Reflexão Leiga Sobre o Caso Gabrielli

É evidente que o fato de um caso como esse vir a ocorrer e se tornar público denigre a imagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia como denominação. É como uma mancha escura que permanecerá associada ao nome desta igreja enquanto a mente do povo recordar-se do fato. O público pasma com o saber da ocorrência de tão enorme crime nas dependências de um templo religioso.

A reflexão que fazemos neste pequeno artigo é: “Por que razão veio esta tragédia ocorrer dentro de um templo adventista? Não é esta a igreja de Deus? E se é, por que Deus não comissionou Seus anjos para impedirem que tal atrocidade fosse cometida dentro das dependências do templo construído para adora-Lo? Um texto bíblico que parece  responder a esta pergunta vem a mente com nitidez tal que não me atreveria a mencionar outro:

Como poderia um só perseguir mil, e dois fazerem fugir dez mil, se a sua Rocha lhos não vendera, e o SENHOR lhos não entregara?” Deuteronômio 32:30

No texto acima, Moisés relata qual seria o resultado da apostasia do povo de Israel – “um só” perseguiria a “mil” do povo de Israel, e “dois” fariam fugir “dez mil”. A expressão significa que, pela ação de um ou dois homens, todo o povo de Israel seria derrotado e envergonhado. E não é o que ocorre no caso Gabrieli? Devido ao ocorrido, as palavras de lamentação, revolta e crítica dos pais da garota expõem a igreja como denominação e envergonham seus membros. Mais de um milhão de pessoas pertencentes a ela vêem-se obrigados a ouvirem calados as palavras dos pais magoados sem lhes poderem responder. Tal como o texto bíblico diz, duas pessoas, os pais, fazem “fugir”, silenciar e gemer a milhares de adventistas.

No texto acima, Moisés relata ainda qual seria a razão pela qual o povo seria derrotado e envergonhado pela ação de apenas uma ou duas pessoas: “como poderia ... dois fazerem fugir dez mil, se a Sua Rocha lhos não VENDERA, e o SENHOR lhos não ENTREGARA? Percebemos que Moisés mostrou que o fato de apenas um ou dois homens derrotarem e envergonharem o povo todo, significaria que a Sua Rocha os “vendera”, e o Senhor os “entregara”. Quem era a Rocha que “venderia” o povo quando este se apostatasse? “E a pedra era Cristo.” I Cor. 10:4. Cristo os venderia caso se apostatassem. A palavra “vendera” especifica o ato de Cristo de deixar sua igreja, que permanece persistentemente em apostasia e rebelião contra Deus, rejeitando os apelos do Seu Espírito.

Infelizmente, vemos que as palavra de Deus se cumprem com relação à Igreja Adventista: “Dois” fazem calar a “dez mil”, ou seja, milhares de membros, que não lhes podem responder. Por quê? Porque Sua Rocha, Cristo, os “vendeu”, os deixou como Organização. E por que Cristo, a Rocha, os deixou? Porque não quiseram abandonar seus ídolos. Definiram que adorarão o deus “trindade”, o ídolo que eles fizeram, obra ridícula, que não agrada o Senhor, e expulsarão do rol de membros da igreja todos os que se opuserem a  esta adoração idólatra, adorando o Pai como o único Deus verdadeiro (João 17:3).

Tendo já enviado Seus servos para advertir os líderes e membros da denominação para que se arrependam de sua apostasia, e não tendo sido ouvido, disse o Senhor: “Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.” Oséias 4:17

Alguns pastores e membros adventistas podem talvez olhar para este escândalo e pensar que este é um sinal de que a perseguição profetizada que se levantaria contra a verdadeira igreja está se iniciando. Não se enganem, não é esse o caso. Os apóstolos e profetas do passado foram perseguidos porque quiseram  viver piamente em Cristo Jesus, e não porque uma menina foi estuprada.no lugar onde congregavam.

Diz a Escritura: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.”  II Timóteo 3:12. De acordo com o significado da palavra “piamente”, viver piamente significa viver tendo profundo respeito e zelo por aquilo que é de Deus e pela religião; em outras palavras, significa respeitar Sua palavra a ponto de viver “de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Isto é exatamente o que os líderes e a maioria dos membros da igreja adventista estão fazendo. Onde está a obediência e harmonia com o preceito: “ainda ... como há muitos deuses e muitos senhores, para nós há um só Deus, o Pai”? (I Cor. 8:5, 6)

Apelamos, não a todos, porque nem todos irão ouvir, mas aos que tem ouvidos, aos que tem um sincero desejo no coração de fazer a vontade do Pai celestial. Apelamos a estes para que abandonem a idolatria e a companhia dos idólatras e se consagrem ao Senhor Deus, porque o Senhor tem uma contenda com seu povo, e logo entregará os ímpios à espada. Lembrem-se que o Senhor é grande em misericórdia e está disposto a recebê-los caso se arrependam de sua apostasia.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.” Isaías 1:18

Que Deus nos abençoe,

Jairo Carvalho

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com