Reação do Leitor em Relação ao Artigo da Revista Ministério

 

Robson,

Ao ler artigos como esse, tanto ao todo quanto em parte, chego a rir de tanto desespero.  

Não sei o motivo pelo qual esses homens passam um tempo enorme, tentando, através de sua imaginação concluir respostas sobre coisas incompreensíveis, que só teremos chance de entender plenamente no Céu.  

E olhe que a revista Ministério é dirigida a teólogos e pastores, mas pelo método usado na redação desse artigo, deveria estar sendo direcionada a outros tipos de pessoas, porque base bíblica pra mais de 1/3 do que ele escreveu não existe. Se ele está escrevendo com esses profissionais em mente, poderia pelo menos elaborar um texto com muita exegese ao invés de meras hipóteses. Só que, infelizmente para ele, nenhuma exegese bíblica comprovará a existência de uma trindade.  

O pior de tudo é que está mais clara do que nunca a verdadeira resposta sobre o que está acontecendo hoje. Os homens influentes de dentro da própria igreja tentam justificar sua maneira de pensar através de contos de fadas mirabolantes como esse desse artigo.  

Se o autor escrevesse seus 2/3 de base bíblica (aplicada incorretamente em algumas partes), e deixasse seus 1/3 de fábulas de fora, daria mais crédito a si mesmo, principalmente por estar se direcionando a pastores e teológos, que, aliás, nem podem ser teólogos de fato por causa de sua leitura pré-conceituosa da Bíblia, que busca legitimação para sua fé, sem deixar que Deus esclareça as dúvidas e corrija equívocos.

Fico triste de ver que os "teólogos" de nossa igreja só querem combater as idéias "dissidentes", e não, buscar a verdade através de Deus. O que será que vem daqui a um mês?  

Não sejamos tolos a tal ponto de não investigar pela luz de Cristo as verdades esquecidas pela nossa igreja. Não é a teologia do Paulsen, do Bullón ou do seu pastor local, que você tem de seguir. Mas, sim, a teologia bíblica, que não fala nada sobre as fábulas mirabolantes escritas nesse artigo.  

Um abraço,  

Marcelo.


Gostei dos acréscimos de citações do Espírito de Profecia. Mas você deveria ter acrescentado também uma frase naquele parágrafo que diz:

"Se nós ainda não conseguimos compreender bem o átomo, a eletricidade, e muito menos o Universo, deveríamos negar a Trindade só porque Ela transcende a nossa limitada compreensão?" É, mas também não precisávamos inventar a Trindade e toda essa trama apócrifa do Filho de Deus, disfarçado de Anjo Miguel, numa espécie de "pegadinha legal" do Céu! Me poupe...

Clóvis


Caro irmão Robson,

Gostaria de agradecer a resposta dada a minha questão referente a alguns textos que mencionam o Espírito Santo no evangelho de João.  

Tenho acompanhado a discussão sobre a Trindade e verificado as evidências bíblicas a respeito. Nunca tinha pensado muito a respeito, apesar de não ter ficado muito convencido sobre a exposição do assunto pela IASD. Mesmo não compreendendo ou não estando convencido, defendi muitas vezes e até tentei explicar esta "doutrina" em classes bíblicas dirigidas por mim.  

Por mais que me esforçasse, não consegui ter tanta imaginação quanto o autor deste artigo da revista. Em alguns momentos enquanto lia, tive a sensação de que entraria em cena algum tipo de Luke Sky-qualquer-coisa com um sabre de luz, para expulsar Lúcifer do céu, porque este artigo parece narrativa de histórias tipo Star Wars ou Senhor dos Anéis.

É impressionante o quanto se tem que apelar quando não se têm argumentos, quando se quer negar o obvio. É como quando alguém apanha seu cônjuge em flagrante no ato do adultério, e o culpado diz: "Não é o que você está pensando!"

Quanto ao autor dizer que o artigo é de sua exclusiva iniciativa, e que esta não é a posição oficial da IASD, é como se o Ministro de Previdência declarasse a imprensa que as aposentadorias deveriam ser extintas e depois dissesse que esta não é a opinião do governo. Antes do artigo poderia até não ser, mas agora é, e ficou difícil negar!  

Um abraço, Adventista.

Comentário do Editor:

Hoje cedo conversei com minha mãe sobre esse artigo da revista Ministério. E disse para ela que me lembrei de uma lição que ela me repetiu diversas vezes:

"O maior problema de quando a gente diz uma mentira é que ela acaba exigindo que contemos outras mentiras para confirmá-la. Assim, vamos nos enrolando cada vez mais com a história, contando uma mentira atrás da outra para que a primeira pareça verdadeira. Por isso, -- ela me dizia -- o melhor é dizer logo a verdade, confessar que agiu errado e pronto. Não haverá necessidade de novas mentiras. Tem muita gente que se enrola na Justiça por causa disso. Mente tanto que, lá na frente, cai em contradição." É o que, infelizmente, está acontecendo com a Igreja.
 


Imagine uma universidade em que, no curso de Medicina, fossem passadas informações equivocadas ou completamente erradas. Que o plano de curso alterado e ainda aplicado por péssimos professores. O resultado seria uma catástrofe, com um monte de doentes e mortos. Você teria coragem de ser atendido num hospital em  que se encontrassem profissionais formados por essa faculdade?

O que dizer das faculdades adventistas de Teologia, onde os intocáveis colocam no plano de curso o que eles querem e não o que é a Verdade, segundo a Bíblia? Onde os professores, muitos dos quais fazem parte da panela dos intocáveis, colocam a obra de homens em primeiro lugar, ensinando suas próprias teorias em lugar da Palavra revelada de Deus. O resultado não dá para descrever.

Talvez muitas pessoas possam falar e sei que algumas até já falaram: Como esse cara tem coragem de falar dos outros se também é um doente? (Para não dizer outra palavra.) Bem, pelo menos, eu sei que sou doente e sempre busco a cura em Cristo, mas, pior é estar doente e se enganar dizendo que tudo está bem.

Os que estão pensando em fazer teologia para salvar almas, deveriam pensar duas vezes. Vão estar presos à organização-IASD, na qual não terão o direito de pensar por si mesmos. Caso queiram exercer o direito de pensar e fazer pesquisas em várias fontes, sem desprezar a fonte Maior e segura, que é a Palavra de Deus no seu original, podem ter certeza de que enfrentarão problemas.

A rgumentei com um pastor que eu não tinha encontrado na Bíblia base para afirmar que o Espírito Santo seja uma pessoa e que tenha participado na criação. O pastor então abriu em Gênesis 1 verso 2, leu e deu uma explicação que me deu pena. E pensei: Com quem será que ele aprendeu isto?

Para outro pastor, estava eu argumentando sobre a trindade, quando comentei com ele que eu não estava contra a igreja, mas só queria viver dentro dos seus fundamentos. Então ele disse que, como eu não acreditava na trindade, não poderia ser considerado como adventista.

Estes pastores talvez desconheçam que os anuários oficiais da denominação adventista mostram que a doutrina anti-trinitariana não mudou uma só palavra em 57 anos.

Princípios Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo-dia (1889):

I. Existe um Deus, pessoal, um ser espiritual, criador de todas as coisas, onipotente, onisciente e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável e presente em toda parte por seu representante, o Espírito Santo. Salmos 139:7.

II. Existe um Senhor Jesus Cristo, Filho do Pai Eterno, .......

"Representante" escrito com letra minúscula!

" Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um na natureza, no caráter e no propósito - o único Ser em todo o Universo que poderia entrar nos conselhos e propósitos de Deus. Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos os seres celestiais. “NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus ... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades (Col. 1:16); e tanto para com Cristo, como para com o Pai, todo o Céu mantinha lealdade." O Grande Conflito, pág. 493. (Não fala numa terceira entidade!)

Será que esses teólogos entendem realmente os assuntos que estão sendo questionados, como a Trindade? Será que sabem ler? Ou não gostam de ler a verdade que está na palavra de Deus, como esta: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.

Sugiro que você também de uma olhada no Hinário Adventista e veja que os hinos se contradizem um com o outro. Maldito aquele que fizer que o cego erre o caminho. E todo o povo lhe dirá amem. Deuteronômio 27. Cuidado!

Entrei em contato com muitas pessoas para conversar sobre a trindade. Algumas não querem tocar no assunto, outras querem um aval de algum líder e outras perguntam se os materiais do www.alvorada.us  e do www.adventistas.com são verdadeiros? Uma coisa é certa, para estas pessoas a IASD-empresa está em primeiro lugar e a obra de Deus em segundo.

O pior é que algumas pessoas dizem por tabela: "Vai primeiro se preocupar em guardar os mandamentos, que são importantes para a salvação, para depois se preocupar na trindade." Mas qual a diferença do primeiro para o segundo, ou do sexto para o oitavo mandamento? Pelo que eu aprendi, todos os mandamentos são iguais...

Os sábados na igreja adventista estão sendo usados para impor pensamentos ou idéias quem vêm prontas nas lições, revista e até em hinos. Deixou de ser um dia bom para conhecer mais a Deus e estudar a Sua palavra. Onde moro, no início do culto divino, cantam o hino "Adoração". Seria para pedir a presença de Deus ou para afastá-la? Você sabe quem foi Thomas Ken?

Adventista 2


Caro editor:

Uma revista extremamente oficial da IASD, que publica um assunto como este (trindade) e vem com o argumento de que isto não é posição oficial da Igreja... É a maior besteira que ouvi nestes últimos anos!

Por outro lado, atualmente, quando estão sendo questionado algumas doutrinas, a Igreja apresenta alguns escritos em revistas oficiais antigas, com pensamentos que tendem à trindade e dizem que era a posição oficial! Será que naquela época eles também publicavam e informavam que aquilo não era oficial?

Hoje, utilizam o argumento de que, como não houve nenhum tipo de questionamento sobre o que foi escrito, aquele ensino foi legitimado pelo silêncio da profetiza. Se EGW não disse nada, era verdadeiro! Imagino que, daqui há alguns anos, estarão citando como oficial o que foi escrito agora e dizendo ser o pensamento da igreja nesta época, quando na realidade não o foi.

O artigo, mesmo com o autor dizendo que não é oficial, passa a ser oficial no momento em que a editora da Igreja publica numa revista denominacional, especializada em teologia e voltada para nossos pastores e obreiros. Isto não é como um daqueles jornais, em que, quem paga, escreve o que quer para ser publicado. Há a necessidade de ser analisado e uma vez publicado, é a voz oficial da Igreja. Sem choro.

Será que a Igreja publicaria um artigo meu contra a trindade na revista Ministério? Com certeza, estariam me enviado um recado de que tudo o que for publicado nesta revista tem que estar em acordo com as doutrinas oficiais da Igreja. Logo, a publicação deste artigo é oficial e com isso a igreja oficializou alguns aspectos de sua teologia que até agora eram desconhecidos para nós e que mudam ainda mais terrivelmente a concepção de Deus:

Na Grande conspiração pela dominação do Universo, Deus (o deus da IASD, não o meu) planejou uma forma de ter ciência de tudo o que ocorria com os seus súditos:

  1. Foi apresentado para os anjos, como sendo Ele, Deus, uma pessoa só.
  2. Secretamente, foi colocado um outro Deus (o 2º da trindade) entre os anjos, infiltrado como se fosse um anjo qualquer, para que Deus soubesse do que se passava em seus súditos e assim poderia se antecipar as rebeliões.
  3. Também foi colocado no meio deles, outro Deus (o 3º da trindade) a fim de convencer aos anjos que o Deus que eles pensavam ser único os queria muito bem.
  4. Com a revelação gradual sobre isso, ficou claro que, quando Lúcifer planejou tomar o lugar de Deus, não o conseguiu devido à atividade de espionagem de outros dois integrantes da divindade, disfarçados entre eles, e que não foi possível que fosse detectados.
  5. Como Lúcifer conseguiu somente uma terça parte dos anjos, teve que ser retirado do Céu...
  6. Caso contrário, se não fosse a referida infiltração, existeria a possibilidade de Lúcifer ter conseguido a maioria e então teria expulsado Deus de Seu trono e tomado o controle do universo.
  7. Assim teríamos presenciado o maior golpe de estado do Universo.

Talvez a inspiração tenha vindo dos filmes galácticos da Star Wars, cujo joguinho já está em CD para a criançada, com o nome Galactic Battlegrounds e pode ser comprado em qualquer vendedor de CD pirata por R$ 20,00. Mas alguns detalhes MUITO IMPORTANTES foram esquecidos: 

  1. Deus, (o Eterno, o Verdadeiro, não o da IASD), não trabalha com mentiras ou com qualquer sombra de engano para manter o Seu governo.
  2. Que o Eterno (nome que usarei daqui para frente para não confundir com o que a IASD professa), não esconde a verdade de seus seres, mesmo que eles não gostem ou não concordem, por ser extremamente Verdadeiro.
  3. Que o Eterno possui alguns atributos, como onipotência, onipresença e onisciência, que dispensariam a espionagem ou necessidade de apoio de outros dois deuses.
  4. O governo do Eterno foi retratado, como nós visualizamos os governos terrenos, corruptos e ávidos por subjugar os outros.
  5. Somente se preocupa com rebelião um governo que tem algo para esconder, o que não é o caso.

Em minha situação, falando agora de minhas convicções, o artigo coloca em dúvida que realmente o Eterno seja verdadeiro. Se o artigo estiver certo, eu estou do lado errado e Lúcifer está com a razão. Não posso apoiar um governo que não seja transparente e verdadeiro. E não haveria esperança para minha vida de pecados, dos o Salvador Cristo Jesus me livra, porque tudo que fez por mim foi jogado por terra. Como pode alguém me limpar se Ele mesmo já serviu de espião para um governo que se dissimula, escondendo-se de seus governados, que, aliás, teriam sido criados por Ele?

É mais fácil EGW ter escrito ou deixado passar idéias de outros sobre a Trindade depois de uma certa idade, do que ter de acreditar nesta história sórdida. E é exatamente devido a esse tipo de imaginação, que eu fico com a Bíblia e a Bíblia somente. Ela não fala dessa estranha Trindade. Apresenta, sim, um Deus de Amor tão infinito por Suas criaturas que enviou seu Único Filho, para morrer em meu lugar e me salvar de todo o pecado.

Jamais poderei ser apresentado perante o Eterno na condição de pecador, mas, como promessa infalível desse Deus, Seu Pai, o Salvador me garantiu o envio do Espírito Santo de Deus, como um dom para que eu possa viver uma vida santa.

Que o Eterno tenha piedade e misericórdia de todos nós, devido a nossa incredulidade, e que possamos parar de acreditar em fábulas, engenhosamente inventadas.

Jonas


Certa vez, em discussão sobre a trindade, citei Apocalipse: 22:1: “Ele mostrou-me depois um rio de água da vida, brilhante como cristal, que jorrava do trono de Deus e do Cordeiro”, mostrando que há somente dois tronos no céu. E indaguei se o Espírito Santo ficava atrás, de pé.

Às vezes, fico pensando se estes termos soam como blasfêmia, pois quem nos ouve pensa que não aceitamos a divindade de Cristo e somos iguais àqueles que o apóstolo Paulo encontrou em Éfeso, que nem haviam ouvido sobre o Espírito  Santo (Atos 19:2)

A IASD através de um órgão oficial, que é a revista Ministério, informa que a revelação da trindade foi gradual. Logo, tenho que entender que as três pessoas já existiam, e se Deus, o Pai das Luzes, estava no trono, N. S. Jesus Cristo estava disfarçado no meio dos anjos, e o Espírito Santo não aparecia, devo entender que ele estava agachado atrás do Trono, por ser muito tímido? Já que o ensino foi gradual, a IASD deve dar explicações sobre isso, uma vez que se propõe a ensinar e esclarecer pela revista a "pastores e obreiros".

E Paulo parece que não sabia do que estava falando em Filipenses 2:5-9 (citado no artigo): pois esqueceu de falar que a humildade de Cristo o fez viver entre os anjos, anteriormente!

O autor cita que tinha esta monografia há vinte anos. Creio que outros dirigentes também a tenham, pois sempre ouço os pastores se vangloriarem que o que a IASD ensina aqui é ensinado em todas as partes do mundo ao mesmo tempo, para que todos saibam as mesmas coisas ao mesmo tempo. Deveriam, portanto, fazer como em Atos 19:19 amontoarem e as queimarem publicamente. Creio que seria entendido como um ato de desagravo a Deus.

O artigo cita, faltando apenas quatro parágrafos para o final: "Finalmente que importância tem a Trindade para a nossa salvação, se eu acreditar que só o Pai é Deus." Para mim, é de suma importância. Pois só assim consigo entender o amor do Pai por mim, pos Ele enviou (ato exercido por quem tem poder de mando) o seu Filho Unigênito, para que eu (e aqueles que crêem no Seu nome) não pereça (João 3:16) e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai (Apocalipse 1:6).

Tiago 2:19 diz que os demônios crêem que há um só Deus. Depois de toda a "pegadinha legal", como citou um leitor, os demônios não aprenderam nada?

O artigo também cita sobre a humildade de Deus e de Cristo (não fala sobre a humildade do Espírito Santo), mas e o que dizer sobre a humildade da liderança da igreja? Terá que partir primeiro dela, junto com todo o povo, humilhar-se para que Deus nos ouça (2 Crônicas 7:14). Em primeiro lugar, é preciso não querer exibir ares de sabedoria como quiseram fazer em relação a esse assunto, escrevendo sem apoio bíblico. E quem sabe se arrepender também publicamente sobre 1888!

Adventista 3

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com