José Carlos Ramos: Falso ou Autêntico?

 

AUTÊNTICO.

Li na revista adventista de maio um artigo do pastor José Carlos Ramos, “Mateus 28:19 – falso ou autêntico?”, no qual o iminente teólogo trinitariano do sétimo dia tenta  convencer que a doutrina da trindade é bíblica.

O seu artigo começa bem ,quando o autor declara que há evidência de que o texto de I João 5:7 sofreu acréscimos. Portanto, a própria IASD, por meio de seu teólogo reconhece que há textos bíblicos que foram acrescentados posteriormente.

 

FALSO.

Ao relacionar Mateus 28:19 com I João 5:7 , José Carlos Ramos afirma que o mesmo não pode ser dito de Mateus 28:19, ou seja, ele afirma que o texto de Mateus é autêntico em sua íntegra.

Com essa afirmação José Carlos quer nos induzir na seqüência a acreditar que a inclusão da expressão “Espírito Santo” nesse texto significa que a Bíblia descreve Deus não como o Deus único, mas sim como um deus triúno.

Não sei se a IASD ainda ensina dessa forma, mas  aprendi quando comecei a freqüentá-la  que não se pode basear uma doutrina em um só texto. E salvo engano, Mateus 28:19 é um texto único, portanto segundo os próprios ensinamentos pioneiros dos adventistas não pode servir como base para uma doutrina.

Há vários textos bíblicos que ensinam que o batismo deve ser feito em nome do Pai e do Filho e um só texto bíblico que fala no batismo em nome do Espírito Santo. Para José Carlos Ramos os textos que mencionam Deus e Jesus estão incompletos e o único texto que menciona o Espírito Santo é o verdadeiro. Falso ou verdadeiro o raciocínio do teólogo?

 

HISTÓRIA FALSA OU VERDADEIRA?

Depois o brilhante teólogo cita um manual de instruções editado entre 99 e 150 d.C., conhecido como “Didache”, cita alguém de nome Justino Mártir e cita Tertuliano, como teólogos que repetiram a  menção ao Espírito Santo na fórmula batismal e usa esses nomes históricos como evidencia da autenticidade de Mateus 28:19. Desculpe-me o teólogo, mas com a minha ignorância teológica entendo que textos posteriores a Bíblia não servem para confirmar a autenticidade de textos bíblicos. Portanto a citação desses teólogos é uma falsa interpretação da história com o objetivo de confirmar a autenticidade do texto básico.

 

COMO USAR UMA LUZ VERDADEIRA DE FORMA FALSA.

Depois José Carlos afirma que Ellen White citava o batismo “em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo” e usa essa referência como fundamento para afirmar que o texto bíblico de Mateus 28:19 é integralmente autêntico. Também nos primórdios dos meus estudos teológicos do adventismo aprendi que os escritos de “Ellen White são luz menor que mostra a luz maior”. Porém, nesse caso, o teólogo usa a luz menor para confundir a luz maior porque uma afirmação de Ellen White não pode ser usada para confirmar a Bíblia, mas é a Bíblia que deve ser usada para confirmar os textos de Ellen White.

CONCLUSÕES FALSAS NUM TEXTO VERDADEIRO OU CONCLUSÕES VERDADEIRAS NUM TEXTO FALSO?

O teólogo Ramos usa em seu textos elementos para confirmar a autenticidade de Mateus 28:19 , porém não é esse o seu objetivo. Seu objetivo aparece em sua conclusão na qual ele afirma que para algumas pessoas a trindade não existe , mas sim uma Bindade.

Ramos usar o termo BINdade para contrapor-se ao termo TRINdade, não passa de uma MALdade, é o mesmo que usar uma palavra falsa para esconder uma outra palavra falsa, e por traz de um acréscimo que pode ser falso, construir uma teologia falsa e escrever um artigo falso, numa revista falsa e falsificar o entendimento de leitores verdadeiros.

Tanta falsidade é bíblica ou humana?

UMA FRASE VERDADEIRA.

Ramos em seu artigo afirma que para perscrutar a Deus, a lógica humana é muito vesga, míope, para não dizer cega.

Podemos afirmar a lógica de Ramos é vesga, míope e cega, vesga porque enxerga a trindade onde ela não existe ou seja na Bíblia. Míope porque faz de um único texto uma doutrina. E cega, porque conduz os leitores a cegueira espiritual.

Seria Ramos um doutrinador cego ou um falso profeta?

Qual dos dois versos bíblicos se coadunam melhor com o texto de Ramos. “Pode porventura um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no buraco? Lucas 6:39.

Pode porventura um vesgo que enxerga o que não existe como se realmente existisse  guiar os leitores da revista adventista? Não cairão todos no buraco da falsa adoração?

“Amados, não deis crédito a qualquer espírito, antes provai os espíritos se procedem  de Deus porque  surgirão muitos falsos profetas operando grandes sinais  e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos.” Mateus 24;24.

Não seria o verdadeiro José Carlos Ramos um falso profeta tentando enganar com pretensa erudição os estudantes da Bíblia?

 

CATOLICISMO VERDADEIRO , ADVENTISMO  FALSO.

O catolicismo é verdadeiro quando procura explicar a doutrina da trindade como um mistério, porque mistério não precisa ser explicado.

O adventismo é falso quando procura explicar a doutrina da trindade através de textos bíblicos que não existem ou foram acrescentados na Bíblia.

No ultimo parágrafo de seu texto Ramos mostra a que veio. Assim ele afirma: “Bem, quando alguém se arriscar a falar de algo que estudou apenas superficialmente, coisa boa não será o resultado, ainda que se baseie num amontoado de passagens bíblicas. Os questionadores da Trindade simplesmente não entendem a doutrina e estão inconscientes de suas implicações para o verdadeiro conceito de Deus,  para a fé cristã e para a salvação. Deus tenha misericórdia deles!”

Parafraseando Ramos podemos dizer que: “quando alguém se arrisca a falar de uma doutrina não bíblica como se bíblica fosse, quando alguém se arrisca a explicar algo que não se explica, baseando apenas numa passagem bíblica, essa pessoa ou não entendeu a Bíblia , ou age como falsário consciente ou inconsciente de suas implicações para o verdadeiro conceito de Deus, para a fé cristã e para a salvação. Que Deus tenha misericórdia dos leitores da revista adventista que na questão doutrinaria principal – a adoração – são ensinados a adorar o mistério dos católicos misturado com os conceitos humanos dos teólogos  adventistas.

Jesus é a Videira e nós somos os ramos, seria José Carlos Ramos, um Ramo falso  da Videira Verdadeira? -- Adventista à moda antiga. 

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com