TRINDADE:
Uma Mentira Gradual
(Carta aberta ao autor do artigo mais criativo e não-bíblico que a Revista Ministério já publicou)

 

Li o texto Trindade: uma revelação gradual do Pastor Rubem M. Scheffel,  e deduzi que  esse texto não foi encomendado  pela Revista Ministério , mas   “caiu como uma luva” e a partir da publicação do texto  essa revista deveria ir mudando gradualmente o nome para  “Ministério da Imaginação Pastoral”, “Ministério do Mistério” ou  “Revista Trimistério”, uma mistura gradual de trindade, ministério e mistério.

O original nesse texto não são as repetições de sempre, mas a fantástica imaginação do autor.

Lendo-o percebo que a Bíblia não é mais a grande referência do adventismo e que a volta de Cristo não é mais o foco da igreja.

A grande preocupação teológica agora é provar o que a Bíblia não prova, a existência da Trindade.

Daqui a algum tempo o livro do ano não será  “A volta de Cristo”, mas sim “A presença da terceira pessoa da trindade”.

Já que a mudança foi gradual,  por que então não passarmos para a nova fase gradual e mudarmos o nome de nossa denominação para “Igreja Adventista Trinitariana do Sétimo Dia?”

Ellen White esperava a volta de Cristo no seu tempo. Deus através dela fez as últimas revelações sobre o tempo do fim. Por que Ellen White nas centenas de obras que escreveu não escreveu um livro defendendo a doutrina da Trindade?

Deus revelou para os atuais doutores em divindade o que não havia revelado para ela?

Por que os doutores em divindade esperaram sua morte para difundir o novo credo adventista? Em que devemos acreditar: na posição oficial da Bíblia ou na posição oficial dos doutores em divindade?

 

Muita imaginação!

Para acreditar na doutrina da trindade não é preciso entender a Bíblia,  é preciso ter muita imaginação ou aceitar a imaginação alheia como verdade.

O pastor começa seu artigo afirmando: “Imaginemos que Deus fosse apenas uma pessoa”, como se Deus ser uma pessoa fosse mera imaginação e como se ele fosse três fosse a expressão da verdade. 

Essa afirmação não tem base bíblica, o cristão não deve importar-se com o que o pastor imagina, mas sim com a revelação bíblica.

E o pastor vai imaginando Deus sozinho, e depois diz que a Bíblia fala que Deus é amor e o amor não pode se manifestar em solidão. Pastor, foi a Bíblia que o ensinou a questionar a dimensão da solidão divina? A Bíblia nos ensina a nos manifestarmos sobre isso?

Por acaso estaria o senhor criando um novo Gênesis? Na Bíblia está escrito: “No princípio criou Deus os céus e a terra.” Não está escrito como o senhor afirmou: “Deus estava se sentido solitário e por isso criou os céus e a terra.”

Se os pensamentos de Deus não são nossos pensamentos, como o senhor pode começar um artigo imaginando a natureza dos pensamentos solitários de Deus?

 

Nova Bíblia?

Pastor, a sua Bíblia também sofreu uma mudança gradual? Como o senhor pode imaginar-se maior que Deus tentando explicar o amor de Deus sem base bíblica, com base em sua imaginação?

Depois o pastor diz: “Fica difícil imaginar um Deus de amor, que permanece por uma eternidade sem ter a quem amar”. Pastor, o senhor lê a Bíblia ou prefere divagar sobre o que nela não está escrito?

Depois o pastor citou um  verso: “Os três constituem a divindade sem, no entanto, serem três deuses.” Por favor, passe-me esse verso bíblico, será que ele está no livro “Doutores em Divindade, capítulo um, verso três?

Num certo momento o pastor diz que os anjos que se rebelaram com Lúcifer no céu não sabiam que Jesus era Jesus, que Jesus estava disfarçado como um anjo qualquer e que até aquele momento eles não sabiam que Deus era uma trindade. Se Lúcifer invejou a Cristo e gradualmente pretendeu o comando que pertencia unicamente a Cristo, como Cristo exercia um comando disfarçado? 

O pastor afirma que “os anjos não sabiam que o arcanjo Miguel, que eles tinham na conta de um companheiro, de um anjo como tantos outros, era na verdade o Criador deles, o Filho Unigênito, a segunda Pessoa da Trindade, o Verbo Divino, através do qual todas as coisas haviam sido criadas. Até aquele momento eles não sabiam que Deus era um e que uma das Pessoas da Trindade, a Segunda, habitava entre eles na forma de um anjo!” Deus e Jesus mentiram para os anjos?

Pastor, peço mais uma vez que o senhor  identifique para mim onde encontro  na Bíblia essas passagens que o senhor citou.

O átomo é o átomo, a eletricidade é a eletricidade, mas a trindade não passa de criação de um ser que queria ocupar a mente do homem no lugar de Deus.

Uma mentira repetida mil vezes pode ser admitida como uma verdade na mente das pessoas. Assim é a doutrina da trindade. Os católicos pelo menos têm uma vantagem, eles simplesmente dizem que é um mistério, não precisam ficar gastando neurônios imaginando explicar o inexplicável.

 

Mistério revelado?

Na Bíblia está escrito: “Façamos o homem a nossa imagem”, mas os doutores em divindade imaginam que nesse verso está escrito: “Nós três, a trindade, façamos o homem a nossa imagem”. Se esse verso tem essa conotação, logo no início da Bíblia onde está a alteração gradual que o autor desse artigo prega?

Depois o pastor afirma: Segundo a Bíblia: “Deus é um só, mas em três Pessoas.” Pastor, mais uma vez, mostre-me o livro bíblico onde o senhor achou esse verso.

Depois o pastor afirma que a trindade é um mistério revelado, mas não explicado, ora pastor se é um mistério e é revelado, então deixa de ser um mistério. Mistério revelado é como segredo espalhado. Se é um mistério revelado e não explicado, por que tanta imaginação para explicar o não explicado?

Pastor, se a Bíblia não explica, por que o senhor e os doutores em divindade querem  explicar? A quem devemos seguir ao “Assim diz o Senhor” ou ao “Assim imagina o Pastor”?

O senhor não percebe que a doutrina da trindade, tem o objetivo de afastar o adventista do sétimo dia da volta de Cristo, que essa doutrina diz que não precisamos aguardar a volta de Cristo porque uma pessoa igual a Ele está sempre do nosso lado?

Pastor, em qual parte da Bíblia está escrito que o Espírito Santo é a terceira pessoa de uma trindade e que deve ser adorado como Deus? Na Bíblia não existe sequer a palavra trindade. Ellen White cita essa palavra em suas dezenas de obras (em português) apenas uma única vez e por causa da tradução forçada.

O Espírito Santo como objeto de adoração e como uma terceira pessoa de uma trindade não existe na Bíblia. Aprendi que não posso basear uma doutrina num único verso, quanto mais numa palavra que não existe na Bíblia.

 

Uma frase correta!

Quanto à revelação gradativa da verdade, é estranha essa revelação ocorrer na questão da adoração. Então Deus revelou para nós adventistas a doutrina da trindade e não a revelou para os judeus? Moisés falou com Deus face a face e não viu que eram três?

Deus para nós é invisível, não podemos vê-Lo, mas mesmo sendo invisível, a Bíblia deixa claro que devemos adorá-lo. Jesus Cristo esteve na Terra por um tempo limitado, mas a Bíblia deixa claro que devemos adorá-lo.

É certo que o Espírito Santo intercede, ensina, convence, fica triste, é citado na Bíblia, etc, mas onde a Bíblia declara que deve ser objeto de adoração? O artigo deveria chamar-se “Trindade, a revelação gradual de uma mentira”.

Onde a Bíblia diz que o Espírito Santo é uma divindade, igual a Deus, igual a Cristo?

Há uma frase no texto do Pastor que está completamente correta: “Lúcifer pretendeu o comando que pertencia unicamente a Cristo”. Podemos substituir essa frase por: “Lúcifer pretendeu a adoração que pertencia unicamente a Cristo e ao Pai e colocou-se no lugar de uma terceira pessoa da divindade e simulou que devia ser adorado e está conseguindo ser adorado pelo povo adventista”.

O Pastor cita Gênesis 1:26, 3;22 e 11:7 e pergunta com quem Deus está falando? E afirma só pode ser com os outros membros da divindade. Pastor, podemos substituir o “Assim diz o Senhor” pelo “Assim deduz o pastor” ? 

Pode a igreja adventista adotar uma doutrina que não seja bíblica, supostamente baseada em uma ou duas frases de Ellen White, e  em obras de pastores não adventistas copiadas por pastores adventistas?

Sempre ouvi dizer que Ellen White era uma luz menor e a Bíblia era a luz maior e nunca aprendi que se a Bíblia não cita uma doutrina e Ellen White viesse a citá-la deveríamos ignorar a Bíblia. A Bíblia somente a Bíblia deveria ser o nosso credo, apesar do respeito que temos com as palavras de Ellen White.

O Pastor diz que através do livro “O Desejado de Todas as Nações” os adventistas descobriram grande quantidade de informações sobre a doutrina da trindade que não haviam notado antes. Observa-se que essa quantidade não é tanta, resume-se a uma citação da palavra trindade -- que só existe na tradução em português, porque ela não escreveu “trinity”, mas “Godhead” (Deidade) -- e a uns poucos textos referentes à pré-existência de Cristo, textos esses que não afirmam ser o Espírito Santo uma terceira pessoa da trindade.

 

Fogo estranho?

O trabalho de um pastor implica não somente na salvação própria, mas na salvação de suas ovelhas. Caso o pastor esteja pregando a mesma heresia pregada pelo papado, o pastor estará levando pessoas para caminhos que não conduzem à vida eterna e por incrível coincidência a doutrina da trindade é uma doutrina básica do ecumenismo.

Terão os doutores em divindade certeza absoluta do que pregam, acreditam todos os doutores em divindade irrestritamente na doutrina da trindade, nenhum discorda? Ou quem discorda perde o emprego? O que é melhor a salvação ou o emprego? Pode o pastor adventista pregar além do que afirma a Bíblia? Não será o livro "The Trinity" fogo estranho para queimar a autenticidade da doutrina adventista? Nós como povo somos herdeiros legítimos dessa doutrina revelada por Deus, ou fomos vítimas de infiltração de fogo estranho em nosso meio?

Sobre a natureza do Espírito Santo há um texto de Ellen White que declara:

“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem ser reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiados profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro.” – Atos dos Apóstolos, 3a edição, 1976, páginas 51-52

Há também o mandamento que determina: “Não terás outros deuses diante de mim”

Não estariam os doutores em divindade desobedecendo ao  mandamento  divino, negando ao mesmo tempo o pensamento de Ellen White e conduzindo milhões de adventistas a uma doutrina pagã?

Pastor, por que a igreja católica teve sua revelação gradual antes que nós adventistas?

Pastor, qual a diferença entre o Espírito Santo Terceira Pessoa do Adventismo, o Espírito Santo dos católicos, o Espírito Santo dos pentecostais e o Espírito Santo dos católicos carismáticos?

Quando entrei na igreja os irmãos me diziam que o dom de línguas atual atribuído ao Espírito Santo pelos pentecostais é falso, será que também não estamos atribuindo falsidades ao papel do Espírito Santo na adoração?

Por que três pastores contemporâneos e não Ellen White escreveram o livro “The Trinity”, que a CPB resolveu traduzir de uma hora para outra? Deus revelou as verdades para eles e não revelou para ela?

E o livro do pastor Jan Paulsen, “When the Spirit Descends”, que afirma não existir qualquer evidência da Trindade no Antigo Testamento, não será traduzido? Ele diz que é muito fácil lermos o  Antigo Testamento com olhar trinitariano, mas que os israelitas entendiam o Espírito Santo como “Deus em ação, com ênfase em seu poder. E desde que a atividade de Deus pressupõe a presença de Deus, YHWH e Seu Espírito agem juntos. Logo, o Espírito não era pensado comoalgo separado de Deus.” (Pág. 19.)

“A figura do ruach (vento ou sopro em hebraico) que o Antigo Testamento faz presente para nós é então a ação de Deus, de maneira poderosa e sobrenatural. É Deus que está no trabalho e o Espírito é o executivo -- a divina energia.” (Pág. 21, desse mesmo livro do presidente da Associação Geral.)

Membros de nossa igreja estão sendo excluídos por não darem crédito à doutrina da trindade. O papel do Espírito Santo é excluir membros da igreja?

Não seria a adoração do Espírito Santo, terceira pessoa da trindade, o desvio da verdadeira adoração anunciado pela Bíblia?

Não seria esse Espírito Santo, que se diz terceira pessoa (não o Espírito de Deus!), aquele que se disfarçaria em anjo de luz e que queria e está sendo adorado como Jesus? -- Leigo.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com