Dízimo, a Indulgência Adventista

A lição da Escola Sabatina de 21 de março de 2002 assim esclareceu sobre Martinho Lutero: “Até Lutero expor seus pensamentos sobre a justiça pela fé, com base em seus estudos, especialmente sobre Romanos e Gálatas , a igreja de Roma ensinava que uma pessoa podia ganhar a salvação por suas obras . Arriscando a vida, como fizeram os apóstolos antes dele, Lutero condenou a compra de indulgências  e outros ensinos falsos; persuadiu o povo a experimentar  a alegria da salvação exercitando fé na justiça de Jesus e só nela. Reformadores como Calvino, Zuínglio, Melâncton e Wesley juntaram-se na restauração de outras verdades bíblicas, levando a igreja protestante que surgia a repudiar falsidades tais como o purgatório, as indulgências, a transubstanciação ( a crença de que, quando tomados pelo crente, o pão e o vinho da comunhão realmente se tornam o corpo e o sangue de Cristo) e as orações pelos mortos.

A Reforma porém , não restabeleceu algumas verdades, como o sábado (Êxodo 20:8-ll) o estado dos mortos (Sal. 115-7; Ecles. 9;5, 6 e 10 e o ministério sumo-sacerdotal de Jesus(Heb 8:l-6; 9:11-15). O restabelecimento dessas verdades era o trabalho de outro grupo que surgiria a partir do movimento milerita (1839-l844 para tornar-se a Igreja Adventista do Sétimo Dia).

Ellen White no livro:  “O Grande Conflito” , página 125 assim falou sobre o reformador:

“Entra Lutero, então, ousadamente, em sua obra como campeão da verdade. Sua voz era ouvida do púlpito em advertência ardorosa e solene. Expôs ao povo o caráter ofensivo do pecado, ensinando-lhes ser impossível ao homem, por suas próprias obras, diminuir a culpa ou fugir do castigo. Nada a não ser o arrependimento para com Deus e a fé em Cristo, pode salvar o pecador. A graça de Cristo não pode ser comprada; é dom gratuito. Aconselhava o povo a não comprar indulgências, mas a olhar com fé para um Redentor crucificado. ..

Lutero, reunindo-se às multidões que já seguiam para a igreja afixou na porta desta um papel contendo noventa e cinco proposições contra a doutrina das indulgências.

O nome de Lutero é muito citado pela igreja adventista. Porém as noventa e cinco teses de Lutero são desconhecidas da maioria dos irmãos. A doutrina das indulgências é irmã gêmea da doutrina da salvação pelo dízimo. É por isso que nós adventistas conhecemos o nome de Martinho Lutero mas desconhecemos sua mensagem. A lição comenta que a reforma não reestabeleceu algumas verdades e que essas verdades foram reestabelecidas pela Igreja Adventista. Porém a igreja adventista reestabeleceu algumas verdades e a nossa organização esqueceu das verdades ditas por Lutero e estabeleceu a doutrina da salvação pelo dizimo como consta no livreto “Chuva de Bênçãos”  que estabelece no seio da igreja a doutrina da salvação pelos dízimos” obra que dá a impressão de que alguns textos de Ellen White foram falsificados pela organização para poder arrecadar mais.

Se compararmos essa obra baseada num único texto bíblico o famoso “Malaquias 3: 8;10 e que distorce o sentido de outras passagens que referem-se indiretamente a dízimos com as teses de Lutero percebemos que alguma coisa foi falsificada ou as teses de Lutero ou as teses  de Arnaldo Enríques, autor desta compilação de textos, Diretor de Mordomia da Divisão Sul Americana.

Ao assistir uma semana de oração , digo de arrecadação com pastores caça níqueis, mercadores de dízimos e ofertas devemos comparar  algumas teses de Lutero com as teses defendidas por esses amantes de Manon:

Para isso vamos transcrever algumas teses de Lutero e trocar a palavra indulgência por dizimo:

Tese 32ª - Irão para o diabo, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter certeza de sua salvação mediante a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 36ª - Todo o cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados e sente pesar por ter pecado, tem pleno perdão da pena e da dívida, perdão esse que lhe pertence  sem a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 37ª - Todo e qualquer cristão  verdadeiro, vivo ou morto, é participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, por dádiva de Deus, mesmo sem obedecer a obrigação de dizimar e ofertar.

Tese 39ª -É extremamente difícil , mesmo para os mais doutos teólogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da salvação pelos dízimos e ofertas e ao contrário, o verdadeiro arrependimento e pesar.

Tese 42ª - Deve-se ensinar aos cristãos, que, se não tiverem fartura, fiquem com o necessário para a casa e de maneira nenhuma o esbanjem com ofertas para a organização.

Tese 52ª - Esperar ser salvo mediante a obrigatoriedade de dizimar e ofertar é vaidade e mentira, mesmo se o pastor arrecadador e o Presidente da Conferencia Geral oferecessem sua alma como garantia.

Tese 54ª  – Comete-se injustiça contra a palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo a arrecadação dos dízimos e ofertas do que à pregação da palavra do Senhor.

Tese 62ª  – O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus.

Tese 66ª  – Os tesouros oriundos da doutrina do dizimo obrigatório são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens.

Tese 67ª - A obrigatoriedade dos dízimos e das ofertas, apregoadas pelos seus vendedores como a mais sublime graça, decerto assim são consideradas porque lhes trazem grandes proventos.

Tese 68ª  – Nem por isso semelhante arrecadação é a mais ínfima graça, comparada com a graça de Deus e a piedade da cruz.

Tese 71ª  – Quem levanta a sua voz contra a doutrina da salvação pelo dízimo é excomungado e maldito.

Tese 72ª  – Aquele, porém, que se insurgir contra as palavras insolentes e arrogantes dos mercadores de dízimos, seja abençoado.

Tese 79ª  – Alegar ter a obrigatoriedade do pagamento de dízimos e ofertas, erguida e adornada com as bênçãos da Conferência Geral tanto valor quanto a própria cruz de Cristo é blasfêmia.

Pastor Bullon, aconselho-te a ti e a todos pastores adventistas, a lerem as 95 teses de Martinho Lutero que estão disponibilizadas no site www.imwja.hpg.ig.com.br/95teseslutero.htm -- Leigo.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com