DEU NO FANTÁSTICO:
Batismo em Nome da Trindade Reúne Pastor e Sacerdotisa Afro em Encontro Ecumênico

Carnaval da Nova Era - 09/03/2003

Um carnaval diferente ocorreu em Campina Grande, na Paraíba. Representantes de várias religiões cantaram e dançaram juntos celebrando a paz, que agora está ameaçada em nosso mundo.

Você passa por um arco de estrelas que brilham à noite e chega a um território novo: um lugar onde pessoas de todas as crenças, das mais distintas linhas filosóficas, se encontram para celebrar o que elas chamam de nova consciência.

Durante os quatro dias de carnaval, em Campina Grande, essa gente se reuniu para se conhecer mais, entender as diferenças, e mostrar ao Brasil que é possível viver e crescer com elas.

O encontro nasceu há 12 anos, mas desta vez ele se tornou mais urgente - o mundo vê a guerra que se aproxima. Os homens de bem rezam pela paz.

(Monge budista, Ricardo Gonçalves, fala: "Pelo fortalecimento espiritual da Onu..." Pastor presbiteriano, Nehemias Marien, dirige cântico da oração de São Francisco de Assis: "Onde houver erros que eu leve a verdade, onde houver desespero que eu leve a esperança, onde houver tristezas que eu leve a alegria...")

O encontro para a nova consciência é um fórum de trabalho e discussão. Mas também oferece aos visitantes terapias alternativas, como o trabalho de Sonia Sanchez, uruguaia, xamã - que é uma espécie de pajé.

(Aparece rapaz deitado sobre uma maca. Diz a feiticeira, em espanhol: "Que tudo que há de negativo neste corpo se desfaça e que voe ao céu e se transforme em luz, ajuda, amor e em cura...")

Você também pode conhecer uma sessão de bioenergética. "Ela é uma terapia que integra o trabalho mental com o trabalho corporal. Se você está conectando com tua tristeza o nosso corpo descarrega chorando. O choro cura muitos males da gente", explica a terapeuta Tânia Gaião.

O riso também.

(Coordenador de terapia do riso: "Ro-ro-rô, ro-ro-rô...  Deixa sair de dentro... Alonga mais isso... Ro-ro-rô... Irru!")

Enquanto o índio dá uma pitada, o monge budista ensina meditação. Diante da platéia no Teatro Municipal, uma apresentação de artistas portadores de deficiências. É um dos momentos mais emocionantes do encontro.

(Trilha Rosa de Hiroshima: "Pense nas crianças mudas telepáticas, pense nas mulheres rotas alteradas, pense nas feridas como rosas pálidas...")

No domingo de carnaval todos foram ao Parque da Criança e viraram crianças!

(Sonora: "Abraça essa pessoa que te levou à infância...")

Diante de representantes de várias religiões, é celebrado o batizado de uma criança: quem oficia é um pastor presbiteriano e uma sacerdotisa da tradição de orixá.

(Todos com as mãos erguidas no vídeo. O pastor fala: "Você é um filho de Deus, ovelha de Cristo. Nós te batizamos para a vida na nova consciência, que você seja muito feliz...")

"Eu achei que era uma esplêndida oportunidade para derrubar mitos e mostrar um caminho único; e a melhor maneira seria chamar uma representante do culto afro como é a irmã Iyá Sandra Medeiros, para ela partilhar, a fim de que o público visse aquela participação ecumênica entendesse melhor a religião africana na pessoa da Iyá", conta o pastor Nehemias Marien.

(Sonora do vídeo, encerramento do batismo. Sacerdotisa diz: "Levante as mãos bem alto..." Pastor complementa: "...Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.")

(Sonora do pastor: "Tornou-se um momento de luz, eu vi muita gente chorando emocionada pelo que estava vendo." Cenas de um casamento ecumênico são mostradas. A noiva fala: "Tem muita coisa de várias religiões que a gente concorda, que a gente adota na vida da gente. Não teria de acontecer esse casamento em uma só religião...")

Depois do casamento, um monge beneditino, Marcelo Barros, apresentou grupos religiosos.

(Cenas de vários grupos e trechos editados de diferentes músicas.)

(Sonora do pastor: "Nós somos um só povo nesse universo cósmico, nesse planeta. Daí a idéia ecumênica, para nessa escola de aprendizagem nós caminharmos juntos.")

Na noite de terça-feira, o pastor Nehemias conduziu o encerramento do encontro.

"Se pudermos olhar para o outro como nosso irmão e fraternal e solidariamente darmos a mão e caminharmos juntos, esse é o ideal, e foi pra isso que Deus nos fez. É a prática do exercício do amor que gera a paz. Essa é a proposta maior da nova consciência", encerrou o pastor Nehemias.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Fantastico/0,19125,TFA0-2142-5509-38317,00.html

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com