Teólogos do Unasp Legitimam a Perseguição Contra Adeptos da Mensagem de 1888 na Associação Paulistana

A IASD no Brasil e a Natureza de Cristo: Por Convicção ou por Conveniência?

Observei durante algum tempo os novos movimentos dentro da igreja sobre a natureza de Cristo - pré ou pós-lapsariana (isto é, igual à natureza de Adão antes ou depois da queda). Causou-me espanto pela maneira como a igreja NO BRASIL tem abertamente se colocado de maneira incisiva e até mesmo ditatorial sobre este assunto.

Decidi emitir opinião após verificar que algumas coisas que estão acontecendo, obedecem ordem totalmente inversa daquela que naturalmente deveria ser.  

Faz algum tempo, alguns conhecidos meus começaram a estudar sobre a Natureza de Cristo na IASD Central Paulistana. Começaram a estudar o livro - Touched With Our Feelings: A Historical Survey of Adventist Thought on the Human Nature of Christ - J. R. Zurcher (Tocado por Nossos Sentimentos, já disponibilizado em português no site www.adventistas.info).

Note-se que este livro foi publicado não pela Hope International ou qualquer grupo de pessoas ligadas ao "Movimento Leigo" e, sim, pela Review and Herald, a primeira Casa Publicadora oficial da IASD no mundo. Clique neste link para acessá-lo: http://www.reviewandherald.com/newproducts/product.pl?type=search&search=Touched. O mesmo é vendido ATÉ HOJE normalmente e, teoricamente, tem o "imprimatur" da igreja.

Acontece que aqueles irmãos foram de modo totalmente sistemático removidos de seus cargos na Central Paulistana. O presidente daquele Campo inclusive teria dito que no Campo dele ninguém que acreditasse que Jesus veio sujeito a natureza humana pós-queda teria cargos na igreja.

Até hoje só é elegível para algum cargo eclesiástico naquela igreja aquele que, se necessário, faça a "retratação", como se os mesmos estivessem sob a égide da Inquisição. Mandaram inclusive dois pastores àquela igreja, procedentes do Unasp, José Carlos Ramos e outro que não me informaram o nome, para pôr fim à "heresia".

O interessante, segundo quem assistiu as palestras que os dois proferiram, é que os mesmos tiveram argumentos totalmente diferentes para defender a mesma idéia.  Um tentou relativizar como uma idéia ainda em debate dentro da igreja, mas que o problema é que a mesma idéia era utilizada dentro de um esquema que impõe a necessidade de arrependimento coletivo (as idéias do Pr. Andreasen) e que estavam sendo utilizadas por grupos rivais.

Um irmão perguntou ao referido pastor porque o livro que originou tal confusão ainda era publicado pela Review and Herald. Espantou-me a resposta: "É por causa daquele Ted Wilson que na época era o diretor da R&H". Acontece que o tal de Ted Wilson hoje em dia não é nenhum "marginal", e sim um dos vice-presidentes da Conferência Geral.

Ou seja, hoje em dia a "lógica" é a seguinte: Ted Wilson serve para ser um dos sete vice-presidentes da Igreja, o segundo na hierarquia da igreja atualmente, mas não serviria para ser diácono em nenhuma igreja da Associação Paulistana!

 

Desconfiança

Nunca me posicionei incisivamente pela teoria pré ou pós-lapsariana. Mas vejo com total desconfiança a ênfase atual da igreja pela teoria pré-lapsariana pelas seguintes razões:

1) Trata-se mais de rebater uma teoria pelas pessoas que a defendem e não pela verdade incluída nela mesma.

2) A teoria pré-lapsariana aparentemente contradiz a maior ênfase dentro da igreja adventista, pelo menos desde que me entendo por gente dentro desta igreja:

a) Ela contradiz a idéia de que Cristo é nosso modelo e exemplo.  Afinal de contas, Ele contou com a "ajuda" da natureza divina.  Ele não teria pecado de qualquer maneira.  Como eu não tenho aquela natureza não devo me preocupar em seguir seus passos porque eu nunca vou conseguir de qualquer maneira...

b) Ela parece contradizer o ensinamento do Espírito de Profecia concernente ao final dos tempos, quando, no Grande Conflito, a irmã White declara que o povo de Deus permanecerá sem pecado após a retirada do Espírito Santo da Terra.

c) Ela parece rebaixar o sacrifício de Jesus pela Humanidade à uma peça Teatral, peça na qual Ele estava imune ao pecado e, deste modo, não poderia representar realmente a Adão (pelo menos se for levar em consideração algumas das explicações dadas por aí...).

d) Ela parece rebaixar os padrões dentro da igreja aos das igrejas protestantes nominais. Se eu jamais (com a ajuda do Espírito Santo) posso obedecer a Deus, para que me preocupar em cumprir toda a Lei de Deus, inclusive o sábado?  

Meus irmãos, esses são assuntos sérios demais para serem manipulados dentro de um esquema político dentro da igreja.

Ainda acredito (e quero acreditar) que o povo da Igreja Adventista do Sétimo Dia é o povo remanescente de Deus na Terra. Vejo, no entanto, que a Revista Adventista no Brasil excedeu-se em apresentar um assunto tão sério de maneira talvez até leviana. 

Se os mesmos querem defender tal idéia, pelo menos que uniformizassem seus pensamentos. Que mandassem uma petição à Conferência Geral para aclaramento do assunto. Que pedissem a retirada de Ted Wilson (teriam tal coragem?) No entanto, chamaram a tropa de choque sem ao menos combinar o que diriam! Temos que orar muito por tais pessoas...

Adalberto Lorga Filho (pode publicar meu nome!)


Mentira tem pernas curtas!

Tem gente brincando com coisa séria aí no Brasil...

Ted N. C. Wilson - O homem que não pode ser nem diácono na Igreja Central Paulistana, por defender a posição PÓS-queda, aparece como "Editor Consultor" na Revista Adventista americana de maio, 2004.

Confira também a biografia de Ted Wilson, direto do site oficial da Presidência da Associação Geral:

Ted Wilson, General Vice President

Ted Wilson was elected as a general vice president of the Seventh-day Adventist Church world-wide in July 2000 during the General Conference Session in Toronto. His 26 years of church work includes serving as secretary, and prior to that as departmental director of the Africa-Indian Ocean Division in Abijan, Ivory Coast (1981-1990), associate secretary of the General Conference (1990-1992), president of the Euro-Asia Division in Moscow, Russia (1992-1996), and president of the Review and Herald Publishing Association (1996-2000) in Hagerstown, Maryland USA. He is an ordained minister and served as pastor of the Greater New York Conference from 1974-1976. He holds a master of divinity degree from Andrews University, a master's degree from Loma Linda University School of Public Health, and a doctorate degree from New York University.

Dr. Wilson is married to Nancy Louise Vollmer and the couple has three young-adult daughters; Emilie Louise, Elizabeth Esther, and Catherine Anne.

Fonte: http://presidential.gc.adventist.org/bios/wilson_bio.html

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com