O que Significa Ter o Nome ou “Selo” do Pai e do Cordeiro na Fronte

 

O que significa ter o nome do Cordeiro e do Pai do Cordeiro em suas frontes, conforme diz Apocalipse 14:1?

Biblicamente o nome, geralmente está relacionado com as características pessoais daquele que o recebe, (Gn.25: 26) ou relacionado com uma função ou missão a ele designada. (Mt. 1: 21) Uma vez que os nomes recebidos, estavam relacionados com alguma característica pessoal ou da personalidade. Exemplos: Jacó = Enganador; Jesus ou YesHua = YaHaWeH é salvação.

Isto significa que os 144.000, que receberam o “nome” do Cordeiro, receberam-no porque se tornaram iguais ou semelhantes ao Cordeiro em caráter e personalidade e como o apostolo Paulo puderam dizer: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo é que vive em mim”. Gal. 2:20. E em outra carta.“...: Nós, porém, temos a mente de Cristo”. I Cor. 2:16.

Em outras palavras, também podemos dizer: Eles terão a mesma personalidade de Cristo, ou que nós temos o caráter de Cristo. E uma das principais características de Cristo é a sua obediência incondicional ao Seu Deus e Pai. Veja Fil. 2: 8 e João 6: 38. Seguramente, esta também será a principal característica dos 144.000. Estes terão a lei de Deus selada em suas frontes ou como um selo em seus corações. Ver Isaías 8: 16 e Apoc. 14:12.

Assim, os 144.000 recebem o selo ou o “nome” do Cordeiro e o “nome” do Pai do Cordeiro, porque possuem suas características, ou em outras palavras, seu Espírito que é Santo, conforme Efésios 1:13; Efésios 4: 30; II Tim. 2:19. Em outras palavras os 144.000 possuem o caráter de Cristo, ou como disse Paulo em I Cor. 2: 16 “... Nós, porém temos a mente de Cristo”. Compare com Gal. 4: 6.

Se os 144.000 possuem o “nome” do Cordeiro e do Pai do Cordeiro em suas frontes, isso significa que eles conhecem muito bem, tanto o Cordeiro quanto o Pai do Cordeiro. Ambos, tanto o Pai e como o Filho são bastante conhecidos deste grupo, caso contrário, jamais receberiam o selo ou o nome em suas frontes.

Na epístola de I Cor. 14: 33; Paulo acrescenta que: “Deus não é de confusão”. Muito pelo contrario. Em Rom. 12: 1, ele assevera que nosso culto a Deus deve ser racional, ou seja, totalmente compreensível. Nós ou os 144.000, não adoramos a um Deus desconhecido a semelhança do que faziam os atenienses. Ver Atos 17: 23. Nós adoramos o que conhecemos. Cf. João 4: 21-22. Por isso não seremos confundidos. Rom. 10: 9-11.

A confusão é uma evidente característica de Babilônia. Babilônia é confusão. Babilônia é outro nome, dado, para uma gama de ensinamentos incompreensíveis. Logo suas doutrinas são cercadas de confusão e algo que se torna confuso, significa que não pode ser compreendido racionalmente. Se não pode ser compreendido por causa da confusão ou porque é confuso, torna-se então, um MISTÉRIO.

Observe que os adoradores da besta, denominada biblicamente de Babilônia a grande meretriz do capítulo 17 do livro do apocalipse, também recebem em sua fronte um selo ou uma marca. Ver Apocalipse 13:16-17; e 17:5. Este selo ou esta marca, está descrito como sendo; Um “nome”, um “mistério”.  “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”.

Quando analisamos algumas das doutrinas de Babilônia, percebemos que a principal delas, a doutrina central da fé católica, é totalmente incompreensível. É a doutrina mais confusa e misteriosa já inventada pela mente humana. Um único Deus, que é Três ao mesmo tempo. É a confusa Trindade. Esta doutrina, é pela própria igreja católica, reconhecida como o fundamento central de sua fé, é a base para todos os demais dogmas e ensinos desta igreja, identificada com Babilônia. Veja abaixo, o que diz o dicionário Aurélio à cerca da palavra Trindade, o deus impessoal, crido e aceito pela maioria dos que se dizem cristãos.

[Do lat. ecles. trinitate.] S.f. 1. Na doutrina cristã, dogma da união de três pessoas distintas.(o Pai, o Filho e o Espírito Santo) em um só Deus: 2. P. ext. Divindade tríplice, nas religiões pagãs. 3. A festa cristã que se celebra no domingo seguinte ao de Pentecostes. 4. A ordem religiosa da Santíssima Trindade, fundada em 1198. [Cf. trinitário1 (2).] 5. Fig.  Grupo de três pessoas ou coisas análogas; trilogia, tríade, terno: 2 ~ V. trindades.

Veja a seguir, declarações da própria igreja Católica, concernente a este dogma que ao longo dos séculos se tentou impor a todas as pessoas. Até mesmo por meios violentos, como foi no período conhecido ou denominado, de idade escura. Período em que a “Santa Inquisição”, assim denominada e constituída de autoridades eclesiásticas, condenou, perseguiu, torturou e matou, centenas e mais centenas de pessoas que se opunham aos dogmas e ensinamentos do papado nestes períodos.

"O mistério da Trindade é a doutrina central da Fé católica. Nisto está baseada todos os outros ensinos da Igreja”. A Igreja estudou este mistério com grande cuidado e, depois de quatro séculos de clarificação, decidiu declarar a doutrina desta maneira: dentro da unidade do Godhead [Deus] há três Pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo”. (Manual Para o católico de Hoje, página 11)

"Nossos oponentes [os protestantes] às vezes reivindicação que nenhuma crença deveria ser dogmatizada que não é explicitamente declarada na Bíblia (ignorando que é somente na autoridade da Igreja que nós reconhecemos a certeza dos Evangelhos e não outros como verdadeiros). Mas as igrejas protestantes por elas mesmos, têm aceitado tais dogmas como a Trindade pela qual não há nenhuma autoridade precisa nos Evangelhos". (Revista Vida, 30 outubro de1950).

Esta igreja, ainda considerada a mãe de todas as meretrizes espirituais, pelos que se denominam, protestantes, possui em sua fronte, um selo ou uma marca, que conforme está escrito, é um nome, um “MISTÉRIO”. Símbolo de confusão, de desconhecimento e de desobediência.

Resta-nos ainda uma pergunta, que só você e Deus poderão responder: Que “nome” você terá em sua fronte, quando o Justo Juiz der por encerrado o julgamento e cada caso individual estiver definido? O “nome” do Cordeiro e o nome do Pai do Cordeiro, ou o “nome”, Trindade? O “nome”, UM MISTÉRIO? Você decide.

 

Espírito Santo ou Sábado: Qual o selo de Deus?

Os adventistas nominais crêem ser o sábado o selo de Deus. Muitos até crêem que, pelo simples fato de observar o sétimo dia da semana como um dia santo, estarão automaticamente selados e conseqüentemente sob a proteção de Deus nos momentos finais da história desta terra, especialmente quando os juízos de Deus forem derramados sobre a humanidade impenitente, mas isto será um ledo engano para eles, tanto quanto foi para os Israelitas nominais imaginarem que seriam livrados de uma humilhante derrota para os filisteus, apenas por possuírem a arca da aliança entre eles. A guarda do sábado não é um selo, mas um sinal visível do selamento. Por meio do profeta Ezequiel está dito: “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica”. Ezequiel 20:12.

“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus”. Ezequiel 20:20.

 

Está claro nos versos anteriores, que o sábado serve apenas como um sinal visível do selamento, mas este não é o único sinal, nem tão pouco o selo de Deus em si mesmo, mas parte do selo de Deus; pois o mesmo está inserido entre todos os mandamentos de Deus, selados no coração do homem, conforme Isaias. 8:16. Observe que os Judeus, especialmente os ortodoxos, continuam a observar o sábado, mas, sem aceitarem o Senhor do sábado, sem acreditarem em Cristo Jesus ou Yeshua como único meio de Salvação para suas vidas. Então do que serve o sábado para eles sem Cristo? Como em si mesmo, o sábado poderá salva-los? Impossível.

Em Isaías 8:16 Deus disse: “Sela a lei no coração dos meus discípulos”. O sábado simplesmente está inserido no contexto da lei moral, que é a expressão exata do caráter de Deus. Exemplo: Deus é Espírito, a lei também é espiritual, Rm. 7:14; Deus é perfeito, a lei também. Sal. 19: 7; Deus é puro, a lei também. Sal. 19: 8; Deus é santo, justo e bom, a lei também é santa justa e boa. Rom. 7:12; Deus é a verdade, a lei também é. Sal. 119:142; Deus é a vida, a lei também é a vida. João 12: 50; Deus é amor, a lei de Deus é amor. Mat. 22:36-40 e Rom. 13:10; Por fim, Deus é eterno, igualmente a sua própria lei ou personalidade e caráter imutáveis. Mal. 3: 6; Lc.16: 17 e Mat. 5:  17-20.

Sendo a lei de Deus um reflexo do seu caráter ou a essência da Sua personalidade, aqueles que amam, aceitam e voluntariamente obedecem aos mandamentos de Deus, demonstram assim visivelmente que receberam o Espírito de Deus em seus corações. Seu selo ou sua lei.

Desta forma, até mesmo a lei moral se torna o selo de Deus, tendo em mente, que não a letra da lei, mas, a obediência a ela motivada pelo amor, que é na verdade a marca ou o sinal visível na vida daqueles que possuem o selo de Deus, o Espírito Santo, em outras palavras o poder, a mente, o caráter ou personalidade de Cristo. Veja novamente Ef. 1:13; 4:30 e II Tim. 2:19.

Somente os que possuem o Espírito Santo (O poder, a mente, o caráter ou a personalidade de Cristo, cf. I Cor. 2:16 e Gal.2:20.), são aqueles que evidenciarão uma perfeita obediência aos reclamos da santa lei da liberdade, a lei da vida. Veja o que diz Deus por meio do profeta. Ezequiel 36: 26-27. Primeiro Deus nos dá do seu Espírito que é Santo para que o mesmo nos capacite a obedecer a todos os reclamos de sua santa lei.

Assim, compreendendo o significado do selo e do selamento realizado na vida daqueles que herdarão o reino de Deus, cremos a princípio pelo contexto imediato dos textos relativos aos 144.000, que estes são nada mais ou nada menos do que uma convincente resposta do céu às interpelações dos ímpios, condenados em suas próprias obras. Por terem se tornados filhos da desobediência, automaticamente receberam em suas frontes ou em suas mãos a marca ou selo da besta, que é o espírito de satanás. Este espírito imundo produz frutos de rebeldia ao governo de Deus e de seu Filho. A marca da besta ou o selo imposto por este poder aliado a satanás é a expressa desobediência a toda ou qualquer lei de Deus. Uma vez que a lei de Deus representa a Sua pessoa ou personalidade, os que possuem o selo da besta, demonstram em suas vidas por meio de suas ações ou de suas obras, uma aversão ao governo celestial, ou ao governo de Cristo. Por isso, são também denominados na bíblia de anticristos.

Um exemplo claro de rebeldia contra o governo celestial foi às alterações feitas nos 10 mandamentos.  O domingo em lugar do sábado, por exemplo. Assim o domingo se torna uma marca ou um sinal visível em todos os que aceitam a autoridade da besta contrapondo-se a autoridade do céu, enquanto o sábado se torna um sinal visível na vida daqueles que aceitam o governo celestial. O mesmo acontece ou acontecerá em relação a todos os demais mandamentos.  Seu amigo, irmão e servo em Cristo nosso Senhor. -- Milton Figueiredo.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com