Argumentos da IASD contra pioneiros contrariam EGW

Existe uma explicação porque desapareceram os artigos contra a doutrina da Trindade a começar de 1909. O argumento da administração de que levou algum tempo para que expurgassem doutrinas que trouxeram das igrejas de origem é oportunista e tem explicação.

Na verdade, os frágeis argumentos da corporação Adventista contradizem Ellen White!

Por exemplo, a corporação frequentemente usa o argumento que os pioneiros vieram de religiões que não aceitavam a doutrina da Trindade, e por essa razão levaram algum tempo para expurgar o erro anti-trinitariano. Mais de 50 anos, um tempo longo demais!

É verdade no que pesa a procedência de alguns dos pioneiros, como Battes e James White. Porém, o argumento não resiste aos fatos e carece de explicações.

Em 1903 morreu Urias Smith (diretor de publicações), um dos últimos representates da geração dos pioneiros. Um convicto anti-trinitariano, igual à esmagadora maioria dos pioneiros de sua época.

Em 1909 Francis McLellan Wilcox tornou-se diretor associado da Review and Herald (principal revista adventista), cargo que manteve até 1944. Cabe lembrar que F. M. Wilcox, como é mais conhecido, foi um dos pioneiros do trinitarismo na IASD, http://www.alvorada.us/0077.htm e inclusive foi o homem-chave na comissão de 4 administradores que mudaram a doutrina no final de 1930, inserindo a Trindade entre as crenças adventistas no Year Book 1931.

É fácil concluir, portanto, porque desapareceram das revistas adventistas os artigos contra a doutrina da Trindade. O diretor das publicações adventistas por 35 anos não estava interessado em artigos que contrariassem os seus próprios pontos de vista trinitarianos. Não é para se admirar a importância do cargo e a razão porque homens da estirpe de Rubens Lessa sejam postos no comando das publicações adventistas, pois representam o que há de mais rançoso no adventismo.

A corporação não tem o menor constrangimento em se chocar de frente com o que escreveu Ellen White em 1905, pois o que interessa é encontrar uma boa desculpa! Contudo, as palavras daquela que eles próprios denominam "a Serva do Senhor" permanecem como alerta:

"Quando o homem vier mover um alfinete do nosso fundamento o qual Deus estabeleceu pelo seu Santo Espírito, deixe os homens de idade que foram os pioneiros no nosso trabalho falar abertamente, e os que estiverem mortos falem também, reimprimindo os seus artigos das nossas revistas. Juntemos os raios da divina luz que Deus tem dado, e como Ele guiou seu povo, passo a passo no caminho da verdade. Esta verdade permanecerá pelo teste do tempo e da experiência.--- "24 de Maio de 1905 - Manuscript Release Vol.1, pág.55.

Ennis Meier, dos sites www.adventistas.ws e www.alvorada.us.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com