Flávio Santos Mostra que Lutero é o Pai do Gospel

Em resposta ao irmão Humberto, cujo artigo contém a afirmação: "Dizer que hinos como 'Castelo Forte' foram compostos com melodia secular usada em tavernas ou lupanares, é uma acusação muito ousada. Desconheço qualquer fundamento para esta assertiva..."

Apreciaria que o irmão consultasse o livro História Social da Música, de Henry Raynor, Editora Guanabara, do qual retiro os textos abaixo:

As afirmações abaixo são do próprio Bach:

Não gostaria de alongar a discussão pois essa é uma discussão que passa de pai para filho há pelos menos alguns séculos. De tempos em tempos, muda de enfoque, mas na essência é uma só. Vejam os seguintes exemplos:

A) O Órgão não é um instrumento de louvor porque foi usado pelos romanos nas arenas para divertir o povo enquanto os mártires cristãos eram assassinados.

B) O Piano não deve ser usado na igreja pois é muito utilizado em casas noturnas.

C) A bateria não deve ser usada porque os Beatles usaram,

D) O saxofone, o violão, a sanfona, a gaita, o CD, O DVD, os acordes dissonantes, as voltinhas e melismas, as palmas, o contrabaixo e a guitarra, o vibrato, as síncopes e retardos, os instrumentos, os músicos, os cantores, etc.

Enfim, porque não fazemos com a música o mesmo que fizemos com a dança (Salmos 150:4)? Tiramos da igreja e nossos problemas estão resolvidos!

2001, início de um novo milênio e o nosso povo perdendo o seu tempo em assuntos sem importância! Pois, se o assunto fosse fundamental para a nossa salvação, nosso Senhor Jesus o teria incluído em Seus ensinamentos.

Um abraço, Flávio Santos.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com