Em Defesa da Melissa

Oi, Marilda, li seu comentário na enquete do CD da Melissa.

Gostaria de comentar com você que participei desse CD, e participo de muitos, há mais de 15 anos, sempre CANTANDO. Temos muitos talentosos cantores, na Igreja Adventista. Mas faltam-nos outros profissionais da música. Alguém falou em Jader Santos, Williams Costa Jr, Flávio, Lineu, Ariney etc. Todos pianistas, percebe? E o violão, e o sax, e o trompete, e as flautas, os violinos, os baixos, o oboé, as percussões, o trombone, a trompa, o cello?

O belo som que ouvimos quando executamos um CD dos Arautos do Rei, do Prisma, do Luis Cláudio, do Quarteto Mensagem, da Júnia, do Pastor Fernando Iglesias etc, é fruto de um trabalho espiritual, sim, mas conjunto. E sempre foi assim

Isso não foi inovação da Melissa nem de seu produtor, tampouco do Art'Trio. A não ser que desconsideremos os profissionais que masterizam, mixam e prensam os álbuns, bem como os donos dos estúdios, os técnicos de som, os engenheiros de som e todo o conjunto de profissionais que trabalham para que um abençoado CD esteja pronto e leve a mensagem de Deus a todo o mundo. 

A diferença é que, antes, talvez, as pessoas não estivessem habituadas a ler os créditos, a ficha técnica dos CDs - sequer se falava em "produtor musical", não é mesmo? Hoje, mais interessadas e participativas, as pessoas lêem até o nome dos estúdios, os agradecimentos, o período em que foi gravado o CD, os responsáveis pelas versões, os autores das músicas, o tempo de duração de cada faixa. E isto é muito bom. Se pegarmos CDs mais antigos, LPs, veremos muitos desses nomes repetidos, sabia? Pois é...

Aliás, abro parênteses para comentar que causou-me espécie o suposto comentário do irmão da Assembléia de Deus, que estranhou a participação de "músicos do Djavan" no referido CD. Interessante, que nem mesmo muitos dos admiradores de Djavan conhecem, pelo nome, os músicos que tocam para o cantor. Mas o indigitado irmão da Assembléia de Deus os reconheceu e ficou impressionado, a ponto de lermos o seguinte comentário de um de nossos irmãos adventistas: 

"Esse CD não foi inspirado pelo Espírito Santo, ou foi? Para dizer a verdade, acho que esse CD não deve ser comprado nem tocado nas igrejas."

Quem somos nós para julgar a obra do Espírito Santo e determinar se este ou aquele trabalho foi ou não inspirado? Esta não é a nossa função na Obra de Deus. Que tal trabalharmos? Fazermos a parte que, realmente, nos cabe? Quanto a gosto musical, é outro assunto. Comprar ou não é uma decisão muito mais ligada a isto do que à simplória opinião de outrem.

Ouvi o resultado do trabalho de produção do CD da Melissa e, sinceramente, este, para mim, é um dos MELHORES dos últimos tempos. Já cantei 5 das músicas, na minha igreja - Madureira/RJ - e, graças a Deus, vi muitas pessoas comovidas, realmente tocadas pelo Espírito Santo de Deus chorarem até, num misto de alegria e louvor. A faixa, inclusive, que foi gravada só com voz e violão tocou profundamente o coração dos irmãos e dos visitantes, que vieram comentar comigo, ao final. 

O que dizer ante o fato de que foi tocada pelo violonista João Castilho? Deus deixou de agir? Ao contrário, minha irmã. Até mesmo o João Castilho - graças a Deus e aos hinos gravados - foi tocado com a mensagem. Pena que essa parte, a dos bastidores de um estúdio de gravação, não seja acessível àqueles que preferem condenar as atitudes daqueles outros que trabalham arduamente para fazer e oferecer o melhor para Deus. Pensemos nisto antes de, simplesmente, condenar.

Deus é muito maior que os veículos que Ele usa para divulgar Sua mensagem. E ainda: ser adventista não é certificado de salvação para ninguém. Quantos têm certificado de batismo, são fiéis dizimistas e, mesmo assim, haverão de se perder? Só Deus conhece nosso interior.

Não há nenhum instrumento que não possa, nas mãos de Deus, ser usado para a Sua obra. Se eu, você, e tantos outros, imperfeitos como somos, temos sido usados por Ele, por que outros também não o podem? Música é evangelização e louvor! 

Deus abençoe cada um de nós, inclusive aqueles que participam de nossos CDs, pois através desse trabalho temos levado a mensagem de Cristo aos que ouvem e aos que gravam, sejam eles ADVENTISTAS ou não. 

Deus abençoe a Melissa, pois, ao que sei, este CD já atravessou fronteiras (geográficas e espirituais) e isto é resultado de um trabalho consciente e dedicado ao nosso Senhor e Salvador - Aquele que nos guia e direciona nossa vida.

Um abraço carinhoso, em Cristo.

Fraternalmente, Denize Vicente.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com