Evangélicos Acusam a IASD de Abandonar Crença dos Pioneiros Sobre a Natureza Humana de Cristo

 

Que Evangelho?
Extraído de artigo na revista “Cristianismo Hoje” (Em Inglês)
“A mais nova verdade a respeito do Adventismo do Sétimo Dia”

“Um problema na passada avaliação evangélica do Adventismo tem sido a falha em reconhecer sua DIVERSIDADE teológica”.

“Há muito DEBATE nos círculos dessa denominação a respeito do significado de doutrinas tais como expiação, natureza não-pecaminosa de Cristo, autoridade, e ESPECIALMENTE o significado da justificação pela fé”.

“As últimas três décadas tem trazido muita CONTROVÉRSIA ao Adventismo do Sétimo Dia uma vez que doutrinas chaves distintivas foram desafiadas a partir de DENTRO da denominação. Esse debate doutrinário interno tem resultado em várias facções distintas e forte desacordo a respeito de qual perspectiva doutrinária representa o ‘VERDADEIRO Adventismo’”.

“O Adventismo do Sétimo dia está experimentando uma crise de IDENTIDADE. Ironicamente, a presente confusão está em CONTRASTE direto à segurança do Adventismo dos pioneiros”.

“Os Adventistas do Sétimo Dia primitivos sabiam exatamente QUEM ERAM. Eram a ‘igreja REMANESCENTE’ de Deus. Um POVO especial, com uma MENSAGEM especial, para um TEMPO especial”.

“Embora algumas vezes reconheceram membros de outras igrejas como genuínos seguidores de Cristo, acreditavam que eram o movimento ESPECIAL de Deus nos dias finais da terra. Esta identidade elevada manteve-se intacta ATÉ o encontro do Adventismo com o Evangelicalismo nos anos 1950”.

“Muito da controvérsia doutrinária que surgiu  no Adventismo nas últimas várias décadas pode ser RASTREADA a partir de sua interação com os evangélicos nos anos 1950”.

“O livro PSD - Perguntas Sobre Doutrinas (QOD - Questions on Doctrines – Em Inglês) também REPUDIOU doutrinas tradicionais Adventistas comumente aceitas tais como a noção de que Cristo herdou a natureza humana afetada pela Queda, e um entendimento de que os crentes dos últimos dias alcançariam perfeição sem pecado. PSD foi uma declaração clara do que viria a ser conhecido como Adventismo Evangélico. Refletiu um senso de MUDANÇA em como os Adventistas viam a si mesmo e aos outros”.

“A questão central: SINGULARIDADE  do Adventismo. Irá ele [o Adventismo] continuar na direção apontada pelo PSD? Ou o Adventismo irá retornar ao entendimento mas TRADICIONAL?”.

“Pelo menos SEIS congregações Adventistas tem adotado o estilo de CULTO e a TEOLOGIA do reino da Irmandade Vineyard de John Wimber [fundador do estilo “Celebration” de culto dentro da IASD]. Isto é MARCANTE numa igreja que constantemente resistiu ao reavivamente carismático, embora isto demontre a ADAPTABILIDADE do Adventismo”.

Adventismo Evangélico: pode ser rastreado desde o DIÁLOGO de pensadores Adventistas com Martin e Barnhouse, até a quem produziu o livro PSD... PSD tem rejeitado a crença Adventista de longa data de que Jesus tomou uma natureza pecaminosa em Sua encarnação”.

Adventismo Tradicional: A enfase evangélica do PSD tem ROUBADO o Adventismo de alguma de sua singularidade... especificamente... a doutrina do santuário e da natureza humana de Cristo”.

“O Adventismo Tradicional também tem uma visão distinta no que diz respeito à JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ”.

Adventismo Liberal: Em parte, o Adventismo Liberal vem a partir da tentativa dessa igreja em alcançar a RESPEITABILIDADE teológica e cultural. Nos anos de 1950 e 1960, muitos estudantes Adventistas começaram a receber títulos de pós-graduação de universidades NÃO-ADVENTISTAS. Na maioria dos casos, as escolas frequentadas por estes  Adventistas eram teologicamente LIBERAIS. Desta forma os pensadores Adventistas foram influenciados pelo CRITICISMO bíblico moderno e pela teologia liberal”.

“Adventismo Liberal está confortável com a DIVERSIDADE de prática e PLURALISMO de pensamento. Ao mesmo tempo que enfatiza a singularidade do Adventismo (Sábado, Saúde, parece algumas vezes IGNORAR a ortodoxia cristã histórica. O Adventismo Liberal não está preocupado DE JEITO NENHUM com a manutenção da identidade de ‘remanescente’ como aquela dos pioneiros do século dezenove”.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com