A Vitória Final da 8ª Igreja!

Leia com atenção esta declaração que encontrei em uma publicação oficial da IASD:

"À medida que a estrutura da igreja se tornou pesadamente hierárquica na administração, a caça ao dinheiro converteu-se na sua preocupação principal. A igreja perdeu de vista a sua missão real e tornou-se uma instituição angariadora de fundos em vez de dedicar-se a ganhar almas" - O Homem e Seus Bens, pág. 30, de Leonard L. Ayes, Impresso em 1981 - Direitos Reservados pela Editora Divisão Sul-Americana dos Adventistas do Sétimo Dia.

Calma, calma... O autor citado não está criticando a IASD. Ele está se referindo à igreja fundada por Cristo, mas que perdeu o senso de missão durante a Idade Média. Aí veio a reforma protestante, quando alguns "dissidentes" começaram a criticar a Igreja Católica e comandados por um revolucionário chamado Lutero (que era um monge católico), foram excomungados da fé original.

Na opinião de Lutero e dos protestantes a igreja Católica se apostatou e tornou-se num centro de arrecadação de dinheiro. Já na opinião da igreja Católica, Lutero e seus seguidores não passavam de dissidentes apóstatas e críticos da igreja destinados ao fogo do inferno e dignos de lepra nos dedos e na língua.

Mas mesmo os protestantes posteriormente também se desviaram da fé original e Deus suscitou um movimento cuja missão era anunciar o juízo iminente e reparar as brechas na lei de Deus. Estes reformadores do século XIX foram perseguidos por suas igrejas protestantes originais e acusados de fanatismo.

Leia o relato do processo de exclusão de E.G. White da Igreja Metodista em Testemunhos para a Igreja, Vol. 1. Não lembro a página, mas está nos primeiros capítulos.

Agora temos a IASD, comparada a Laodicéia, a sétima igreja do Apocalipse. Dizem que se por acaso a IASD incorrer nos mesmos erros do passado não poderá surgir outra, reformando seus erros pois ela é a última e única igreja (aliás, todas as anteriores também diziam que eram a única, mesmo estando em erro). 

Como não poderá surgir outra denominação além da IASD, dizem que só temos duas opções: ou não caímos em erro, ou tentamos conviver pacificamente com ele. 

Particularmente, creio que Laodicéia é a última igreja da profecia apenas para aqueles que lêem Apocalipse só até o capítulo 3. Os que continuam o estudo de Apocalipse, percebem que a obra não será terminada por Laodicéia, uma igreja morna, cega, pobre e nua, mas sim por uma igreja que realmente guarda os mandamentos de Deus e tem o Testemunho de Jesus.

Apocalipse 14 nos fala sobre a oitava igreja do Apocalipse, a Igreja Remanescente. Esta, sim, será a ultima igreja. Alguns dizem que a Laodicéia de Apocalipse 3 e a Igreja Remanescente de Apocalipse 14 são a mesma igreja. Mas isto não é verdade. Qualquer pessoa medianamente alfabetizada, ao ler as características das duas igrejas, perceberá que são igrejas diferentes. Abaixo estou enviando um diagrama que preparei, comparando Laodicéia e a Igreja Remanescente.

 

Analisem e opinem a respeito. É alguma heresia o que estou dizendo? -- Rick.


O Joio Vai Expulsar o Trigo?

Estive lendo a vitória da 8ª Igreja, e gostaria de que o autor o Sr. Rick me respondesse algumas perguntas, se for possível.

Para onde vai o joio? Sair da Instituição ou ficar com ela?

Os Sinceros fora da Igreja, entrarão na IASD, ou formarão outra Igreja com o trigo da IASD?

A sacudidura irá fazer com que o joio expulse o trigo? Ou o joio será expulso?

Se o trigo será expulso, o que acontecerá com os injustiçados trigos que atualmente estão sendo expulsos?

Ou a Nova Igreja será formada por pequenas comunidades que, separadas das instituições religiosas, com o objetivo de seguir a Cristo, serão compostas por fiéis que descobriram que sempre foram espoliados?

Gostaria, se possível, que apresentasse maiores detalhes de sua teoria...

Jonas


O Que Foi, Será!

Querido e amado irmão, Rick, quanto ao assunto da oitava igreja, não sei se a chamaria bem assim, pois este assunto das sete igrejas de Apocalipse refere-se a períodos da Igreja e não, a tipos de igreja. Por exemplo, da igreja de Pérgamo em diante teremos uma união da igreja com o mundo. Dali por diante, teremos sempre dois tipos de "igreja na igreja", igreja-trigo e igreja-joio. Comento desde Pérgamo, pelo fato de que Éfeso representa a igreja na era da pureza apostólica e Esmirna, o povo de Deus sendo perseguido. Até ali, tínhamos apenas servos de Deus (trigo) na Igreja.

Apesar disto, o seu raciocínio não foge da realidade. Por que?  Pode-se perguntar. Pelo seguinte fato:

No livro de Eclesiastes 1:9, diz que tudo o que foi, será! Ou seja, Israel era a nação de Deus, mas Israel mesmo eram aqueles que eram de coração (Romanos 2:28-29). Assim também será no futuro, como afirma Salomão em Eclesiastes. Israel é a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que é representada pela mulher de Apocalipse 12:17, mas haverá um verdadeiro Israel, ou verdadeiro Adventista que é descrito nas Escrituras como "o remanescente", o "restante", ou como os "santos" (Apocalipse 14:12, Apocalipse 12:17).

O Espírito de Profecia, através da Sra. White, corrobora com isto quando diz: "Deus tem uma Igreja, não é uma grande catedral, e nem uma Igreja oficialmente estabelecida, e nem as demais denominações; mas um povo, que ama a Deus e guarda os Seus  mandamentos. Ainda que sejam poucos humildes, esta é Sua Igreja, pois só a presença de um alto e sublime pode constituir uma Igreja." Manuscript Releases, nº 18, págs. 81-82.

Sendo assim, o raciocínio está corretíssimo. Pois Israel de Deus não é uma igreja com uma placa, mas o grupo daqueles que, uma vez justificados pela fé em Jesus (Evangelho), guardam os Mandamentos de Deus (Lei) na vida prática, e isto independente de qualquer nação ou placa. Assim como Cornélio, não só tinha bom testemunho de Deus, mas recebia bom testemunho de todos os judeus e gentios (Atos 10:34-35).

Sendo assim, Rick, você pode categoricamente concluir tal raciocínio que apresentou por figura, pois João 16:1-2

Jesus diz que perseguirão aos discípulos e o que foi, será, diz Eclesiastes. Isto sem analisar que os discípulos saíram do Judaísmo, sem analisar que Paulo diz que os que querem servir a Cristo importa que padeçam perseguição... E por aí vai!

Que Deus nos abençoe a não concluir que na sacudidura a peneira é a Igreja [Nota do Editor: ou o registro no rol de membros desta], mas que possamos entender com clareza que a peneira do Espírito é a Verdade.

Weder 


O Que Acontecerá com o Trigo e o Joio?

Quanto as indagações do nosso irmão Jonas creio que respondi a quase todas no texto acima, mas ficou a indagação ainda sobre o que acontecerá com o Trigo e o Joio, em especial o Trigo. Quero então tentar esclarecê-los a respeito disso:

Bem, os que neste tempo, por seguirem a verdade, forem perseguidos e injustamente punidos, permanecerão na Verdade e, se estiverem em grande número, poderão até formar uma igreja, que não é o que eu recomendaria, mas não encontro obstáculos da verdade que possam impedir tal coisa. É só observar o que aconteceu com os apóstolos e compreender o texto do Espírito de Profecia que diz que "se não iluminares, removerei de ti o teu candelabro." Isso é bíblico.

Mas o Joio expulsará MESMO o trigo. E será nos dias finais, quando o Espírito de Deus tiver se retirado da Terra, isto é, dos ímpios, como é claramente apresentado pelo Espírito de Profecia e de acordo com as palavras de Jesus, que diz que estará com Seus seguidores até a consumação do século (Mateus 28:20). Nesse tempo, o Espírito Santo não mais estará com aquela parte da igreja simbolizada pelo Joio, que é claramente a maioria de nós. E se você acha que o Joio não é a maioria, peço que entre em sua Igreja, estude a Palavra, tanto a Bíblia como o Espírito de Profecia e compare se é a maioria que está fazendo a vontade de Deus. 

Neste último tempo, quando serão expulsos, não terão oportunidade de formar uma outra igreja oficialmente estabelecida, mas se congregarão pelos caminhos, valados, casas, montanhas, etc. E certamente, estes vegetarianos serão levados finalmente pelo Senhor  em Sua segunda vinda. 

Que Deus nos abençoe e ajude a entender que, repito, na sacudidura a peneira não é a Igreja [Nota do Editor: ou o nome nos registros desta], mas, sim, a verdade. Deus bendirá e honrará a todos que fazem a Sua vontade e a aqueles que são sinceros, mas se encontram em erros, como os de confiarem na justiça própria, nas leis da Igreja, no pastor, no professor de Teologia, etc. Eles serão chamados pelo Senhor a saírem do erro para a verdade, das trevas para luz e alegremente receberão as novas.

Que Deus nos abençoe! Espero que este assunto fique claro na mente de todos.

Weder


O Trigo Já Foi Obrigado a Sair

1) Para onde vai o joio? Sair da Instituição ou ficar com ela?

Um episódio de separação joio/trigo já aconteceu no século XVI. Naquela ocasião o joio ficou na instituição eclesiástica oficial e o trigo foi obrigado a sair. Não quero afirmar categoricamente que o mesmo vai acontecer no futuro, mas é possível que aconteça, caso a Laodicéia seja finalmente vomitada. Note que estou comparando Laodicéia com a Instituição Adventista. Quando esta definitivamente se apostatar, a separação total será inevitável.

2) Os Sinceros de fora da Igreja entrarão na IASD, ou formarão outra Igreja com o trigo da IASD?

A característica que o Apocalipse dá sobre os remanescentes é que eles guardarão os mandamentos de Deus e sustentarão o testemunho de Jesus. O Apocalipse não dá informações se eles registrariam um novo CGC (pessoa jurídica) no cartório mais próximo, ou se colocariam itens em suas praxes informando sobre a marca registrada deles.

3) A sacudidura irá fazer com que o joio expulse o trigo? Ou o joio será expulso?

A Sacudidura é um processo de separação natural de duas classes de pessoas que num primeiro momento estão juntas, mas tem objetivos diferentes. Não há isto de um expulsar o outro. Apenas se separarão naturalmente, pois reagem de forma diferente à mensagem da Testemunha Fiel aos Laodiceanos. O trigo recebe a mensagem da Testemunha Fiel e responde com Reavivamento e Reforma. O joio recebe a repreensão profética e se ressente, inicia a contra-reforma atacando os portadores da mensagem que revelam o seu pecado. Desta forma joio e trigo se separam...

Rick (Ricardo Nicotra)

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com