas as cinco outras, com suas lâmpadas há pouco aparelhadas, tinham seus frascos esvaziados. Não tinham olé de sobra, e responderam: ‘Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.’”

Enquanto foram comprar, o séqüito foi-se e as deixou. As cinco, com as lâmpadas acessas, se uniram à multidão, entrando na casa com o cortejo nupcial, e fechou-se a porta. ...”. (Parábolas de Jesus. 9ª ed. 1996. pp. 405-406.).

 

TERÇA-FEIRA:

3. Qual é o significado espiritual das bodas? (Mat. 25:13; Apoc. 3:7-13).

“Quando Cristo, sentado, contemplava o grupo que aguardavam o esposo, contou aos discípulos a história das dez virgens, ilustrando, pela experiência delas, a da igreja que viveria justamente antes de Sua segunda vinda”.

Os dois grupos de vigias representam as duas classes que professam estar à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé pura. ... As lâmpadas representam a Palavra de Deus. ... O óleo é símbolo do Espírito Santo. ...”

“Na parábola, todas as dez virgens saíram ao encontro do esposo. Todas tinham lâmpadas e frascos. ... muitos não estão preparados. Não tem óleo em seus vasos nem em suas lâmpadas. Estão destituídos do Espírito Santo”.

Sem o Espírito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a alma, nem santificar o coração. Pode estar-se familiarizado com os mandamentos e promessas da Bíblia, mas se o Espírito de Deus não introduzir a verdade no íntimo, o caráter não será transformado. Sem a iluminação do Espírito, os homens não estarão aptos para distinguir a verdade do erro, e serão presa das tentações sutis de Satanás”.

A classe representada pelas virgens loucas não é hipócrita. Têm consideração pela verdade, advogam-na, são atraídos aos que crêem na verdade, mas não se entregam à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha, que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada. ...”. (PJ. pp. 406-408, 411.).

A vinda do esposo foi à meia-noite – a hora mais tenebrosa. Assim a vinda de Cristo será no período mais tenebroso da história deste mundo. ... A grande apostasia se desenvolverá em trevas tão densas como as da meia-noite, impenetráveis como o breu. Para o povo de Deus será uma noite de prova, noite de lamentação, noite de perseguição por causa da verdade. Mas nessa noite de trevas brilhará a luz de Deus.”

A escuridão do falso conceito acerca de Deus é que está envolvendo o mundo. Os homens estão perdendo o conhecimento de Seu caráter. Este tem sido mal compreendido e mal interpretado. Neste tempo deve ser proclamada uma mensagem de Deus, uma mensagem de influência iluminante e capacidade salvadora. O caráter de Deus deve tornar-se notório. Deve ser difundida nas trevas do mundo a luz de Sua glória, a luz de Sua benignidade, misericórdia e verdade”. (PJ. pp. 414-415.).

 

QUARTA-FEIRA:

4. Quem são as pessoas que foram convidadas para as bodas? (Mat. 22:3, 4 e 9; Luc. 14:15-24; Apoc. 19:1-10).

“Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes”. (Mat. 22:9 – ARA).

 

5. Quando tiveram início as bodas? (Dan. 8:14).

A proclamação: ‘Aí vem o Esposo!’ foi feita no verão de 1844. Desenvolveram-se então duas classes representadas pelas virgens prudentes e as loucas: uma classe que aguardava com alegria o aparecimento do Senhor, e que se estivera diligentemente preparando para O encontrar; outra classe que, influenciada pelo medo, e agindo por impulso de momento, se satisfizera com a teoria da verdade, mas estava destituída da graça de Deus. ...”. (O Grande Conflito. 33ª ed. 1987. p. 426.).

 

6. Onde estão ocorrendo as bodas? (Dan. 7:9-10, 13-14; Mat. 25:1).

“... Na parábola, quando o Esposo veio, ‘as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas.’ O casamento representa a recepção do reino por parte de Cristo. ...”.

A proclamação: ‘Aí vem o Esposo!’ feita no verão de 1844, levou milhares a esperar o imediato advento do Senhor. No tempo indicado o Esposo veio, não para a Terra, como o povo esperava, mas ao Ancião de Dias, no Céu, às bodas, à recepção de Seu reino. ‘As que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.’ Elas não deveriam estar presentes, em pessoa, nas bodas; pois que estas ocorrem no Céu, ao passo que elas estão na Terra. Os seguidores de Cristo devem esperaro seu Senhor, quando houver de voltar das bodas.’ S. Lucas 12:36. Mas devem compreender o trabalho de Cristo e segui-Lo, pela fé, ao ir Ele perante Deus. É neste sentido que se diz irem eles às bodas”. (GC. p. 427.).

 

QUINTA-FEIRA:

7. As virgens prudentes da parábola representam quem? (Apoc. 19:7-9).

“... A santa cidade, a Nova Jerusalém, que é a capital e representa o reino, é chamadaa esposa, a mulher do Cordeiro.’ Disse o anjo a S. João: ‘Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.’ ‘E levou-me em espírito,’ diz o profeta, ‘e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do Céu.’ Apocalipse 21:9 e 10. Claramente, pois, a esposa representa a santa cidade, e as virgens que saem ao encontro do esposo são símbolo da igreja. No Apocalipse é dito que o povo de Deus são os convidados à ceia das bodas. (Apocalipse 19:9.) Se são convidados, não podem ser também representados pela esposa. Cristo, conforme foi declarado pelo profeta Daniel, receberá do Ancião de dias, no Céu, ‘o domínio, e a honra, e o reino;’ receberá a Nova Jerusalém, a capital de seu reino, ‘adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.’ Daniel 7:1; Apocalipse 21:2. Tendo recebido o reino, Ele virá em glória, como rei dos reis e Senhor dos senhores, para a redenção de Seu povo, que deve assentar-se ‘com Abraão, Isaque e Jacó,’ à Sua mesa, em Seu reino (S. Mateus 8:11; S. Lucas 22:30), a fim de participar da ceia das bodas do Cordeiro.” (GC. pp. 426-427.).

 

SEXTA-FEIRA:

8. Quem são os Noivos [O Esposo e a Esposa]? (Apocalipse 21:2 e 9-11; 22:17).

 

SÁBADO:

Resumo e conclusão do estudo semanal, com a participação de todos, em classe (no grupo).

Roteiro de estudo preparado pelos irmãos do Grupo Adventista Leigo do Gama, de Brasília, DF, sob a orientação de Josiel Lima (josielteli@hotmail.com). Os temas dos estudos são escolhidos pelos próprios irmãos da comunidade e usados em substuição às lições impostas pela Corporação.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com