Será que o Espírito Santo Não Inspirou a Lição Sobre Si Mesmo?

 

A Revista Adventista de março de 2006 tem uma informação inédita: a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia errou!

Não se trata do reconhecimento de erro doutrinário, mas de erro na lição dos adultos da Escola Sabatina do segundo trimestre, a mais trinitariana de todas as lições de todos os tempos.

Segundo a Revista, na lição dos adultos (edição do professor) do segundo trimestre deste ano, que estuda o tema do Espírito Santo ocorreu um erro lamentável. O quadro que engloba o Texto-chave, os Objetivos e o Esboço foram trocados em todas as lições semanais e, segundo a Revista, esse erro ocorreu em vários países.

Essa é a primeira vez que a Revista Adventista reconhece erros da lição. Isso também significa que a Associação Geral prepara a lição e se tiver erro, o mundo adventista inteiro erra porque em todo o mundo, não só o tema é o mesmo, como o texto da lição.

É por isso que muitas vezes encontramos erros absurdos nas edições da lição no Brasil, são erros cometidos pela Associação que são espalhados pelo mundo inteiro.

Eu queria alertar os leitores da lição da escola sabatina que além desses erros citados pela Revista, a lição da Escola Sabatina contém mais erros.

 

Erros no Sábado

Normalmente a lição de Sábado é apenas uma introdução e o aprofundamento do tema da-se nos dias posteriores. Pois bem, na lição do sábado, 25 de março , que será estudada coletivamente na igreja no sábado primeiro de abril, detectamos um erro que a Revista Adventista não apontou.

Ao referir-se ao Espírito Santo, assim a lição ensina: “Ele é Deus, uma das três Pessoas que compõem a divindade da fé cristã. Vamos examinar esse ensino fundamental da Bíblia.

O primeiro erro não identificado pela Revista Adventista é a afirmação de que há três pessoas que compõem a divindade cristã e a afirmação de que esse é um ensino fundamental da Bíblia. Li a minha Bíblia várias vezes e nunca encontrei nela algum verso que dissesse que há três pessoas que compõem a divindade cristã. Assim sendo, esse ensino fundamental não tem fundamento bíblico. Portanto, além dos erros apontados pela Revista encontramos na lição esses dois erros.

Espero que os editores da Revista Adventista me agradeçam por ter encontrado mais erros do que eles encontraram...

 

Erros no Domingo

Quero informar aos editores da Revista que, além desses dois erros, encontrei mais erros na lição do domingo, 26 de março.

O primeiro erro é o título da lição “O Deus triúno”. Procurei essa expressão Deus triúno na minha Bíblia e não achei. É minha Bíblia que está errada ou é a lição?

O quarto erro que achei foi a frase: “ A segunda Crença Fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia diz em parte: “Há um só Deus: Pai, Filho, e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas co-eternas.” Houve um engano nessa frase porque essa é a primeira crença fundamental da Igreja Católica e foi colocada erroneamente na lição como a segunda crença adventista. O outro erro é que essa crença não está escrita na Bíblia , portanto em vez de ser esse um ensino fundamental da Bíblia como disse a lição é um ensino fundamental do catecismo católico.

Na mesma lição de domingo, encontrei logo a seguir outro erro. A lição afirma que os adventistas juntamente com milhões de outros cristãos – crêem na natureza triúna de Deus: isto é, um só Deus (Deut. 6:4) que existe como três pessoas. A frase correta é “os adventistas juntamente com o Papa e milhões de católicos – crêem na natureza triúna de Deus.

Acho que os editores da Revista Adventista estavam distraídos quando leram a lição e não perceberam nessa mesma frase acima mais um erro. Como me ensinaram na igreja adventista, quando a igreja adventista era adventista temos que confirmar o sentido dos versos bíblicos em todas as ocasiões e quando estudamos a lição.

Segundo a lição de domingo, 26 de março, Deuteronômio 6:4 afirma que “ há um só Deus que existe como três pessoas”. Estou chocado com essa lição, caros editores da Revista Adventista aqui há mais um erro. Esse verso assim relata: “ Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”. Único quer dizer três? O que será que houve, um erro de português, um erro de tradução, um erro de doutrina, ou a Bíblia está errada?

Cabe aos doutores em divindade, que quase nunca erram, responderem a essa dúvida.

 

1 + 6: O Jogo dos 7 Erros!

Eu já estava quase cansado de ajudar os editores da Revista Adventista a descobrir mais erros, quando descobri mais seis erros seguidos um atrás do outro.

Na mesma lição de domingo, temos a seguinte pergunta: “Que evidência temos da pluralidade da Divindade nos textos seguintes?

Não estaria essa pergunta formulada de forma errada? Não seria realmente essa pergunta que a lição quis fazer: “Que evidência temos da pluralidade da trindade nos textos seguintes:

Ora se o título geral da lição é “Personalidade e divindade do Espírito Santo” e o título da lição de domingo é “O Deus Triúno” a pergunta deveria ser formulada considerando-se a pluralidade da trindade.

Acho que aqui também houve mais erros porque se o objetivo desses textos é provar a pluralidade trinitariana nenhum deles prova.

Para facilitar o entendimento vamos transcrever os textos citados:

Gênesis 1:26: “Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança ; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”.

Eu disse à minha esposa: Venhamos e façamos mais correções dos erros da Revista Adventista. Isso quer dizer que somos três, que eu e minha esposa somos três? Não, isso quer dizer que somos dois , assim como esse texto bíblico pode referir-se a Deus Pai e a Jesus.

Portanto, esse texto não prova a pluraridade da trindade como a lição subliminarmente quer nos comunicar.

Vejamos o segundo texto que segundo a lição da Escola Sabatina prova a existência do “Deus Triúno”:

Gênesis 3:22: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, para que não estenda a mão , e tome também da arvore da vida e coma e viva eternamente”.

Eu estava com minha esposa e descobri que meu vizinho era um homem, que também  era adventista e eu disse: Ó esposa, eis que um homem, nosso vizinho se tornou como um de nós, isso prova que eu e minha esposa somos dois, não que somos três.

Vejamos o terceiro texto que segundo a Lição da Escola Sabatina prova a existência do “Deus Triúno”.

Gênesis 11.7: “Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem do outro”.

É como se um dirigente da igreja adventista dissesse para outro: Vinde, desçamos e confundamos a linguagem da lição da Escola Sabatina para que as pessoas pensem que existe na Bíblia uma unidade de três pessoas co-eternas.

Vejamos o quarto texto que segundo a lição prova a existência do “Deus Triuno”

Isaias 6:8: “Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”

Será que está escrito: “Quem há de ir por nós dois, ou por nos três, ou por nos quatro? No caso a pluralidade pode ser binária, mas jamais podemos afirmar-se que essa pluraridade é trinitária, isso o texto bíblico não afirma, portanto esse texto não pode ser usado para induzir a existência de uma trindade, ele não pode ser usado para confirmar o título da lição de domingo que é “O Deus Triúno”.

Vejamos o quinto texto que segundo a lição prova a existência da pluralidade do Deus triúno.

João 1:1-3: No princípio era o Verbo , e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Esse texto bíblico poderia ser utilizado para provar a pluralidade da divindade trinitariana se ele estivesse escrito dessa forma:

“No princípio era a trindade, e o Espírito Santo estava com Deus e o Espírito Santo era uma das três partes de Deus. O Espírito Santo estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas pelo Espírito Santo e sem ele nada do que foi feito se fez.”

Esse verso apócrifo explica a pluralidade da divindade da trindade. Porém, eu queria alertar os irmãos que esse verso é um erro, ele não existe. O verso que existe é o que está na Bíblia em João 1:1-3.

Vejamos o sexto texto que segundo a lição prova a existência da pluralidade do Deus triúno.

João 8:58.: “Respondeu-lhe Jesus: Em verdade , em verdade eu vos digo: Antes que Abraão existisse, eu sou."

Esse texto não prova a existência do Deus triúno, nem a pluralidade da divindade da trindade. Esse texto prova que Jesus existia antes de Abraão.

Portanto, ou o título da lição de domingo está errado, já que nenhuma das passagens referem-se ao título ou houve mais erros da Associação que usou passagens bíblicas que não tem ligação com a lição.

A lição dos professores tem 175 páginas. Li apenas 4 páginas e encontrei muitos erros. Esses erros estão no começo da lição. Não tenho mais paciência para procurar mais erros. Se algum irmão encontrar mais erros, complete esse estudo da lição da Escola Sabatina.

Irmão, a lição da Escola Sabatina do segundo trimestre é um grande confronto. Aja com serenidade, cuidado com as armadilhas, essa lição é uma grande armadilha. Você não precisa usar os textos da Internet para descobrir os erros dessa lição, basta usar duas publicações , os texto da lição e os textos da Bíblia, um dos dois está cheio de erros, descubra qual deles. Que o Espírito Santo do Deus Único e Seu Filho Jesus Cristo nos protejam dos erros doutrinários da Associação Geral dos Adventistas Trinitarianos do Sétimo Dia. -- Aluno leigo

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com