Eua: Inaugurado Centro Cultural João Paulo II

24/03/2001 11:14



Washington, 24 mar (SN) - No último dia 22 do corrente, no Campus da Universidade Católica da América, Estados Unidos, foi inaugurado oficialmente ao público o Centro Cultural João Paulo II. A cerimônia contou com a presença do enviado do Papa, Cardeal Edmund Casimir Szoka, com o presidente dos Estados Unidos, George Bush e com outras autoridades eclesiais, entre elas o Cardeal Adam Maida, Arcebispo de Detroit e diretor do novo centro cultural.

Ao dirigir-se aos presentes, o presidente Bush ressaltou a figura do Papa João Paulo II, expressando seu apoio ao convite do Papa a uma cultura de vida. "Devemos defender com amor a criança inocente que está por nascer", afirmou o chefe de estado norte-americano, que cortou, ontem, a fita para abrir oficialmente ao público o centro cultural. 

Em seu discurso, Bush recordou diversos momentos da vida do Santo Padre, destacando sua mensagem a favor da vida, da paz e em defesa dos direito humanos.

"O Papa nos recorda que se a liberdade define a nossa nação, a responsabilidade define nossa vida. Nos desafia viver à altura das nossa aspirações... e nunca é tão eloqüente como quando fala de uma cultura de vida. A cultura de vida é uma cultura que acolhe, que nunca exclui, nunca divide" afirmou Bush. 

"O centro que dedicamos hoje celebra a mensagem do Papa, seu consolo e seu desafio. Esse lugar eleva a dignidade de toda pessoa humana, o valor da vida e o esplendor da verdade", acrescentou. O novo centro cultural busca ser um importante 'tanque de pensamento' católico norte-americano, "assim com um museu de categoria mundial", segundo afirmou o Cardeal Maida. 

No centro serão expostos, também, diversos objetos do Papa, como seus rosários, a mitra e seus livros. Os visitantes poderão ingressar numa galeria interativa, deixar uma recordação de sua visita num computador e passear pelas diversas galerias para exposições, que, eventualmente, poderão exibir algumas obras dos Museus Vaticanos. 

O local inclui uma capela, diversas galerias e teatros, uma praça circular, salões, biblioteca, lojas de objetos religiosos e restaurante para visitantes. O centro foi construído num terreno próximo ao Santuário Nacional da Imaculada Conceição e à Universidade Católica da América, em Washington. 

De acordo com o projeto original, o centro receberá, anualmente, doze pensadores católicos de diversas partes do mundo para dedicar um ano sabático à produção intelectual católica, preferencialmente, a partir da perspectiva teológica do Papa João Paulo II.

Fonte: http://www.msmtnews.com.br/

Notícias relacionadas:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com