144 Mil Santos na IASD?

Caro Editor,

Tenho acompanhado o seu Site e gostaria de expressar minha felicitação ao seu trabalho. Em minha opinião, atividades nesta área, já deveriam estar em evidência há muito tempo. Mas nunca é tarde para a verdade ser exposta.

Comecei minha carreira como jornalista em 1985 no Brasil e continuo na atividade profissional em um dos jornais aqui nos EUA. Como profissional e pesquisador do precioso livro a Bíblia, sempre soube de coisas que a Organização sempre escondeu a nível profético.

Caro editor, eu conheço a nossa igreja, "Laodicéia" e gostaria de animá-lo para continuar a desenvolver o seu trabalho com espírito de dedicação e profissionalismo acima de tudo.

Existe muito o que se denunciar de uma organização prometida para ser o "Povo especial de Deus". Suas denúncias são bem vindas! O povo de Israel é um povo de pecado, sendo o povo escolhido por Deus. Mas é preciso que o pecado seja desmascarado para nossa reflexão e conversão.

Estudos apresentados em seu site têm mostrado muitas verdades. É pena que discordo do estudo 8, sobre os 144.000, se número literal ou simbólico.

Caro editor, sobre este assunto, depois de dez anos de muitas pesquisas com originais do espírito de profecia e outros livros da organização até o Ellen White Estate, compreendi ser um número literal.

E ainda acho  que Deus terá dificuldade para encontrar em nossos dias 144.000 santos dentro da igreja adventista!

Uma a Igreja que tem ladrões, sonegadores de impostos, fornicadores, adúlteros, criminosos impunes, pastores jesuítas e líderes falsos, é desse meio que sairá os 144.000? Sim, será, é o que a Bíblia diz.

Com carinho, como faço com estudos apresentados em seu site, guardei o de número 8, sobre o assunto. Mas lamentavelmente não é a verdade.

Para finalizar, eu tenho uma pergunta para você. Por que eu nunca vi um parágrafo sequer sobre Victor Houteff em seu site?

Acredito que em seu meio de pastores e estudiosos muitos conhecem este nome. Por que a igreja adventista não fala sobre esta pessoa?

Caro Editor, eu não gostaria que fosse publicado o meu nome e e-mail. Acho que não é interessante. A igreja não quer saber a minha opinião. Obrigado pela a sua atenção e me coloco a sua disposição para qualquer eventualidade. Não posso te ajudar mais, pois não sou pastor. Sou apenas um jornalista.

Obrigado e parabéns pelo seu trabalho.


Resposta do Autor do Artigo:

Meu estimado irmão em Cristo,

01 – “Não há escusas para alguém que toma uma posição que não há mais verdade para se revelada, e que todas as nossas explanações da Escritura estão sem um erro. O fato de que certas doutrinas têm sido defendidas como verdade por muitos anos pelo nosso povo, não é uma prova de que nossas idéias são infalíveis. O tempo não deixará permanecer o erro na verdade, e a verdade pode ser esclarecida. Nenhuma verdadeira doutrina perderá alguma coisa pela inteira investigação”. – RH, 2012.1892, itálicos acrescentados.

02 – “Nós não defendemos que nas doutrinas descobertas por aqueles que têm estudado a Palavra da Verdade, não exista algum erro, por que nenhum homem que vive é infalível”. – RH, 25.03.1890, itálicos acrescentados.

03 - “Alguns membros zelosos,... tem cometido erro grave em buscar conseguir algo de sensacional, maravilhoso, fascinante perante o povo, alguma coisa que julgam que os outros não compreendem; não sabem, porém, eles próprios do que estão falando. Especulam com a palavra  de Deus, adiantando idéias que não constituem uma pitada de auxilio para eles mesmos ou à igreja. Pelo  momento podem excitar  a imaginação, mas há uma reação, e essas próprias idéias se tornam um obstáculo. A fé é confundida com a fantasia, e seus pontos de vista podem inclinar o espírito numa direção  errônea.” ME, vol. I, pág.180, itálicos acrescentados.

04 - “... merecem ser condenados os homens que iniciam uma proclamação de possuírem maravilhosa luz, e ao mesmo tempo puxam em sentido contrário a agentes guiados por Deus. Foi este  o procedimento de Coré, Datã, Abirã, e sua conduta se acha registrada como advertência a todos os outros. (...) são mensagens como as que esses homens tem proclamado, que dividem a igreja e... se revela claramente a astuta operação do grande enganador, - quer impedir a igreja de alcançar a perfeição na unidade.” -  TM, pág. 54 e 56, itálicos acrescentados.

05 - “É necessário que nossa unidade hoje seja de caráter tal que resista à prova. Temos muitas lições para aprender e muitíssimas para desaprender. Tão-somente Deus e o Céu são infalíveis. Quem acha que nunca terá de abandonar uma opinião formada, e nunca terá ocasião de mudar de critério, será decepcionado. Enquanto nos apegarmos obstinadamente às nossas próprias idéias e opiniões, não poderemos ter a unidade pela qual Cristo orou.” -  VE, pág. 202, itálicos acrescentados.

06 – “Deus despertará Seu povo; se outros meios falharem, introduzir-se-ão entre eles heresias, as quais os hão de peneirar, separando a palha do trigo. O Senhor chama todos os que crêem em Sua Palavra, para que despertem do sono. Tem vindo uma preciosa luz, apropriada aos nossos dias...Os crentes não devem ficar em suposições e mal definidas idéias do que constitui a verdade. Sua fé deve estar firmemente estabelecida sobre a Palavra de Deus, de maneira que, quando o tempo de prova chegar, e eles forem levados perante os concílios para responder por sua fé, sejam capazes de dar uma razão para a esperança que neles há, com mansidão e temor.” – TS, vol. II, pág. 312 e 313, itálicos acrescentados.

Fiquei muito feliz em saber do seu interesse por este tema tão importante e, no entanto, tão desprezado por nossa amada Igreja.

Como disseram os textos acima, eu não tenho a pretensão de determinar a definição cabal em relação ao tema dos 144.000. Como o irmão pode observar eu procurei abordar o que de mais importante se comenta a respeito do assunto, tentando apresentar os dois lados dos tópicos relacionados. O objetivo principal desta minha série de Estudos Bíblicos é, quem sabe, levar aquele que se interessar a examinar mais detidamente a Palavra de Deus, com o propósito de averiguar se a verdade é tal qual foi apresentada. Desta maneira cresceremos todos, com certeza absoluta, e chegaremos àquela unidade de fé que resistirá a qualquer prova.

Sou membro ativo da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Concórdia, na cidade de Goiânia – GO, batizado em 1993 e já servi à Igreja em vários Departamentos. Assim como o irmão, eu também não sou Pastor porém, minha opinião é: 1º) Não precisamos ser Pastores para contribuirmos com o crescimento espiritual do corpo de Cristo; 2º) Ao contrário do que o irmão pensa, a Igreja deseja sim saber qual é a sua opinião. Não para entretermos discussões inúteis para determinarmos quem terá um Q.I. superior. De maneira nenhuma. O objetivo da exposição sincera e humilde de idéias é levar outros a meditar e investigar por si mesmos a Palavra de Deus, com o objetivo de alcançar conhecimento, pois Cristo diz em João 5:39: ‘Examinais as Escrituras...’.

Ambos sabemos que somos seres humanos falhos e imperfeitos e que, somente pela graça Divina é que recebemos discernimento e sabedoria necessários para compreendermos a vontade e o plano de Deus para cada um de nós. Meu amado irmão, sabemos também que, no campo espiritual, todo e qualquer pensamento deve estar firmemente fundamentado em um ‘Assim diz o Senhor’ (falamos da Bíblia – a luz maior – e também do Espírito de Profecia – a luz menor).

Diante da afirmação do irmão de que o número dos 144.000 é realmente literal, gostaria de solicitar-lhe que fundamentasse esta afirmação em textos da Bíblia e do Espírito de Profecia, uma vez que o senhor disse ter dez anos de experiência e ter tido acesso inclusive à literatura original no Ellen White Estate (confesso que gostaria de estar no lugar do irmão, pois considero este fato um privilégio que poucos alcançam e tenha certeza  que o que ‘falei’ não é pura demagogia ou hipocrisia). A verdade é que eu tenho um sincero desejo de crescer espiritual e culturalmente no que se refere à Palavra de Deus e, em relação ao assunto em lide, o conhecimento que tenho está baseado no material que apresentei. Se, por acaso, o irmão tem alguma informação adicional que julga ser benéfica ou mesmo importante para nós, por favor não guarde para si mesmo. Reparta. Está escrito: ‘De graça recebeste, de graça daí’.

Na certeza de sua compreensão, aguardo resposta. Um abraço fraternal.

De seu irmão em Cristo Valdir Abreu dos Santos.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com