Decodificação Simbólica das 7 Trombetas do Apocalipse

O Apocalipse é um livro que contém símbolos interessantes, mas a interpretação comum das sete trombetas é feita de modo literal. O estudo que segue assume que as sete trombetas são simbólicas, não literais, e utiliza a própria Bíblia para revelar os símbolos, com resultados muito excitantes. Estas são minhas anotações preliminares baseadas nas Sete Trombetas (parte1) do seminário apresentado por Bill Liversidge do Grupo Growth Ministries, e pode ser revisada, ou expandida com o contínuo estudo do assunto.

A Primeira Trombeta

Apoc 8:7 “O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde.”

Anjo

Um Anjo é geralmente um mensageiro de Deus, então as Sete Trombetas são mensagens vindas de Deus.

Trombeta

Exo 19:13 “Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte.”

Exo 19:16 “Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.”

Exo 19:17 “E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.”

As Sete Trombetas representam um chamado para voltarmos a Deus.

Saraiva

Isa 28:17 “E farei o juízo a linha para medir, e a justiça o prumo; e a saraiva varrerá o refúgio da mentira, e as águas inundarão o esconderijo.”

A saraiva representa uma retirada das falsas doutrinas através do poder da verdade.

Fogo e 1/3 da terra queimada – uma purificação ou refinamento

Mal 3:2 “Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros;”

Mal 3:3 “assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça”

Zac 13:7 “Ó espada, ergue-te contra o meu pastor, e contra o varão que é o meu companheiro, diz o Senhor dos exércitos; fere ao pastor, e espalhar-se-ão as ovelhas; mas volverei a minha mão para os pequenos.”

Zac 13:8 “Em toda a terra, diz o Senhor, as duas partes dela serão exterminadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela.”

Zac 13:9 “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.” 

Quando a Terça parte das árvores e toda a erva verde for queimada, isto representa um refinamento, uma aceitação da verdade. Se aplicada como uma regra para as Trombetas, isto indicará que quando 1/3 de um grupo é mencionado, eles são a porção que será salva.

Sangue – o sangue salvador de Jesus

João 6:56 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

Heb 9:22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.”

Terra

Apo 13:11 “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão”

A besta que surge da Terra representa o Protestantismo apóstata baseado nos Estados Unidos. Contrasta com a besta que surge do mar, a qual, todos concordam tratar-se do Catolicismo.

Árvore

Sal 1:1 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”

Sal 1:2 “antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.”

Sal 1:3 “Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.”

Dan 4:10 “Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no meio da terra, e grande era a sua altura;”

Dan 4:20 “A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;”

Dan 4:21 “cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;”

Dan 4:22 “és ,tu, ó rei, que cresceste, e te fizeste forte; pois a tua grandeza cresceu, e chegou até o céu, e o teu domínio até a extremidade da terra.” 

A Árvore é símbolo de pessoas em posição de liderança, representando então na Primeira Trombeta os Pastores e Líderes do Protestantismo Apóstata nos EUA.

Erva Verde

Gen 1:30 “E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.”

Erva Verde aqui representa algo que possui vida, e também que serve de alimento, dando vida a outros.

Erva

Isa 40:6 “Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo.”

Isa 40:7 “Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva.”

A erva representa o público em geral, então na Primeira Trombeta a erva representa o conjunto reunido pelo Protestantismo Apóstata nos EUA. A erva verde representa aqueles do conjunto Protestante que nutrem outras pessoas com a palavra da verdade, e desta forma serão salvos. Embora não esteja expressamente estabelecido, estes podem ser também apenas 1/3 daquele conjunto.
   

A Primeira Trombeta é uma mensagem direta para o Protestantismo Apóstata nos EUA que lidera as falsas doutrinas e chama-os ao verdadeiro Evangelho da salvação através do sangue de Cristo. A indicação é que apenas 1/3 dos líderes Apóstatas Protestantes irão responder à Trombeta, e que os dois terços remanescentes que aceitam a marca da Besta irão receber a Primeira Praga, uma chaga maligna (Apo 16:2)

A Segunda Trombeta

Apo 8:8 “O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.”

Apo 8:9 “E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios.”

Grande monte ardendo em fogo

Exo 19:18 “Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.”

O grande monte representa a entrega da lei de Deus no Sinai.

Mar

Apo 13:1 “Então vi subir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças nomes de blasfêmia.”

O Mar representa regiões densamente povoadas da Europa, e a besta que vem do mar representa o Catolicismo e o papado.

Terça parte do mar se torna em sangue – aqueles que serão salvos.

Gen 9:4 “A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.”

Lev 17:11 “Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida.”

Deu 12:23 “Tão-somente guarda-te de comeres o sangue; pois o sangue é a vida; pelo que não comerás a vida com a carne.”

João 6:56 “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”

Heb 9:22 “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.”

1/3 do Mar se transformando em sangue representa o povo voltando para a vida (a vida está no sangue), voltando para o sangue remissor de Cristo e sendo salva.

Navios

Os navios são um paralelo das árvores da primeira trombeta e representam a liderança da igreja católica Romana.

A Terça parte dos barcos é destruída.

A "Terça parte", como na primeira trombeta, representa aqueles que são salvos.

Criaturas do mar

As criaturas do mar são um paralelo da saraiva na Primeira Trombeta e representa o povo da Igreja Católica.

Um terço das criaturas que vivem no mar, morreram. Novamente a terça parte representa aqueles que morreram em favor de Cristo e são salvos.  
 

A Segunda trombeta representa a apresentação da lei de Deus ao Catolicismo, o qual alterou o mandamento do Sábado de Deus, e fez da adoração do Domingo a sua marca de autoridade. A indicação é que apenas 1/3 do Catolicismo responde, e aqueles que não derem ouvidos ao chamamento para saírem de Babilônia receberão a Segunda praga, e terão apenas sangue para beber (Apo. 16:3)

A Terceira Trombeta

Apo 8:10 “O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.”

Apo 8:11 “O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.”

Uma grande estrela do céu

Num 24:17 “Eu o vejo, mas não no presente; eu o contemplo, mas não de perto; de Jacó procederá uma estrela, de Israel se levantará um cetro que ferirá os termos de Moabe, e destruirá todos os filhos de orgulho.”

A estrela do céu é Jesus.

Uma tocha de fogo

Gen 15:17 “Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.”

E caiu sobre a terça parte dos rios

Apo 17:15 “Disse-me ainda: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.”

Como as águas representam uma multidão de pessoas, e as prévias trombetas foram direcionadas para os Protestantes Apóstatas e para os Católicos respectivamente, estas águas representam os religiosos não-Cristãos (os –ismos) e o mundo secular (ateus ou que não professam nenhuma religião). Isto indica que 1/3 deste grupo atenderá a trombeta e será salvo.

Fel

Deu 29:18 “para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, e vá servir aos deuses dessas nações; para que entre vós não haja raiz que produza veneno e fel,”

Deu 29:19 “e aconteça que alguém, ouvindo as palavras deste juramento, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande na teimosia do meu coração para acrescentar à sede a bebedeira.”

Deu 29:20 “O Senhor não lhe quererá perdoar, pelo contrário fumegará contra esse homem a ira do Senhor, e o seu zelo, e toda maldição escrita neste livro pousará sobre ele, e o Senhor lhe apagará o nome de debaixo do céu.”

Jer 23:15 “Portanto assim diz o Senhor dos exércitos acerca dos profetas: Eis que lhes darei a comer losna, e lhes farei beber águas de fel; porque dos profetas de Jerusalém saiu a contaminação sobre toda a terra.”

Amos 5:7 “Vós que converteis o juízo em alosna, e deitais por terra a justiça,”

Amos 5:8 “procurai aquele que fez as Plêiades e o Oriom, e torna a sombra da noite em manhã, e transforma o dia em noite; o que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome.”

Exo 15:22 “Depois Moisés fez partir a Israel do Mar Vermelho, e saíram para o deserto de Sur; caminharam três dias no deserto, e não acharam água.”

Exo 15:23 “E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.”

Exo 15:24 “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?”

Exo 15:25 “Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou,”

A árvore na passagem acima simboliza a cruz de Cristo, e aceitá-la significa que a amargura do pecado e a resultante morte serão removidas por aqueles que acreditarem. Fel é um veneno, e representa o veneno do pecado. A estrela é chamada Fel porque Jesus se tornou pecado quando levou nossos pecados sobre si e morreu por nós:

2 Cor 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

Águas amargas

Num 5:23 “Então o sacerdote escreverá estas maldições num livro, e na água de amargura as apagará;”

Aqueles que recusam a mensagem do Evangelho apresentada pela terceira trombeta serão apagados do livro da vida.
  

A Terceira Trombeta é direcionada para os religiosos não-Cristãos e para o mundo secular, e 1/3 responderão à mensagem. O restante receberá a terceira praga, sangue para beber. (Apo. 16:4-7) 

A Quarta Trombeta

Apo 8:12 “O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.”

Sol, Lua e Estrelas

Apo 12:1 “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”

A mulher de Apocalipse 12 representa a verdadeira e pura Igreja de Deus, que se opõem a mulher de Apocalipse 17, a qual é a Igreja Apóstata corrompida.
  

A Quarta Trombeta indica que apenas a terça parte dos que fazem parte da igreja verdadeira de Deus serão salvos.   

A Quinta Trombeta – O Primeiro Ai – Apocalipse 9

1 “O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

2 E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar.

3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.

4 Foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na fronte o selo de Deus.

5 Foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem. E o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião, quando fere o homem.

6 Naqueles dias os homens buscarão a morte, e de modo algum a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

7 A aparência dos gafanhotos era semelhante à de cavalos aparelhados para a guerra; e sobre as suas cabeças havia como que umas coroas semelhantes ao ouro; e os seus rostos eram como rostos de homens.

8 Tinham cabelos como cabelos de mulheres, e os seus dentes eram como os de leões.

9 Tinham couraças como couraças de ferro; e o ruído das suas asas era como o ruído de carros de muitos cavalos que correm ao combate.

10 Tinham caudas com ferrões, semelhantes às caudas dos escorpiões; e nas suas caudas estava o seu poder para fazer dano aos homens por cinco meses.

11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom”

Uma estrela caíra do céu

Luc 10:18 “Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.”

Esta estrela caindo do céu sobre a terra na Quinta Trombeta é Satanás. O povo de Deus já foi selado, a provação foi finalizada depois da Quarta Trombeta (Apo 9:4). É dado poder a Satanás para atormentar aqueles que têm rejeitado Deus, mas ele não poderá matá-los, assim como ele não pôde matar a Jó (Jó 2:6).

Abaddon - Apollyon

O anjo destruidor, Satanás.

Poder para atormentar os homens cinco meses

Satanás e seus anjos estarão aptos a atormentar os pecadores que rejeitaram Deus por cinco meses, mas não terá permissão de matá-los.

Com o fim das provações depois da Quarta Trombeta, aqueles que rejeitaram Deus serão deixados à merçê de Satanás e seus anjos, e receberão a Quinta praga que é a cegueira física e espiritual e a escuridão das trevas. 

A Sexta Trombeta – O Segundo Ai – Apocalipse 9:12-21

12 “Passado é já um ai; eis que depois disso vêm ainda dois ais.

13 O sexto anjo tocou a sua trombeta; e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus,

14 a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates.

15 E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.

16 O número dos exércitos dos cavaleiros era de duas miríades de miríades; pois ouvi o número deles.

17 E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre.

18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.

19 Porque o poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas eram semelhantes a serpentes, e tinham cabeças, e com elas causavam dano.

20 Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

21 Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.”

Os quatro anjos presos no rio Eufrates

Satanás, conhecendo que seu tempo é curto, tenta na Sexta trombeta matar os 1/3 (o povo de Deus), mas ao mesmo tempo, os anjos de Deus exterminam 1/3 dos pecadores na terra.
  

Durante a Sexta Trombeta, os pecadores descobrem que foram enganados pela Misteriosa Babilônia, e falsos milagres foram efetuados para os enganar, conforme indicado pela Sexta Praga (Apo. 16:12-16), mas eles se voltam contra Babilônia e a destroem com fogo. (Apo. 17:16-18).

A Sétima Trombeta – O Terceiro Ai – Apocalipse 11:14-19

14 “É passado o segundo ai; eis que cedo vem o terceiro.

15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

16 E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,

17 dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, porque tens tomado o teu grande poder, e começaste a reinar.

18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.”
  

A Sétima Trombeta é a Segunda volta de Jesus Cristo.

Gráfico - Resumo

1º Selo
Apo 6:1-2

2º Selo
Apo 6:3-4

3º Selo
Apo 6:5-6

4º Selo
Apo 6:7-8

5º Selo
Apo 6:9-11

6º Selo
Apo 6:12-17

7º Selo
Apo 8:1

Cavalo Branco Cavalo Vermelho Cavalo Negro Cavalo Amarelo Almas embaixo do Altar Terremoto, Sol escurecido, Lua em Sangue Silêncio no céu por meia hora
Perseguição Paz retirada da terra Balanças, Não danificar o azeite e o vinho Morte de ¼ da terra Até quando aguardaremos vingança ? Estrelas do céu caem na terra  
Purificação dos retos Problemas

Maior Crise
Julgamento
Vida ou Morte

Morte / Inferno Vestes brancas dadas    

1ª Trombeta
Apo 8:7

2ª Trombeta
Apo 8:8-9

3º Trombeta
Apo 8:10-11

4ª Trombeta
Apo 8:12-13

5ª Trombeta
Apo 9:1-11

6ª Trombeta
Apo 9:14-21

7ª Trombeta
Apo 11:14-19

A Sacudidura, Purificação e Selamento do Povo de Deus Os 3 Ais – Os pecadores abandonam Satanás
Apo 7:1-4 – Quatro anjos são retidos até o fim do selamento Gafanhotos liberados (Anjos caídos) Quatro anjos soltos do Eufrates Os reinos passaram a ser do Senhor
Provação ainda aberta Apo 9:4 Selamento finalizado – Provação fechada

Saraiva e Fogo acabam com a mentira

O monte Flamejante
A Lei Revelada

Grande Estrela cai
Jesus

Escuridão

Estrelas menores caem. Satanás perdido

Pecadores tentam matar o povo de Deus (1/3) Nações furiosas
Terra Mar Rios Sol, Lua, Estrelas Recompensa dos santos mortos    
1/3 das árvores e toda erva verde é queimada 1/3 do mar em sangue
1/3 criaturas morrem
1/3 Navios destruídos
1/3 águas amargas 1/3 destruídos Homens procuram a morte mas não a encontram

1/3 dos homens mortos por 200.000.000 de cavaleiros (Exército angelical de Deus)

Arca é vista no Templo de Deus no Céu

 

Falso Profeta A Besta O Dragão A Verdadeira Igreja Os pecadores    
Protestantismo Apóstata dos E.U.A Catolicismo Secular / Poderes Civis/ Ismos A Sacudidura Tormento por 5 meses Não há arrependimento Vozes, Trovões, Terremotos, Saraiva
1ª Praga
Apo 16:2
2ª Praga
Apo 16:3
3ª Praga
Apo 16:4-7
4ª Praga
Apo 16:7-9
5ª Praga
Apo 16:10-11
6ª Praga
Apo 16:12-16
Apo 17
7ª Praga
Apo 16:17-21
Apo 18:19
Chaga Maligna Mar em Sangue Águas em Sangue Abrasamento com fogo pelo Sol Escuridão Total (Cegueira espiritual e física) Seca o rio Eufrates Vozes, Trovões, Terremotos, Saraiva
Aqueles com a marca da besta e que adoram a imagem da besta Morte dos seres viventes Servido sangue de Santos e Profetas Alguns abandonam o selo de Deus pela marca da besta Trono da besta – Babilônia / Pecadores Perda de sustentação p/ Babilônia e seus falsos milagres Ar afetado
      Não arrependimento Não arrependimento Julgamento de Babilônia Destruição do Dragão, da Besta e Falso Profeta

Tradução: C.S.
Fonte:
http://www.aloha.net/~mikesch/7trumpets.htm

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com